+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão arquivo /etc/samba/smbpasswd

    Pessoal,

    Debian4.0 r5 / Samba 3.0.24-6etch10

    Não estou conseguindo logar no dominío de jeito nenhum, dá messagem de "acesso negado", já verifiquei se:
    máquina cadastrada linux e samba: ok
    usuário cadastrado linux e samba: ok

    Tem uma coisa que não tenho certeza mas pode ser esse o problema, é que não encontrei o arquivo /etc/samba/smbpasswd, mas com o pdbedit -Lv pude verificar que o root está criado, assim como o usuário e a máquina do usuario, alguém sabe o que pode estar ocorrendo?

    desde já agradeço qq. ajuda

  2. #2

    Padrão

    Pode parecer estranho, mais estava com mesmo tipo de problema, mesmo meu firewall liberando p/ rede local free, precisei adcionar os usuários no smbpasswd, pois mudaram a forma de autenticação do samba, ele agora precisa de um repositório de senhas que você escolhe qual vai utilizqar no smb.conf, o smbpasswd fica na /usr/bin/smbpasswd, ele é um script p/ adcionar um novo usuário no arquivo que vc configura no smb.conf p/ armazenar as senhas, por padrão é o tdbsan, feito isso liberei as portas no firewall ae pego de boa, se eu tiro esta regra do firewall meu samba automaticamente para ninguem soube me explicar, usei a mesma distribuição e versão do samba que vc posto, segue portas que liberei

    #SAMBA
    iptables -A INPUT -p udp --dport 137 -j ACCEPT
    iptables -A INPUT -p udp --dport 138 -j ACCEPT
    iptables -A INPUT -p tcp --dport 139 -j ACCEPT
    iptables -A INPUT -p tcp --dport 445 -j ACCEPT

    Flw !!!
    Última edição por GuE; 19-11-2008 às 13:58.

  3. #3

    Padrão

    Estranho. Eu já utilizei essa mesma versão do Debian. E usei o comando smbpasswd para criar o arquivo smbpasswd e criou legal. Criei os usuários que eu queria e funcionou na boa. Só que no parâmetro tdbsam tem algumas coisinhas que tem que observar. Dê uma olhada no comando man smb.conf. Eu apanhei muito com essa nova versão do Samba. Mas funciona legal. Olhe também o parâmetro smb password file. Também é importante ....
    Não sei, mas o Debian e Slackware não te provocam tantos sustos nas configurações deles. Inclusive no Debian, com o Samba, eu nem tenho firewall rodando. Afinal é uma rede interna. Na rede externa, eu instalei um Slackware 12 para acesso a internet. E poderia ser Debian também. Mas gosto dessa mistura do Linux. E é uma mistura maravilhosa ...... Funcionam belezicíssima ....
    Que casamento maravilhoso ................
    Última edição por pssgyn; 22-11-2008 às 23:23.

  4. #4

    Padrão

    Eu quero agora é encontrar uma versão Linux que seja o mais próximo possível do ambiente gráfico do Windows na instalação. Eu tenho encontrado aqui em Goiânia, muitos usuários, comprando computadores que vem com o Freedos. É uma bela versão gráfica. Bem , mas bem amigável. Mas o povo ainda resiste, e pede para retirá-la e pede o Windows. Quando vou atender e mostro que o ambiente é o mesmo, alguns resistem. Outros não. É questão de cultura mesmo. Mas já tem usuário aqui que quer insistir e aprender o Linux. Afinal, não custa nada. E principalmente. As máquinas que rodam Linux, podem ser de configurações menos sofisticadas e fazem a mesma coisa .......

    Uma coisa que até é engraçado. Quem usa Mac no Estados Unidos e aqui no Brasil , pensam da mesma forma em relação ao Linux. Não querem usar o Windows nem morto. Pode notar isso. Veja em gráficas no Brasil inteiro. A maioria das gráficas preferem ter um baita pc com Mac instalado para fazer os trabalhos gráficos. E pagam caro por isso. Mas usam ...... O chato é que o Linux ainda não tem os softwares de gráficas, para fazerem trabalhos que o Mac já tem. Principalmente na parte de Adobe, Photoshop, Page Maker, Corel Draw, etc. .. Ainda está muito limitado ....
    Última edição por pssgyn; 29-11-2008 às 00:41.

  5. #5

    Padrão

    Eu quero agora é encontrar uma versão Linux que seja o mais próximo possível do ambiente gráfico do Windows na instalação. Eu tenho encontrado aqui em Goiânia, muitos usuários, comprando computadores que vem com o Freedos. É uma bela versão gráfica. Bem , mas bem amigável. Mas o povo ainda resiste, e pede para retirá-la e pede o Windows. Quando vou atender e mostro que o ambiente é o mesmo, alguns resistem. Outros não. É questão de cultura mesmo. Mas já tem usuário aqui que quer insistir e aprender o Linux. Afinal, não custa nada. E principalmente. As máquinas que rodam Linux, podem ser de configurações menos sofisticadas e fazem a mesma coisa .......
    Última edição por pssgyn; 29-11-2008 às 00:42.

  6. #6

    Padrão

    Aproveitando o ensejo, eu estranhei agora. Entrei no meu e-mail e acessei o Underlinux hoje. Que legal. Não me pediu nem usuário e senha. Muito agradável. Nada contra digitar usuário e senha. Mas achei um avanço muito legal.
    Obrigado Moderador ..... Mudanças ???? Que sejam bem vindas .......

    E aproveitando o embalo. Vocês fizeram uma enquete sobre o tempo de acesso. Aqui está ótimo. Muito rápido ................
    E estou usado o Firefox. Já usei o Internet Explorer 8 e também está muito rápido . Parabéns a equipe Undelinux .............
    Um grande abraço a todos da equipe ..........
    Última edição por pssgyn; 22-11-2008 às 23:55.

  7. #7