+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hostspot com IP Válido

    Salve galera do forum, atualmente na empresa que trabalho migraram para mikrotik usando hotspot, até ai tudo bem o cenário é o seguinte: Roteador Embratel -> Servidor MK hostpot -> Clientes.
    Como temos muitos ips validos disponiveis o gerente agora quer colocar ip valido para todos os clientes.
    Hoje o cliente tem ip privado faixa 10.0.0.0/16 recebe esse ip via dhcp tem um usuario de hotspot com senha e o mac do cliente, temos alguma necessidade de clientes que pedem ip valido hoje fazemos assim: cadastramos o IP e o MAC na lista de IP Bindins e colocamos e colocamos o Type como Bypassed com isso o cliente sai do controle do hotspot ai fazemos controle de banda manual etc.

    A idéia é a seguinte esse dhcp seria um DHCP com IPs validos e quando o cliente for navegar cair no hotspot pra poder se autenticar e receber alguns avisos do provedor. Não quero ter que cadastrar todos meus usuarios no IP Bindinds, e como tenho alguns clientes na faixa 10.0.0.0/16 com ip fixo seja por um motivo ou outro nao pode ser uma solução que simplesmente os pare de funcionar.

    O que percebo é que quando o cliente loga no hotspot ele faz um masquerade, porem ja mexi nessa regra usando a negação ! para nao fazer NAT dos ips validos mas mesmo assim ainda continua sendo feito.

    os IPs para uma melhor noção:
    Roteador Embratel: 189.x.105.1
    Servidor MK: 189.x.105.2

    Os cliente usam 10.0.0.0/16

    Temos algumas classes C: 189.x.106.0/24, 189.x.107.0/24, 189.x.108.0/24 e 189.x.116.0/24

    Espero não ter enrrolado tanto e tambem espero a ajuda de voces!

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo...
    coloca uma range de IPs Validos para os clientes receberem na interface de Rede Local e cria uma bridge entre a interface dos cliente e a que recebe Internet... desse forma os clientes vão receber IP Válido, mas só conseguem navegar depois que passarem pelo HotSpot.

  3. #3

    Padrão

    Muito obrigado amigo pela resposta, mas consegui resolver
    No profile de clientes do hostpot eh soh desmarcar a opçao transparent proxy que da certo.
    fica ai a dica para outros que tiverem a mesma dificuldade.