+ Responder ao Tópico



  1. #1
    aryribeiro
    Visitante

    Lightbulb ! SCM compartilhada! pode ou não pode???!

    pessoal, dêem uma luz por favor.


    estou vendo o que fica melhor: correr atrás da burocrática, nojenta e cara SCM do governo ou compartilhar a SCM com a unotel ou localnet.

    entrei em contato tb com a localnet mas só irão atender ano que vem.

    ===isso sabendo das informações abaixo====

    observem o item 5 e item 19 do link a seguir:
    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...20Freq%FCentes

    ==== e fora as "informações" passadas por um funcionário da unotel e "debates" por email que tentei fazer com ele e ele deu uma de "sonso" várias vezes! fingiu que não leu os emails, dentre outras coisas... ====

    --------------------------
    email 1 - eu

    bom dia,

    estou iniciando minha empresa e preciso dos passos a serem seguidos p/ compartilhar SCM com vc´s.
    estou iniciando agora e não tenho 1 ano de provedor, não posso ser acionista.
    --------------------------

    email 2 - unotel

    Prezado,
    Estou reenviando, e-mail, com carta abaixo e com anexo ficha de cadastro
    para ser preenchida e orientações bem como toda documentação exigida,
    que poderá ser, digitalizada e encaminhada por e-mail, para que seja iniciado
    seu processo. Lembrando que toda informação é muito importante bem como
    correto preenchimento da ficha.Atenciosamente;

    Fulano
    Ass. Comercial

    ----------------------------

    email 3 - eu

    ok Fulano, então me passe os passos a serem tomados p/ o fornecimento da SCM.

    lembrando do que está descrito no item 5 e item 19 do link a seguir:
    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...20Freq%FCentes

    isso é o q andam postando nos fóruns de tecnologia por aí...
    e também é o q um ACIONISTA de vocês me disse ontem por MSN. ele tb disse que está com medo de ser lacrado pela Anatel e disse que um outro acionista de vc´s foi lacrado a pouco tempo ,porém conseguil uma liminar de um juiz e teve seu provedor de 1.600 clientes reaberto.

    preciso de informações precisas de como esse acionista foi lacrado e porque aconteceu.
    veja Fulano, não estou desfazendo do trabalho de vocês nem estou desconfiado.

    apenas o acionista Cicrano (under linux) de MG indicou vc´s pelo forum e estou entrando em contato. mas ao mesmo tempo um outro acionista me passou essa informação acima. vc deve estar a par do caso da autoação e lacre desse provedor acionista. então sabe que é verídica a história.

    obrigado pela sua atenção,
    conto com sua compreenção,

    ---------------------------------

    email 4 - unotel

    Não consigo abrir o link. (pura mentira do cara, pois todo mundo abre!)

    Fulano
    Ass. Comercial
    Unotel
    ------------------------------------------------


    email 5 - eu


    engraçado, aqui eu sempre abro normalmente.... aqui vai o conteúdo do link:


    5- Não sou autorizado do SCM. Posso prestar serviço de telecomunicações usando a autorização de prestação do SCM de outra empresa?
    Não! A legislação do setor de telecomunicações estabelece que somente empresas com concessão, permissão ou autorização emitida pela Anatel podem explorar serviços de telecomunicações no país. A legislação prevê também que a prestadora do serviço de telecomunicações poderá contratar com terceiros o desenvolvimento de atividades inerentes, acessórias ou complementares ao serviço. Entretanto, a prestadora será integralmente responsável pela exploração e execução do serviço perante o assinante usuário de telecomunicações.
    19- Uma empresa pode solicitar uma autorização do Serviço de Comunicação Multimídia - SCM com o único objetivo de alugar licenças para terceiros (atividade conhecida com "Parceria")?
    Não! A legislação do setor de telecomunicações estabelece que somente empresas com concessão, permissão ou autorização emitida pela Anatel podem explorar serviços de telecomunicações no país, bem como assinar contratos e ser remunerada pelos serviços de telecomunicações providos aos usuários de serviços de telecomunicações. Uma empresa sem autorização da Anatel não pode alugar uma licença para funcionamento de estação e prover, ela mesma, o serviço de telecomunicações.


    leia o email anterior a este fulano, por favor,
    aguardo sua resposta,

    ----------------------------

    email 6 - unotel

    Perfeitamente, esta correta as afirmações . Para deixa bem claro, quem presta serviço SCM é a Unotel.
    Vc como provedor presta apenas serviço de SVA ( serviço de valor adicionado) .

