+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Omni e setorial juntas.

    Meu cartão ta sofrendo.
    tenho só um cartão com um omni Aquarios (vertical), e ta ficando mto pesado pra ele.

    tenho q comprar as coisas aos poucos.

    posso colocar um setorial(horizontal) e continuar usando a omni até q eu complete o circulo? ou até deixar eles funcionando sempre juntas (para não ter q rodar as antenas de todos clientes?já q são de polaridade diferentes?

    qro usar 4 de 90º, já tenho + dois cartões, antenas encaminadas.

    agradeço desde já.

  2. #2
    Izzyt
    Visitante

    Padrão

    Rapaz, em teoria, colocando 2 omnis em direções (ex.: norte, sul), posições (Ex.:Horizontal, Vertical) e canais (ex.: 6 e 11) diferentes não daria problema, mas tem fatos para apontar o que daria errado.

    Uma omni por si só inrradia a 360° e é propicia a interferencias, independente da posição. Outro fato que vc dever ver é que se mesmo assim vc fizer isso, os clientes da omni que já pegavam o sinal da mais antiga terão que ter suas antenas redirecionadas para a posição da segunda, ou seja, se a segunda omni estiver em vertical, todos os clientes que vc apontar para ela terão que ter suas antenas colocadas verticalmente. Existem casos que mesmo estando em horizontal a antena pode enxergar um emissor em qualquer posição (horizontal e vertical), mas no teu caso não seria legal, pois poderia gerar problemas para vc, devido a primeira omni.

    Resumindo aqui, esse processo é válido, mas não viável, aconselho a vc mudar sua estrutura e utilizar paineis de 90°, no formato de Y, ou seja, apenas 3 paineis, pois colocando quatro tb ocorreria interferencias, e vc consegue colocar um 360° perfeito apenas com 3.

    Espero ter ajudado!

    Abs

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Izzyt Ver Post
    Rapaz, em teoria, colocando 2 omnis em direções (ex.: norte, sul), posições (Ex.:Horizontal, Vertical) e canais (ex.: 6 e 11) diferentes não daria problema, mas tem fatos para apontar o que daria errado.

    Uma omni por si só inrradia a 360° e é propicia a interferencias, independente da posição. Outro fato que vc dever ver é que se mesmo assim vc fizer isso, os clientes da omni que já pegavam o sinal da mais antiga terão que ter suas antenas redirecionadas para a posição da segunda, ou seja, se a segunda omni estiver em vertical, todos os clientes que vc apontar para ela terão que ter suas antenas colocadas verticalmente. Existem casos que mesmo estando em horizontal a antena pode enxergar um emissor em qualquer posição (horizontal e vertical), mas no teu caso não seria legal, pois poderia gerar problemas para vc, devido a primeira omni.

    Resumindo aqui, esse processo é válido, mas não viável, aconselho a vc mudar sua estrutura e utilizar paineis de 90°, no formato de Y, ou seja, apenas 3 paineis, pois colocando quatro tb ocorreria interferencias, e vc consegue colocar um 360° perfeito apenas com 3.

    Espero ter ajudado!

    Abs
    Ola amigo, como seria colocada as antenas, hj tenho 4 setoiais de 90° de 17dbi Hyperlink a 1,5mts de distancia uma da outra, se eu tirar uma setorial, terei de colocá-las mais perto uma da outra, certo? Q distancia vc recomenda?

  4. #4
    Izzyt
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Ola amigo, como seria colocada as antenas, hj tenho 4 setoiais de 90° de 17dbi Hyperlink a 1,5mts de distancia uma da outra, se eu tirar uma setorial, terei de colocá-las mais perto uma da outra, certo? Q distancia vc recomenda?
    Vc terá que coloca-las a uma distancia minima de 2 metros uma da outra. Mais uma coisa, faça um levantamento na região aonde vc atende e veja quais os canais que estão sendo inradiados, é uma boa maneira de escapar de interferencias de outros provedores (se caso houver outros), mais uma coisa que eu te alerto é o seguinte, por serem canais livres de interferencias (1, 6 e 11), muitas pessoas usam essas frequencias, pois atraves de calculos quanto a esses canais (de uma procurada no google sobre isso que vc ira entender melhor), pensam que podem estar livre de interferencias. Um conselho que eu te dou é o seguinte, se vc avaliar que há muita inradiação desses canais, procure colocar em cada painel canais diferentes ao que inradiou.

    Ex.: Tua torre joga canais 1, 5 e 9 sendo eles da seguinte forma:

    Canal 1 \ / Canal 9
    |Canal 5

    Digamos que o painel 1 está posicionado a uma região que haja interferencias de um outro provedor que usa o esquema de 4 paineis dessa forma:

    Canal 3 \ / Canal 5
    Canal 7 / \ Canal 1

    Olhando esse desenho improvisado acima, nota-se que o painel 4 do provedor em questão está inradiando interferencia ao seu painel de canal 1, olhando bem a posição deles vc irá ver que haverá interferencia deles.

    Esse exemplo que eu te dei é para que vc avalie primeiro o campo aonde vc está atendendo para ter um bom QoS no teu provedor.

