+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ANTENAS AQUARIO - GSM 900 mHz

    Olá pessoal.

    Preciso de ajuda para estimar o alcance das Antenas Aquário 20 dbi - YAGGI.


    PERGUNTAS:
    Quem já fechou link utilizando RB433 + Ubiquiti XR9 + GF-1020 GSM?
    Conseguiu quantos KM sem visada?
    Quantos dBm?
    Qual o thruput?


    MEUS EXPERIMENTOS:
    Com as GF-1017 eu fechei 6 Km sem visada atrás de árvores e um pequeno morro. Atingiu -70 dbm e o thruput é de 4 megas bi-direcional. Com 12 KM o resultado foi -88 dbm (péssimo) e trhuput de 256 kbps bidirecional.


    POUCA AJUDA DO FABRICANTE:
    Tentei perguntar à Aquario qual seria o ganho ao mudar das antenas de 17 dbi para 20 dbi e recebi uma resposta educadinha, porém amadora e com péssima pontuação:

    Resposta Aquario:

    "Sr Jose


    para entender a cada 3 dbi a antena amplifica a potencia duas vezes, com relação a diferença entre a antena de 17 e a de 20 dbi e que a de 20 tem um ganho bem maior.

    Antenas Aquario agradece o contato.
    Att,

    Eng. Fernando Locate
    Departamento Tecnico Comercial | Antenas Aquário
    Maringá | Paraná"



    É óbvio que o ganho da antena de 20 dbi é muito maior se comparado à antena de 17 dbi. Mas quanto maior, senhor engenheiro?

    Posteriormente passei um e-mail com mais informações sobre o link e solicitando uma resposta mais completa. Aparentemente foi ignorada pelo engenheiro da Aquario.



    PERGUNTA PRA QUEM SABE:
    Será que alguém com mais experiência em campo pode ajudar a esclarecer qual seria o alcance real ao utilizar as antenas yaggi de 20 dbi da aquário?

    Se alguém acha que outro fabricante tem melhor qualidade para fechar um enlace ponto-a-ponto com 12 km e sem visada, aceito sugestões.


    Obrigado,


    José

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    amigo tentei quase a mesma forma e consegui 5 megas em 5 quase 6 km
    isso as vezes ainda o ping fica alto recomendo 900 não anão ser se tiver que pegar um cliente empresarial que vai pagar bem e vai consumir no maximo uns 4 megas
    prefiro usar repetidora com painel solar
    abraços

  3. #3

    Padrão

    Oi Rodrigo. Obrigado pela resposta.

    O link não é para revenda, é para mim. São poucas as opções de internet onde eu moro e provedor do meu amigo não está suportando a quantidade de clientes. Ele precisa contratar mais banda, mas a empresa não lucra o suficiente pra custear o investimento. Por isso eu preferi usar 900 mhz pra fazer um ponto-a-ponto pra mim.

    Diz aí, você testou as antenas da Aquário de quanto dbi?
    Como foi a tua experiência, foi boa ou ruim?
    Pelo que entendi você fechou quase 6 KM com 5 megas full duplex, certo?
    Recomenda outra marca de antena para um link de maior distância?

    Valeu !!!


    José

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    cara testei umas fabricações que o pessoal la do RS fizeram, e não deu em nada, as da aquario foi a melhorzinha, mas 900 é uma pessima escolha, o valor do xr9 vc coloca uma repetidora de 5.8 levando energia se possivel

  5. #5

    Padrão

    Entendi. Valeu pela dica.

    Vamos ver como o pessoal se manifesta a respeito das antenas.


    Abraço

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    amanha irei falar com meu engenheiro, e ver o que ele tem pra melhorar ai pra vc, pois nosso enlace foi feito a quase 1 ano depois que mudamos pra repetidora com painel solar

  7. #7

    Padrão

    Até onde eu entendo a Áquario não errou com você não, para cada 3 Db a potência é dobrada, isso é válido para perdas ou ganho, e até mesmo audio.

  8. #8

    Padrão

    Oi Josué.

    O que eu esperava da Aquario era uma estimativa de quantos KM a antena cobriria com boa qualidade. Tá certo que muitos fatores influenciam o resultado final do link, mas ainda é possível estimar.

    O objetivo deste post não é meter pau na Aquário. Eles me deram uma resposta "enlatada" e eu estou procurando alguém que possa compartilhar experiência pra estipular quantos KM as antenas de 20 dbi da Aquario atingem com os rádios XR9 da Ubiquiti.

    Um amigo que estabeleceu um link similar no Espirito Santo disse que utilização da antena de 20 dbi não trouxe melhora significativa. Quero saber o que outras pessoas pensam a respeito da antena de 20 dbi antes de tirar dinheiro do bolso pra ficar com mais um par de antenas que talvez não valham o investimento.

    Abraço,


    José