    Fulano
    Ass. Comercial
    Unotel
    ----------------------------

    aí eu penso: se acionistas tão se ferrando por aí, se eu compartilhar na cara dura vai ser pior ainda caso eu seja denunciado.

    e aí pessoal??? como fica isso? COMPARTILHO OU NÃO COMPARTILHO??? eis a questão....

    eu ja fui lacrado aqui quando trabalhava por "baixo dos panos" e paguei a multa e tudo.

    não posso me arriscar a ser lacrado e multado novamente.
    daqui a pouco posso ir até pra cadeia... sei la
    Última edição por aryribeiro; 24-11-2008 às 10:58.

  2. #2

    Padrão

    Srs,

    Muito se tem falado a respeito do compartilhamento de licença SCM em muitos dos forum que participo. Como atuo na área, deixo uma dica: É preciso tomar muito cuidado na hora de fazer o contrato com a empresa detentora do SCM. Tenha sempre em mente que não existe modelo padrão de contrato, por isso é tão complicado escolher o parceiro, mas no geral, vale observar quantos parceiros a empresa tem no mercado, quais são os serviços que ela oferece na rede, quantas pessoas atuam na área regulatória da empresa, etc..

    A empresa em que atuo oferece exploração conjunta de redes de acesso. Observe que não citei o jargão popular "Parceria SCM". Nosso modelo operacional prevê o compartilhamento do cliente e não da licença. Nesse modelo, o ISP além de resolver o problema do licenciamento da rede, ainda recebe percetual (10 %) sobre o faturamento dos serviços vendidos na rede formada pelo provedor.

    A maioria dos ISP acaba sendo enganada por não conhecer as regras do SCM e também não se saber interpretar as informações do mercado. Quem quiser conversar sobre o assunto, meu msn é o mesmo do e-mail...

  3. #3

    Padrão

    Sr. José, qual a empresa do Sr? Seria a RedeNetworks?
    Vi que o Sr. é de Londrina e a RN tb é de lá...
    Obrigado

  4. #4

    Padrão

    obtive a resposta em mensagem particular (estranho...):

    Amigo,

    Sim,.... A empresa para a qual trabalho é a RN BRASIL..
    __________________
    TFA.

    José Paulo Campana
    43 3403-0388 | 43 9901-8611
    [email protected]

    Av. Rio de Janeiro, 942 - Apto 82
    CEP: 86010-150 - Londrina/PR


    Bem, vendo na internet achei muitas reclamações contra a RN Brasil. Aliás fiquei até sabendo que ela tirou outra SCM pois queimou totalmente o filme com a primeira...

    Quando fui ver sobre parceria cruzei com várias (e não foram poucas!!) pessoas que eram parceiros da RN, pagaram durante meses e descobriram que não tinham nada cadastrado na ANATEL só quando receberam a fiscalização e foram lacrados por falta de SCM...

    Acho que hoje temos melhores opções no mercado.. Mas é a minha humilde opinião!

    Fica aí o alerta aos companheiros de Under!!

  5. #5

    Padrão

    Amigo,

    Essa questão realmente é muito controversa.

    Não acho que usar a SCM de uma parceira seja ilegal, visto que a legislação preve a tereirização de serviços e parceria industrial. Que a meu ver seria como a coca cola que detem um produto e autoriza outros a fabricar seus produtos.

    Pelo que andei lendo, você pagar para usar a SCM da parceira é ilegal uma vez que quem devia pagar é ela pois você presta serviço pra ela perante a Anatel.

    Estou pesquisando varias empresas e tentando achar alguma que me sinta seguro para fechar a parceria, visto que no meu entendimento da legislação todas estão operando ilegalmente pois em uma breve olhada no contrato fica caracterizado que eu sou cliente dela, o que segundo a legislação deveria ser ao contrario.

    Ao que me parace a Unotel está mais afrente que as outras, pois possuem 3 tipos de contrato dois com o provedor e um diretamente com o cliente.

    Não sei como é o operacional pois nenhuma delas abrem está parte.

    Dos males o menor, a meu ver a Unotel e a mais segura de todas que pesquisei ate o momento.

    Abraço
    Última edição por rogeriosims; 24-11-2008 às 17:07.

