+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento para cobrir hotel com 20 quartos

    Srs, boa tarde.

    Seguinte, preciso fazer com que um hotel com 20 quartos tenha acesso a internet atraves de wireless. Oq vcs me recomendariam?

    Eu pensei no seguinte:

    Ovislink 5460 com firmware ApRouter operando a 400mw e usando 802.11b + uma antena de 15Dbi externa.

    Mas a minha principal duvida é qual tipo de antena usar e onde instalar esta antena.
    Ex.: Posso deixar ele na parede? Ela precisa estar em uma aste para mandar o sinal 360º?

    dicas são mto bem vindas!

    []'s

  2. #2

    Padrão

    Não vai funcionar com essa omni, principalmente se vc colocar ela no topo do hotel.

    Se for apenas um andar o melhor seria utilizar mais de um 5460 ligados no modo AP + WDS.

    Se tiver mais de um andar, ligue os andares com cabo e utilize os APs como citado acima.
    Última edição por cayusmatias; 09-12-2008 às 16:59.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por black_burn Ver Post
    Srs, boa tarde.

    Seguinte, preciso fazer com que um hotel com 20 quartos tenha acesso a internet atraves de wireless. Oq vcs me recomendariam?

    Eu pensei no seguinte:

    Ovislink 5460 com firmware ApRouter operando a 400mw e usando 802.11b + uma antena de 15Dbi externa.

    Mas a minha principal duvida é qual tipo de antena usar e onde instalar esta antena.
    Ex.: Posso deixar ele na parede? Ela precisa estar em uma aste para mandar o sinal 360º?

    dicas são mto bem vindas!

    []'s
    a antena omni com amplificador não aumenta muito o sinal quando é indoor, melhor colocar AP + antena direcional desde fora para o prédio, assim bombardear com o sinal no Hotel.

    antena direcional atravessa bem as paredes.

    ou colocar vários AP's e modo WDS.

    tambem tem o esquema do cabo irradiante.

    Abraços
    Lee
    Última edição por LEE337; 09-12-2008 às 17:04.

  4. #4

    Padrão

    Amigo vc poderia tentar uma soluçao MIMO do padrao 802.11n, segue abaixo um link pra vc ser informar! Abraço!!!

    https://under-linux.org/forums/wirel...a-em-mimo.html

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    Amigo vc poderia tentar uma soluçao MIMO do padrao 802.11n, segue abaixo um link pra vc ser informar! Abraço!!!

    https://under-linux.org/forums/wirel...a-em-mimo.html

    adianta ter momo ou wimaxao, etc.

    se o cliente tem maximo 802.11a/b/g ?

    Abraços
    Lee

  6. #6

    Padrão

    Amigo,

    Nós fazemos esse tipo de serviço direto, você vai precisar de 1 AP para cada três andares, colocando o AP no andar do meio (entre os 3).

    Nós usamos AP com >200mW real (esses ovis não são real) + antena de 15dbi com aberta de 90º, o que dependendo do hotel pega todos os quartos dos andares.

    Cada AP a gente joga o cabo em um switch central de boa performace, adicionando um gateway (preferência linux).

    Sds,

  7. #7

    Padrão

    Olha este link, a tua solução pode estar no MIMO.

    AirLive

  8. #8

    Padrão

    cara eu ja cobri 78 apt + recepcao e picina tudo isso com 4 ovis 5460 fazendo ap +wds o segredo
    e a posicao de cada radio e eu coloquei apenas antenas de 5dbi ficou 100% testei em quase todos os apts e o sinal fica senpre bo muito bom ou exelente um detalhe o hotel tem 7 andares
    dai so liguei num server mikrotik rodando usermanager pronto mais um cliente felizzz rsrs
    qualquer coisa [email protected]

  9. #9
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão cobrir todo o hotel

    Amigo eu coloquei em cada corredor um edmax 7210 em ap+wds mesmo com a firm da aprouter, eu setei ele como padrao
    nem precisa de potencia toda
    todo corredor leva um radiozinho com uma anteninha setorial da aquario de 12 db camuflada pro causa da estetica
    assim todos os quartos seria atendidos

  10. #10

    Padrão

    e ae!

    mto obrigado pela ajuda de todos!

    o Local tem apenas 2 andares. Estou pensando em fazer o seguinte:

    Colocar um 5460 no primeiro andar(infelizmente nao tenho como mover ele mto por causa do roteador que eh da virtua) e um outro 5460 com WDS Repeater no segundo andar. Ambos os 5460 com antenas de 5Dbi.

