+ Responder ao Tópico



  1. #1
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Unhappy Desenvolvimento de sistema para provedores

    Bom, a unica coisa que me deixa um pouco chateado, é a seguinte, vejo varias pessoas com extrema experiencia em programação, e tals falando sobre softwares,
    entao para fazermos um sistema de gerenciamento que vai suprir nossas nessessidades so falta o que? boa vontade,
    muitos tem outros poucos, mas o que mais aparece é a "preguiça" amigos, não entendo muito de programação, mas isso agente pesquisa, aprende, basta ter boa vontade e isso não me falta,
    vamos mobilizar todos, em fazermos um software que seja livre, para todos, e não pensar em so querer ganhar, garanto que ganhariamos mais se todos tivessemos um software que seja pesronalizado a sua "cara" que seja livre, que todos usem assim os problemas de muitos seriam resolvidos, pois seria uma solução homogênea para todos,
    estou aki se precisarem, estou disposto a ajudar tanto financeiramente quando intelictualmente
    Vamos nos unir pessoal

    abraços a todos.

  2. #2

    Padrão

    Concordo com você Rodrigo,

    Eu entendo bulhufas de programação, mas posso contribuir com que for preciso, sou Administrador e posso auxiliar na area gerencial do sistema.

    Existem alguns sistemas erps livres, que com um pouco de dedicação do pessoal que programa seriam facilmente adaptados para gerenciar os clientes, e servidores.

    Quem quiser formar uma equipe para viabilizar algo assim, pode me dar o toque.

    Abraço

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    estou disposto a mobilizar muitos provedores, claro que ninguem precisa trabalhar de graça, mas poderiamos ver uma quantia razoavel para pagarmos, aos programadores, ai galera vamos ver o que podemos fazer para o bem de todos,

  4. #4

    Padrão

    Desculpa, mas vocês falaram falaram e não explicaram exatamente o que vocês querem...

    "Sistema para provedores" pode ser tanta coisa... Desde controle de clientes a interface gráfica para configuração dos sistemas... Ah um tempo atrás tentei mobilizar algumas pessoas pra começar um grupo de desenvolvimento, talvez o que tenha faltado foi o "incentivo" ($$$$) que vocês falaram ai em cima...

    Podemos pensar em alguma coisa...

  5. #5

    Padrão

    Com toda sinceridade não vejo como fazer um sistema que contemple a todos.

    Cada provedor adota um sistema de autenticação, tem uma estrutura de rede, tipos de radius, etc

    Sistemas para controlar acessos,integrado a radius e controle financeiro, tem varios já disponiveis no mercado e com preços que não são exacerbados.

    Para gerenciamento da rede podemos utilizar ferramentas free : zenoss, nagios, cacti

    Mas a maior preocupação que teremos que enfrentar e até o momento não estou vendo ninguem se mobilizar no forum é quanto a segurança e fidelidade das informações que podemos fornecer a justiça em casos de denuncias e as novas exigencias, quanto a logs e etc.

    O sistema PPPoE adotado pela maioria de nós é falho, facilmente pode ser burlardo por pessoas mal intecionadas e com bom conhecimento de redes.

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bom, se tivermos uma base simples o resto cada um iria personalizar da forma que achar adequado, incentivo, $$$ isso é so negociar, como ja disse ninguem trabalha de graça
    estou tentando entrar em contato com o pessoal que conheço para ver oq ue podemos fazer
    pppoe eu não uso pelo motivo, a rede tem que estar 100% estavel, e como em uma cidade eu tenho um concorrente a interferencia causa desconexao entai eu optei por hotspot
    precisamos apenas de controle de banda, dados cadastrais, login e senha, grafico, historico, digamos que não precisa ser um myauth, mas se tiver alguns recursos como o tal podemos aprimorar, precisamos apenas do pontapé inicial

  7. #7

    Padrão

    Pelo visto a idéia de vocês abrange muita coisa. É realmente complicado fazer algo desse tipo. Demanda conhecimento em muitas áreas que, mesmo uma equipe, muitas vezes não tem.

    Pegar um exemplo simples. Cadastro de clientes e controle de banda. Quando vc cadastra um cliente vc define a banda dele. Mas como seu sistema vai saber onde esse cliente está? Em qual ativo realizar o controle? Se você fizer esse controle apenas na saída da internet haverá trafego em excesso na sua rede.

    Pra que isso funcione terá que ter uma integração com os seus sistemas de controle de banda. Como fazer isso? Se for um linux até que não é muito complicado, agente cria uma aplicação cliente. Mas se não for... Ai complica mais!

    Acho que deu pra entender a dificuldade ne??

  8. #8

    Padrão

    Eu estava pensando em adaptar um sistema gerencial mesmo, uma plataforma de ERP/CRM para a realidade dos provedores, visto que este e um software bastante completo.