  6. #6

    Padrão

    Amigo,

    Desculpe, mas não entendi sua intenção. Você precisa exatamente de que? Auto promoção?Você pede a participação dos participantes do forum que tem experiência sobre sua dúvida sobre parceria SCM, reclama que não recebe a orientação ou comentários a respeito. Quando solidariamente respondo sem sequer citar qualquer empresa para não ferir as regras de autopromoção no forum, vc literalmente "ataca" sem fundamentação a empresa a qual represento!! Antes de repetir como papagaio as bobagens que lê ou escuta por aí, cheque a informação... O lance do SCM então... Se estava interessado em contribuir para os demais companheiros do FORUM, bastava abrir o site da Anatel e verificar desde quando a RN BRASIL tem seu SCM ativo, Fazendo isso saberia que não tem fundamento o que está dizendo de forma maldosa.

    Aos demais companheiros do forum, peço desculpas... mas não podia ficar sem resposta.

  7. #7

    Padrão

    Rogério,

    O funcionamento deste sistema de contrato é bem simples. A empresa detentora do SCM incorpora sua rede e sua empresa passa a ser a fornecedora de SVA na rede agora incorporada. A partir daí vão surgir diversas variaveis, onde algumas operadoras de SCM cobram o valor referente ao acesso direto do cliente final e outras não, mas tenha em mente que o que conta não é a nossa visão ou interpretação, mas sim a letura que a Anatel (fiscalização) faz dos contratos que vc tem, que deverão ser em número de 3 (três), sendo:
    01 - cliente final com a SCM
    01 - sua empresa com a SCM
    01 - Cliente final com sua empresa

    Me procure pelos telefones de contato que terei o maior prazer em te explicar em detalhes a questão da parceria e contratos.

  8. #8
    aryribeiro
    Visitante

    Padrão

    não vamos discutir uns com os outros aqui.

    abrí o tópico pra tirar as minhas dúvidas e paranóias da cabeça!

    só não entendo como os engenheiros da anatel em Brasília - DF dizem por telefone pra mim que é proibido compartilhar (fora o item 5 e 19 acima) e vc´s ficam nessa história de que compartilhar é permitido.

    não sei em quem acredito. só isso.

    sei de uma coisa: não da pra dar 9.000,00 reais numa SCM (e esperar 6 meses no mínimo) sendo que não vou ganhar quase nada por aqui, ja que as operadoras milionárias de celular estão dando internet quase de graça por aqui.

    a vivo 3G ta dando 2mega por 40,00 reais!!!

    por isso to procurando uma forma mais barata de andar legalizado.

  9. #9

    Padrão

    Ary,

    Me passa seus telefones de contato que terei o maior prazer em te explicar como funciona isso tudo e porque os fiscais da Anatel dizem que é ilegal o sistema de compartilhamento de SCM.

  10. #10

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por campana Ver Post
    Ary,

    Me passa seus telefones de contato que terei o maior prazer em te explicar como funciona isso tudo e porque os fiscais da Anatel dizem que é ilegal o sistema de compartilhamento de SCM.
    Olá Amigo!
    Desculpa a intromissão, mas poderia colocar pra nos todos o porquê disso?

  11. #11

    Padrão

    Boa noite a todos!

    Tópicos de SCM são sempre animados!

    Esse "pode ou não pode" deve ser encarado com ressalvas!

    Muitas empresas antigas simplesmente cadastravam as estações (as vezes nem isso como disse o amigo acima) e não cumpriam mais nenhuma das exigências legais da ANATEL.

    Daí foi lacração para todo lado! O que você encontra de mensagens no Google, no Yahoo ou mesmo aqui no Underlinux a respeito de determinadas prestadoras SCM é sim de assustar!

    Mas não pára por aí, existem os engenheiros que também adorar "tocar terror" nos empresários, uma vez que deixam de ganhar pelo menos R$4.000,00 de projeto básico de SCM própria e depois um salário mínimo mensal para manutenção da SCM da pessoa.

    O que acredito que todos precisam ter em mente é que sendo própria ou não dá muito trabalho se legalizar!

    Legalizar-se significa emitir notas fiscais, crea em dia, declaração de impostos... Isso sem contar nas exigências que chegam da ANATEL para você cumprir em 05 dias!

    Agora, o que não se pode questionar nem tampouco duvidar é do fato de afiliar-se a uma prestadora é muito mais barato do que ter SCM própria!

    Mas não é só: meu afiliado recebe uma carta da ANATEL, eu respondo. Recebe do CREA, eu respondo. Recebe visita de fiscal do ICMS, eu atendo as pessoas e respondo as notificações.. E por aí vai...

    Espero ter deixado uma contribuição sobre o tema!

    Abraço a todos!

