+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Terminal Service em Linux ?

    Pessoal,
    Andei pensando na solução linux terminal service:
    Seria um servidor Windows 2003, com estações linux. Haveria a necessidade do servidor ser windows 2003 por causa da compatibilidade dos softwares que usam padrão windows.

    Tenho umas dúvidas iniciais:
    1) Há necessidade das máquinas clientes possuírem HD ?
    2) Suponha que as mesmas não tenham HD, como um usuário vai acessar um arquivo localmente através de sua máquina ? Por exemplo um Cd-Rom.
    3) Terei que criar perfis diferentes para cada usuário na máquina windows 2003 ? Ps.: Estou em um domínio.

    Robson.


    Última edição por robsoncb; 27-11-2008 às 17:12.

  2. #2

    Padrão

    Olá Robson,

    Você não precisa de HD nas máquinas, mas de alguma memória para dar o boot no computador, ou usar o boot via rede com o PXE habilitado, que também funciona, nesse caso o PC faria download via rede de alguma imagem linux para iniciar, e você precisa de uma estrutura legal de rede para fazer isso.

    Segundo caso é você gravar um cd com uma iso do linux já configurada para conectar via TS em um determinado computador, algo como um Linux Live.

    Se você quiser várias terminais diferentes você precisa criar várias contas no 2003, até por causa de controle também.

    Espero ter ajudado,

    César.

  3. #3

    Padrão

    Positivo,

    Vamos supor que esses terminais burros, estivessem interligados por VPN ao Servidor de Terminal Service da Matriz.
    Provavelmente, é necessário uma boa conexão entre as duas pontas correto ? Pois se não o acesso das filiais a matriz iria ficar lento, pois todos os aplicativos iriam ser carregados no servidor de Terminal na outra ponta a qual é a Matriz.

    Sds,
    Robson.

  4. #4

    Padrão

    Sim, se você for fazer via internet vai ter um certo trabalho para manter duas conexões boas de internet, porque usar ADSL desses provedores do brasil é dureza!!!!

    Mas eu acho que uns 100kb dá para trabalhar tranqiulo, mas faça QOS e não use link compartilhado (usado para outros fins).

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Pessoal,

    Vamos supor que 30 terminais linux precisassem se logar no servidor Terminal Service Windows 2003,
    Para usar o programas e cia.
    Estou tentando dimensionar um bom servidor para essa situação. Os usuários iriam salvar e-mails e os arquivos que criarem do BrOffice nesse servidor.
    Alguém pode dar uma sugestão de processador/HD ou máquina em si para essa situação ?

    Robson.

  7. #7

    Padrão

    Eu calculo 300Mhz e 128Mb de RAM por acesso.

  8. #8

    Padrão

    kra eu fiz isso numa rede lah nao eram tantas maquinas tipo eram 5 lojas e a matriz onde as lojas conectavam atraves de vpn e usavam TS para usarem software remoto e imprimiam localmente vamos a soluçao q foi implementada lah:

    sistema operacional: linux como base e vmware rodando um servidor windows 2k + metaframe.
    utilizei o metaframe para melhorar a velocidade e resolver problemas de impressao que o 2k tem muitos nao sei como o 2k3 esta nessa parte.

    em relaçao ao hardware para 30 conexoes simultaneas pode tratar de colocar um hd SAS e servidor com 2 processadores ou mais, com pelo menos 8gb de memoria.

    Um problema serio q tive foi a questao do hd primeira vez q tentei instalar o sistema o servidor da empresa tinha queimado e o pessoal da DELL soh ia arrumar quando eu estivesse de volta a brasilia entao peguei 2 pcs dell com hd sata 4 gb de memoria kda processador de 3 ghz e tudo mais. e na boa nao seguro o tranco nao soh melhoro quando voltei a cidade e instalei o sistema em um servidor de produção.
    passa pra nos a configuraçao do pc q vc quer montar para implementar a solucao.

  9. #9

    Padrão

    Para os que necessitam se conectar via internet, você deve destinar 64k por conexão.
    E logicamente aplicar QOS na entrada, caso utilize o link com outra finalidade tambem.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por noir Ver Post
    kra eu fiz isso numa rede lah nao eram tantas maquinas tipo eram 5 lojas e a matriz onde as lojas conectavam atraves de vpn e usavam TS para usarem software remoto e imprimiam localmente vamos a soluçao q foi implementada lah:

    sistema operacional: linux como base e vmware rodando um servidor windows 2k + metaframe.
    utilizei o metaframe para melhorar a velocidade e resolver problemas de impressao que o 2k tem muitos nao sei como o 2k3 esta nessa parte.

    em relaçao ao hardware para 30 conexoes simultaneas pode tratar de colocar um hd SAS e servidor com 2 processadores ou mais, com pelo menos 8gb de memoria.

    Um problema serio q tive foi a questao do hd primeira vez q tentei instalar o sistema o servidor da empresa tinha queimado e o pessoal da DELL soh ia arrumar quando eu estivesse de volta a brasilia entao peguei 2 pcs dell com hd sata 4 gb de memoria kda processador de 3 ghz e tudo mais. e na boa nao seguro o tranco nao soh melhoro quando voltei a cidade e instalei o sistema em um servidor de produção.
    passa pra nos a configuraçao do pc q vc quer montar para implementar a solucao.
    Bom, vamos lá.
    A idéia são que as filiais a qual tem de 1 a 5 máquinas cada uma mais ou menos acessem o Servidor de TS.
    - Total de máquinas nas filiais = 48
    - Links Adsl em sua grande maioria: 256k Download/128k Upload - Adsl
    - Serviços que a princípio vão ser utilizados - Internet / Cliente de E-mail / BrOffice / Alguns sistemas da empresa.
    Acho que é mais ou menos isso, noir qual a configuração mais ou menos que você presume para esse servidor de TS em relação a HD e CPU ? Acho que com esses dados dá para fazer uma média né.

    Sds.
    Última edição por robsoncb; 08-12-2008 às 15:01.