    Realmente e muito complicado agradar a todos, mas se o sistema for eficaz no que se propoe não será necessaria muitas "adaptações tecnicas".

    Se vocês querem um programa mais na linha dos que já estão disponiveis, sugiro apoiarmos algum desenvolvedor, a meu ver a dois sistemas similares ao que vocês querem que estão disponiveis.

    Um eu sei que é opensource o Sagu, o outro é o pycontrole.

    Ambos são muito bons, o sagu tem uma enorme variedade de configurações, e parece ter uma equipe já formada.

    O que vocês acham de criar um projeto de valorização e apoio a esses projetos?

    Abraço

  9. #9
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Eu estava pensando em adaptar um sistema gerencial mesmo, uma plataforma de ERP/CRM para a realidade dos provedores, visto que este e um software bastante completo.

    Realmente e muito complicado agradar a todos, mas se o sistema for eficaz no que se propoe não será necessaria muitas "adaptações tecnicas".

    Se vocês querem um programa mais na linha dos que já estão disponiveis, sugiro apoiarmos algum desenvolvedor, a meu ver a dois sistemas similares ao que vocês querem que estão disponiveis.

    Um eu sei que é opensource o Sagu, o outro é o pycontrole.

    Ambos são muito bons, o sagu tem uma enorme variedade de configurações, e parece ter uma equipe já formada.

    O que vocês acham de criar um projeto de valorização e apoio a esses projetos?

    Abraço

    Esta ideia eu topo, apoiar um que ja esta em andamento, é mais facio do que criar novas ideias.
    to dentro conte comigo

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    eu tb topo, ajudar a aprimorar o sagu, pois gostei dele, vamos tentar entrar em contato com os desenvolvedores, para ver se podemos mudar algumas coisas, como o ambiente grafico, facilidade de instalação
    ou ate mesmo fazer como Netunne, a propria distro ja o instala

  11. #11

    Padrão Sistema de Controle Administrativo para Provedores em Freebsd

    Bom acho muito pertinente entrar na discussão sobre este tema, visto que, desenvolvemos uma solução muito eficaz e barata para provedores de internet sobre a plataforma freebsd, usando simplesmente alguns poucos scripts bash, páginas php, banco de dados mysql, o que temos hoje:

    Módulo de Cadastrado de usuários ( contanto com campos para bloqueio, velocidade de download e upload, documentação do cliente, ip, login, senha, mac para controle);

    Módulo de Gerenciamento ( Alteração dos dados, bloqueio x desbloqueio, alteração de velocidade e tudo mais)

    Várias consultas ( usuários online com tráfego, horário de inicio de conexão, etc)

    Módulo de Cadastro de Torres ( cadastro personalizado de aps e link ptp, clientes online na torre, tráfico na torres)

    Sistema de envio de mensagem para torres ou estações a cabo para clientes (você pode mandar uma mensagem de cobrança, ou bloqueio, o fecilitações por aniversário ou outro qualquer, para torres ou usuário)

    Sistema de Ordem de Serviços, vc pode cadastrar no sistema as manutenções em clientes, e o técnico pode fechá-las no proprio cliente.

    O que ainda não temos, e estamos em desenvolvimento:

    Módulo Financeiro ( composto de pagamentos por boletos ou carnê, geração de boletos bancários, importação de movimentação de pagamentos bancários, bloqueio por falta de pagamento automático, caixa, fluxo de caixa)

    Nossa proposta é desenvolvermos um sistema de qualidade, totalmente gratuito e funcional.

    Como funciona:: É um Captive Portal com quatro níveis de proteção

    Usuário x Senha x IP x Mac, checamos tudo na página de login, se tudo estiver correto, repassamos para uma página do provedor, onde temos o extrato, a mudança de senha, informações sobre o provedor, e a mensagem para o cliente.

    no painel administrativo podemos efetuar o cadastro, bloqueio, desbloqueio, cadastro de torres e estações, controle de velocidades e tudo mais.

    colocarei as fotos do sistema em funcionamente, pois, estou fora de casa, estou fazendo um tutorial de instalação do sistema, basicamente, deveremos ter UM SERVIDOR FREEBSD com apache 2.2, mysql 5, php5, sudo, ipfm, squid 2.6, sarg, basicamente isso por enquanto, o resto eu passo pra vocês que quiserem se aventurar a me ajudar a criá-lo.

    meu msn: [email protected]
    pode me add para discutirmos sobre o assunto, tem um outro

    Existem muita soluções mais criamos esta, pois para, freebsd não havia quase nada, hoje estamos utilizando normalmente, e fazendo controle financeiro em planilha excel o que quero acabar o mais rápido possível.

  12. #12

    Padrão

    Boa marcelo!!!

    Muito boa a sua ideia. em que eu puder ajudar pode dar o toque.

    Abraço

  13. #13
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    uai, ajuda é sempre bem vinda