    Amigo, espero denovo ter ajudado!

    Qualquer coisa chama ai, meu e-mail ai em baixo na assinatura é meu msn tb, qualquer coisa berra!

    Abs

  5. #5
    Izzyt
    Visitante

    Padrão

    Outro detalhe que eu esqueci de mencionar é o seguinte, quando vc fizer sempre um projeto de montagem de novas torres veja como elas ficaram posicionadas no espaço, ou seja, tirar um possivel "apontamento" de seus paineis para outra torre de acesso de algum outro provedor, inclusive o seu. Um detalhe que não pode passar despercebido, quando me refiro a não apontar paineis digo paineis que os clientes irão se conectar e não as antenas de link.

    Qualquer coisa estamos ai!

    Citação Postado originalmente por Izzyt Ver Post
    Vc terá que coloca-las a uma distancia minima de 2 metros uma da outra. Mais uma coisa, faça um levantamento na região aonde vc atende e veja quais os canais que estão sendo inradiados, é uma boa maneira de escapar de interferencias de outros provedores (se caso houver outros), mais uma coisa que eu te alerto é o seguinte, por serem canais livres de interferencias (1, 6 e 11), muitas pessoas usam essas frequencias, pois atraves de calculos quanto a esses canais (de uma procurada no google sobre isso que vc ira entender melhor), pensam que podem estar livre de interferencias. Um conselho que eu te dou é o seguinte, se vc avaliar que há muita inradiação desses canais, procure colocar em cada painel canais diferentes ao que inradiou.

    Ex.: Tua torre joga canais 1, 5 e 9 sendo eles da seguinte forma:

    Canal 1 \ / Canal 9
    |Canal 5

    Digamos que o painel 1 está posicionado a uma região que haja interferencias de um outro provedor que usa o esquema de 4 paineis dessa forma:

    Canal 3 \ / Canal 5
    Canal 7 / \ Canal 1

    Olhando esse desenho improvisado acima, nota-se que o painel 4 do provedor em questão está inradiando interferencia ao seu painel de canal 1, olhando bem a posição deles vc irá ver que haverá interferencia deles.

    Esse exemplo que eu te dei é para que vc avalie primeiro o campo aonde vc está atendendo para ter um bom QoS no teu provedor.

    Amigo, espero denovo ter ajudado!

    Qualquer coisa chama ai, meu e-mail ai em baixo na assinatura é meu msn tb, qualquer coisa berra!

    Abs

  6. #6

    Padrão

    Olá a todos,


    O que nosso amigo Rafael disse está completamente fundamentado.

    Não vá pelo que se le na internet onde se recomenda o uso dos canais 1, 6, 11 pois acaba entrando em uma grande interferencia que encontramos em quase todas as cidades hoje.

    Realmente trabalhar na frequencia 2.4 está muito complicado.

    Sobre à duvida no tópico, uma sugestão é não colocar a Omni acima do seu painél, e se possível colocar a uma distancia de uns 3 metros, utilizando mesmo canal e SSID.

    Fazendo desta forma possivelmente não precisará mexer nos clientes, e os mesmo se conectarão automaticamente se tiverem com um bom recebimento do sinal.


    Se utiliza Mikrotik na sua torre, faça uma monitoramente utilizando a função Freq. Usage que vc encontra quando está fazendo as configurações do cartão. Faça pesquisas em variados dias e horários, para ter uma média real do uso da frequencia, pois pode ser que no horário que medir um canal esteja sendo totalmente usado e em outros horários não. Voce não tem em princípio acesso aos dados de seus concorrentes.

    Qlqer dúvida to a disposição em te ajudar Ok.

  7. #7

    Padrão

    nem se eu colocasse as setoriais 10 metros abaixo da omni ou vice-versa, não ficaria baum?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por papudin Ver Post
    Meu cartão ta sofrendo.
    tenho só um cartão com um omni Aquarios (vertical), e ta ficando mto pesado pra ele.

    tenho q comprar as coisas aos poucos.

    posso colocar um setorial(horizontal) e continuar usando a omni até q eu complete o circulo? ou até deixar eles funcionando sempre juntas (para não ter q rodar as antenas de todos clientes?já q são de polaridade diferentes?

    qro usar 4 de 90º, já tenho + dois cartões, antenas encaminadas.

    agradeço desde já.

    Amigo, fiz exatamente isso qdo fiz a mudança aqui, a diferença era q eram todas verticais, eu simplismente coloquei a setorial mais alta q a omni, uns dois metos e usei canais distantes, e fui adicionando as outras setoriais até q fechei o circulo e tirei a OMNI, hj uso as setoriais uma ao lado da outra com menos de um meto de distancia entre elas e funciona perfeito...

  9. #9
    Izzyt
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por papudin Ver Post
    nem se eu colocasse as setoriais 10 metros abaixo da omni ou vice-versa, não ficaria baum?
    Figura!

    Esqueça a OMNI, faça o esquema que te falei. Ele já foi testado e funciona corretamente. Quanto aos canais, mais uma vez digo, cuidado com os que vc escolhe, avalie primeiro as possiveis interferencias proximas da tua torre.

    Por enquanto é só!

    Abs.