    Oq acham?!

    Hoje ja tenho um WRT54G da Linksys e pelo que li, se eu tiver um 5460 em modo Universal Repeater, eu posso fazer ele ampliar o alcance deste WRT54G, correto? Sera que a cobertura sera a mesma assim, ou vai ser melhor com 2 5460?

    Eu acho que 2 5460 sao melhores pq a potecia deles eh maior. Li por ae que este WRT54G sao bem fraquinhos.

    Obrigado novamente pelo conselhos!

    []'s

  11. #11

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por black_burn Ver Post
    e ae!

    mto obrigado pela ajuda de todos!

    o Local tem apenas 2 andares. Estou pensando em fazer o seguinte:

    Colocar um 5460 no primeiro andar(infelizmente nao tenho como mover ele mto por causa do roteador que eh da virtua) e um outro 5460 com WDS Repeater no segundo andar. Ambos os 5460 com antenas de 5Dbi.

    Oq acham?!

    Hoje ja tenho um WRT54G da Linksys e pelo que li, se eu tiver um 5460 em modo Universal Repeater, eu posso fazer ele ampliar o alcance deste WRT54G, correto? Sera que a cobertura sera a mesma assim, ou vai ser melhor com 2 5460?

    Eu acho que 2 5460 sao melhores pq a potecia deles eh maior. Li por ae que este WRT54G sao bem fraquinhos.

    Obrigado novamente pelo conselhos!

    []'s

    O mais correto antes de você gastar dinheiro é instalar (sem fazer furos) o ap que você tem e fazer um site survey (teste de sinal) com seu notebook, detector ou pc para verificar onde neste andar o sinal fica mais bem distribuído,

    se você sentir que o sinal dele não alcança corretamente nem os extremos deste andar, então é caso de trocar o ap (aconselho GTS com firmware em ingles ou wappro),

    procure sempre utilizar as mesmas marcas e modelos de preferência com suportes de fabricantes nacionais ou com o "mínimo" de garantia, pois muitos Ap's não fazem repetição de outras marcas e às vezes se fazem você acaba tendo uma perca de tempo horrível para configuração e verificação da estabilidade dos pacotes de comunicação,

    Caso tenha que usar dois AP's procure ligá-los com fio se a distância for muito grande e use em modo AP+WDS, isto evite que você replique ruídos e tenha uma melhor recepção,

    Nem sempre a potência maior é a mais indicada para firmwares alternativos (wappro,aprouter...), geralmente 250mw é a mais estável,

    Como foi dito antenas direcionais são mais indicadas caso queira utilizar o ap no fim de um corredor, mas talvez soluções de antenas de 5dbi's com pedestal em cada pc remoto será mais fácil,

    Lembre-se WDS não permite controle de banda para cada cliente,

    Recomendação, procure um fornecedor que tenha vários equipamentos wireless ao qual você possa testar, caso o que você tenha comprado dele não seja o "tal",

    Por fim, 1 AP GTS + Omni de 12 dBi Aquario centralizados no corredor e nos clientes mais distantes antenas de 5 dBi com pedestal, já os notes tem sempre melhor alcance por já ter antenas bem maiores que está,

    Espero ter ajudado,

    Mas por favor poste os resultados que deram certo, se tiver fotos melhor ainda,

    valeu brod e boa sorte.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LEE337 Ver Post
    adianta ter momo ou wimaxao, etc.

    se o cliente tem maximo 802.11a/b/g ?

    Abraços
    Lee
    Adianta sim amigo, varios equipamentos MIMO no mercado sao compactiveis com 802.11 a/b/g. Abs.

  13. #13

    Padrão

    galera seguinte,

    algo que lembrei agora.

    os andares que preciso cobrir com wireless, não sao "fechados".

    É um corredor, onde de um lado tem portas de quartos e no outro lado ja é quintal. deu pra entender?

    se perde mto sinal com este ambiente?

    []'s