    Fabrício

  12. #12

    Padrão

    Giovani Couto,

    A questão da ilegalidade tem a ver com o modelo de formatação do negócio entre a SCM e o ISP. A legislação é clara é em relação a exploração de redes de acesso pelas empresas licenciadas.

    O negócio funciona assim (em linhas gerais): o ISP integra a sua rede de acesso a reda da operadora SCM, a qual registra as estações e passa a "operar" a rede local. O ISP passa então a ter o papel de PSCI - provedor de serviço de conexão a internet - na rede, vendendo conteúdo e não acesso. Este serviço (PSCI) é considerado pela Anatel como SVA - Serviço de Valor Adicionado e como tal, por efeito de legislação não é considerado serviço de telecomunicações (ISS), portanto está fora do escopo da fiscalização da Anatel.

    O problema começa quando o ISP não conhece as leis que regem seu negócio e tão pouco qual o real papel que ele executa na rede no novo modelo de negócio, perdendo então o poder de argumentação junto a fiscalização, a qual por sua vez, já chega no POP com a visão de que o negócio é ilegal (questões de impostos - Minha leitura).

    Regularizar uma rede é uma tarefa complexa e muitas vezes árdua. Ter o próprio SCM implica em uma série de ações e reações perante a Anatel e sua fiscalização (SICI, FUSTE, SACI, CREA, PADO, DEFESA DE MULTAS, CALL CENTER, REGULATÓRIO, etc..). Todas estas questões tem que ser analisadas antes de se partir para um SCM próprio, pois sua equipe terá que ser bem maior e mais preparada para "sustentar" sua licença. A recomendação que sempre fazemos é para o ISP observar com cuidado qual a empresa a qual ele vai "entregar" o controle de sua rede. Uma boa medida talvez seja analisar qual são serviços que esta empresa vai prestar na rede agora absorvida e qual a remuneração que o ISP vai receber por isso.

    Existem diversas variações noi mercado, com empresas de todo o tamanho e modelo operacional, mas o fato é que, devido ao desconhecimento dos ISP em relação a legislação (e também alguns fiscais), muitas empresas pequenas no desejo de ganhar "dinheiro fácil" no mercado, tiram seu próprio SCM e se propõe a fazer "contratos de parceria" usando modelos operacionais até mesmo copiados da internet e acabam colocando o ISP na boca do lobo. A chave do sucesso na exploração conjunta de redes está na leitura literal do próprio nome: "EXPLORAÇÃO CONJUNTA", ou seja, duas ou mais empresas prestando serviços diferentes na rede (SCM + SVA's), compartilhando o cliente e não a licença, tendo como norte a legislação em vigor e a competitividade do mercado.

  13. #13
    aryribeiro
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Boa noite a todos!

    Tópicos de SCM são sempre animados!

    Esse "pode ou não pode" deve ser encarado com ressalvas!


    Espero ter deixado uma contribuição sobre o tema!

    Abraço a todos!

    Fabrício

    obrigado aí, mas mudando um pouco... vc pode entrar em contato comigo?

    fui no site de vc´s e disseram q só podem me atender ano que vem.
    vc é da local net ne?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Boa noite a todos!

    Tópicos de SCM são sempre animados!

    Esse "pode ou não pode" deve ser encarado com ressalvas!

    Muitas empresas antigas simplesmente cadastravam as estações (as vezes nem isso como disse o amigo acima) e não cumpriam mais nenhuma das exigências legais da ANATEL.

    Daí foi lacração para todo lado! O que você encontra de mensagens no Google, no Yahoo ou mesmo aqui no Underlinux a respeito de determinadas prestadoras SCM é sim de assustar!

    Mas não pára por aí, existem os engenheiros que também adorar "tocar terror" nos empresários, uma vez que deixam de ganhar pelo menos R$4.000,00 de projeto básico de SCM própria e depois um salário mínimo mensal para manutenção da SCM da pessoa.

    O que acredito que todos precisam ter em mente é que sendo própria ou não dá muito trabalho se legalizar!

    Legalizar-se significa emitir notas fiscais, crea em dia, declaração de impostos... Isso sem contar nas exigências que chegam da ANATEL para você cumprir em 05 dias!

    Agora, o que não se pode questionar nem tampouco duvidar é do fato de afiliar-se a uma prestadora é muito mais barato do que ter SCM própria!

    Mas não é só: meu afiliado recebe uma carta da ANATEL, eu respondo. Recebe do CREA, eu respondo. Recebe visita de fiscal do ICMS, eu atendo as pessoas e respondo as notificações.. E por aí vai...

