Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Quem pode me ajudar? enlace 20km 2.4ghz!

    Fala Galera gente boa!
    Seguinte gurizada, preciso da ajuda de vcs. to com um projeto ae em stanby , aguardando alguem dar uma força pra dar o start desse link .
    Seguem dados:
    Ponto1 -(em cima de um prédio) 54metros (2m acima do nivel do mar)
    AP wl5460v2 rodando aprouter 7.1
    Antena grade aquario 25dbi ,pol horizontal + cx hermetica +pigtail 25cm.
    32.02.12.94 S
    52.05.41.99 N

    Ponto 2 -(torre) 15 metros (2m acima do nivel do mar)
    AP wl5460v2 rodando aprouter 7.1
    Antena grade aquario 25dbi ,pol horizontal + cx hermetica +pigtail 25cm.
    32.11.34.10 S
    52.10.05.24 N

    Pergunta: Uma omni aquario 12dbi faz essa distância???
    Não poderei usar equipamentos mais caros devido a restrição $$$$ imposta pelo cliente.
    Não vai passar muito trafego nesse link,ok.

    Ajudem ae por favor.Preciso fechar esse link urgente.
    Abraço.
    Leandro.

  2. #2

    Padrão

    Amigo eu sugeriria à voce trocar estes ap's por mk's e usar os cartoes ubiquiti XR5 que por sinal saiu a homologação para eles nesta sexta feira, voce vai ter um desempenho e throughput muito melhor.

    Abraços



    Marcelo

  3. #3

    Padrão

    Bom dia,

    meu caro você devia fazer esse ponto a ponto em 5.8GHz, pois a essa distância em 2.4GHz conseguirá uma banda muito pequena e um link instável.

    Use duas grades 27dBi Hyperlink ou duas Ziroz WLL605 (5.8GHz). Há várias opções de placas e rádios que trabalham em 5.8GHz. Só use 2.4GHz se já tiver o equipamento e não quiser investir em outro. Mas mesmo assim faça um esforço e implante em 5.8GHz.

  4. #4

    Padrão

    Bom amigo poderia estar usando tambem NanoStation5 com antenas externas como a Pluton ou Hyperilnk assim estaria baixando bastante o custo dos equipamentos e ficaria com uma qualidade muito boa.

  5. #5

    Padrão

    leandrolopeswifi,

    Realmente como você já observou os comentários, nesta distância (20km) 2.4 é meio complicado.

    Recomendo 5.8 também, pode utilizar 2x WLA-5000AP + 2x Antenas Geenge 45cm (27dbi) ou até a de 90cm (30dbi) vai depender do quanto de banda você precisa disponibilizar no ponto remoto?

    Um Abraço,
    Marcelo Piaz Vianna

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Smile recurso

    Amigo, eu recomendaria usar mk com xr5 mas devido ao valor tenho uma solução bem pratica pra vc
    utilize radios edimax 7210 custa 240 tenho aki a 150 reais, e use antenas off set de 29, custa 120 reais cada,
    vc vai ter mais qualidade, mas vai ser dificil de alinhamento, entao uma boa dose de paciencia,
    agroa se for usar em 2.4 use placa mae e placas g520 para 2.4 e g530 para 5.8 são bartas não ultrapassa 120 reais cada,
    não adianta tentar diminuir os custos pois senão não terá qualidade, e sim dor de cabeça.
    usar xr5 e mk, é facil, mas o preço detona, rsr, eu sei o que vc esta passando, pois ja passei por isso a muito tempo, entao o maximo que puder economizar é melhor, nem sempre equipamentos caros quer dizer qualidaed
    abraços

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Valeu mesmo galera! com certeza vou investir um pouco a mais pra ter um link mais estavel.
    obrigado a todos pelas considerações. abraço.

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    cara precisando de qualquer coisa so me add, terei o prazer de ajuda-lo no que for preciso

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Em termos de torres(estaiada), alguma dica boa e barata?
    preciso de 20metros.