    Espero ter deixado uma contribuição sobre o tema!

    Abraço a todos!

    Fabrício
    Aleluia até que fim alguem pra responder a dúvida minha e do colega!. Adorei sua resposta, merece um muito obrigado!!!

  15. #15
    aryribeiro
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Aleluia até que fim alguem pra responder a dúvida minha e do colega!. Adorei sua resposta, merece um muito obrigado!!!

    é mesmo... eu ja agradecí tb.
    só falta agora ele responder a minha MP !

    valeu fabrício!


    .... mudando de assunto, liguei agora pra anatel (28/11 as 15:32 hs.) e conversei com o povo la.

    conversando sobre compartilhamento de SCM eles dizem sempre a mesma coisa: "É PROIBIDO! SE VC FIZER ISSO PODERÁ PEGAR ATÉ 4 ANOS DE PRISÃO E 10.000,00 REAIS DE MULTA!"

    o de sempre...

    mas conversando sobre contratos e parceria de SVA (serviço de valor adicionado) a coisa muda: "AÍ SIM! AÍ VC PODE FAZER... SE VC TIVER COM O REGISTRO DAS SUAS ESTAÇÕES E DOCUMENTOS DO MESMO ESTÁ OK. E QUEM ASSINARÁ OS CONTRATOS COM O CLIENTE É A DONA DA SCM. VC NÃO PODE."


    agora mudou a coisa... faltava um pouco mais de informação.
    Última edição por aryribeiro; 28-11-2008 às 15:42.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aryribeiro Ver Post
    é mesmo... eu ja agradecí tb.
    só falta agora ele responder a minha MP !

    valeu fabrício!


    .... mudando de assunto, liguei agora pra anatel (28/11 as 15:32 hs.) e conversei com o povo la.

    conversando sobre compartilhamento de SCM eles dizem sempre a mesma coisa: "É PROIBIDO! SE VC FIZER ISSO PODERÁ PEGAR ATÉ 4 ANOS DE PRISÃO E 10.000,00 REAIS DE MULTA!"

    o de sempre...

    mas conversando sobre contratos e parceria de SVA (serviço de valor adicionado) a coisa muda: "AÍ SIM! AÍ VC PODE FAZER... SE VC TIVER COM O REGISTRO DAS SUAS ESTAÇÕES E DOCUMENTOS DO MESMO ESTÁ OK. E QUEM ASSINARÁ OS CONTRATOS COM O CLIENTE É A DONA DA SCM. VC NÃO PODE."


    agora mudou a coisa... faltava um pouco mais de informação.
    Justamente!!! Existe gente pra tudo nesse mundo, por isso não podemos acreditar no que todo mundo fala!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aryribeiro Ver Post
    obrigado aí, mas mudando um pouco... vc pode entrar em contato comigo?

    fui no site de vc´s e disseram q só podem me atender ano que vem.
    vc é da local net ne?
    Olá Ary!

    Isso mesmo, voltaremos agora na primeira quinzena de janeiro. Estamos aproveitando esse final de ano para por a casa em dia e começar 2009 em ponto de bala para atender a todos!

    Abraço
    Fabrício

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Olá Ary!

    Isso mesmo, voltaremos agora na primeira quinzena de janeiro. Estamos aproveitando esse final de ano para por a casa em dia e começar 2009 em ponto de bala para atender a todos!

    Abraço
    Fabrício
    Ei tentei falar com vocês por telefone mais não consegui! Apertei todas as opções e não consegui, queria que me mandassem novamente aquele e-mail explicando todos os passos e valores para fecharmos a parceria. Tem como você me passar? Vou deixar meu e-mail abaixo:

    suporte (arroba) acessohosting (ponto) com

  19. #19
    aryribeiro
    Visitante

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Olá Ary!

    Isso mesmo, voltaremos agora na primeira quinzena de janeiro. Estamos aproveitando esse final de ano para por a casa em dia e começar 2009 em ponto de bala para atender a todos!

    Abraço
    Fabrício
    ok camarada! fico aguardando entao vcs voltarem!!!
    espero que vcs nao aumentem os preços eim....

    os atuais estao bons.
    ja entrei em contato com vcs uma vez, ja tem um tempinho... falei c/ a Habia no telefone ontem.. ela disse q tu e o advogado da localnet ne?
    valeu!


    Última edição por aryribeiro; 29-11-2008 às 11:07.