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    na ceitel, tem modulos para torre custa 110 reais cada,
    cada modulo tem 2 metros
    ou mandar fazer
    mas os modulos é mais seguro pois é pra isso
    www.ceitel.com.br
    www.microwavetec.com.br
    de uma olhada ai vc pode ver se na sua ciddade tem esses modulos

  11. #11

    Padrão

    Amigo Mgn5005, por gentileza se realmente foi homologado o XR5 passe o numero da homologacao aki que muita gente irá precisar dela para legalizar seus enlaces na Anatel, inclusive eu...rssss, Abraços, e obrigado pelas dicas

  12. #12

    Padrão

    Amigo o numero é este: 1726-08-4940 emitido em 21/11/2008

    Espero ter ajudado


    Abraços a todos


    Marcelo
    msn [email protected]

  13. #13
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    amigo., se quiser ter qualidade, gaste m pouco a mais, e coloque 5.8
    tenho o que vc precisa aki, material usado, que vai resolver seu problea
    2.4 para a aplicação que vc esta querendo não vai ficar legal

  14. #14

    Padrão

    Olá
    Faça um bom acoplamento rádio/cabo/antena, para que a potência do rádio não se transforme em calor. Isso se faz variando a impedância do cabo coaxial. Procure www.geenge.com.br Tem um ótimo curso sobre este assunto. Isso aumenta a velocidade.

  15. #15
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    GilvanEnriconi
    Tu é louco?
    que acoplamento resolveria enlace a longa distancia com 2.4 com qualidade


    tem gente que esta aki no forum a passeio né e nem sabe o que fala
    amigo use 5.8 resolve o seu problema (se quiser ter qualidade)

  16. #16

    Padrão

    Olá
    Não se troca frequência para melhorar o enlace ou para tirar interferencia. A opção de uma frequência mais alta, tem como objetivo conseguir uma maior largura de banda passante e só. Uma instalação em 2,4GHz bem acoplada e com rejeção de danais indesejáveis, é mais eficiente que qualquer instalação feita em 5,8GHz.
    Gilvan.

  17. #17
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    como se consegui isso, vem me dizer pra trabalhar na cavidade resonancia tb?
    amigo coisas simples, nada de ter que cursar uma engenharia pra fazer, coloca um radio 5.8 de um lado, e outro do outro lado e alinhar, isso que seria facil
    amigo acoplamento cavidade resonancia, propragação da onda, isso tudo dificulta, o negocio é coisa simples pratica que de certo,
    se complicar demais, fica inviavel montar qualquer coisa,

    obs e desde quando 2.4 ficaria melhor do que 5.8 para enlace em espectro poluido?
    me fale como, pago o dobro do que vc ganha para poder fazer aki nos meus provedores

  18. #18

    Padrão Acoplamento correto

    Rodrigo
    Tenho ensinado análise de espectro para técnicos a trinta anos. Tu não precisas me pagar o dobro do que eu ganho para te ensinar a eliminar interferencia. Te garanto que se tu participares de um curso administrado na Geenge, aprenderás facilmente e me daras razão. Depois deste dias, nunca mais iras instalar antenas como fazias antes. Não me queiras mal, mas neste assunto eu adquiri domínio com o preço da velhice.
    Um abraço.
    Gilvan

  19. #19

    Padrão

    Gilvan,

    Gosto muito dos produtos da Geenge, tenho certeza que o treinamento dado pela empresa também deve ser de grande valia, mas há de convir comigo que ficou "meio chato" esse spam geral em quase todos os tópicos hein?!

    Abraços a todos!


    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Olá
    Faça um bom acoplamento rádio/cabo/antena, para que a potência do rádio não se transforme em calor. Isso se faz variando a impedância do cabo coaxial. Procure www.geenge.com.br Tem um ótimo curso sobre este assunto.

  20. #20
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bom, realmente sou novo, mas em vista de provedores, tenho experiencia, nós optamos por praticidade, e não por dificultar, analisar, somar, e tudo,