+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, alguem ai ja mediu com wattímetro a potencia que realmente sai do engenius quando ele esta em tx-power default no Mikrotik? Precisamos ter essa certeza, vamos tentar conseguir um wattimetro bom pra medir esse cartao. Que engenius é bem inferior a outros, isso é... mas talvez 90% dos problemas que todos tem com ele é esse excesso de potencia que o mikrotik nos mostra errado teoricamente. Só vamos ter a resposta definitiva quando alguem conseguir medir com equipamento especifico e postar aki.
    Segue em anexo um documento que consegui da propria Engenius, falando sobre esse problema do tx-power reportado pelo driver. Ao que tudo indica o maior problema desse cartão é esse mesmo.

Obs: Fiz uns testes baixando a potencia dele pra card rates 13dbm, no registration nao mudou praticamente nada alguns até melhorou o sinal, ja no lado cliente caiu 1 ou 2% no maximo o sinal... resumindo, só vi beneficios abaixando a potencia dele. Se alguem fez mais testes por favor poste pra gente

Um abraço a todos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos NMP-8602-PLUS-S-Offset-Table.pdf  
    Última edição por gsiena; 11-12-2008 às 08:25. Razão: Complemento Informação - adicionado arquivo anexo

2. Citação Postado originalmente por gsiena Ver Post
    Pessoal, alguem ai ja mediu com wattímetro a potencia que realmente sai do engenius quando ele esta em tx-power default no Mikrotik? Precisamos ter essa certeza, vamos tentar conseguir um wattimetro bom pra medir esse cartao. Que engenius é bem inferior a outros, isso é... mas talvez 90% dos problemas que todos tem com ele é esse excesso de potencia que o mikrotik nos mostra errado teoricamente. Só vamos ter a resposta definitiva quando alguem conseguir medir com equipamento especifico e postar aki.
    Segue em anexo um documento que consegui da propria Engenius, falando sobre esse problema do tx-power reportado pelo driver. Ao que tudo indica o maior problema desse cartão é esse mesmo.

Obs: Fiz uns testes baixando a potencia dele pra card rates 13dbm, no registration nao mudou praticamente nada alguns até melhorou o sinal, ja no lado cliente caiu 1 ou 2% no maximo o sinal... resumindo, só vi beneficios abaixando a potencia dele. Se alguem fez mais testes por favor poste pra gente

Um abraço a todos

Com wattímetro não, mas no "olhímetro" eu fiz rsrsrsrs.
    Vou descrever os teste:

Coloquei lado a lado o mikrotik com o cartão engenius nmp-8602 plus, e um edimax.

As antenas de mesma potencia 5 dbi.

Os dois cartoes operam iguaizinhos na potencia de 18 dbm. testado no Network Stumbler.

Quando coloquei o cartão senao em 8 dbm ele caiu bem, e o radio edimax setado em 18 dbm manda muito mais sinal.

Acho que a informação é furada.

Na foto ta o edimax em 23 dbm e o senao em 18 dbm
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik_18DBM.JPG
Visualizações:	182
Tamanho: 	164,2 KB
ID:      	3223   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         edimax_23DBM.JPG
Visualizações:	154
Tamanho: 	156,7 KB
ID:      	3224  
    Última edição por ShadowRed; 15-12-2008 às 16:08.

3. Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Com wattímetro não, mas no "olhímetro" eu fiz rsrsrsrs.
    Vou descrever os teste:
    Aqui tb fiz um teste parecido, e alguns clientes nem conectavam, quando conectava dava uns 20% de sinal... Meus cartões nesta RB de teste são mais antigos, acho que de 400mw somente...
    Já em outra RB, 8dm ou 18dm o sinal ficou igual, com cartões do modelo novo de 600mw, acho que confere a informação. Sendo que nesta RB com cartão novo já fudeu vários cartões e na outra nenhum, e roda há quase 2 anos...

4. Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Aqui tb fiz um teste parecido, e alguns clientes nem conectavam, quando conectava dava uns 20% de sinal... Meus cartões nesta RB de teste são mais antigos, acho que de 400mw somente...
    Já em outra RB, 8dm ou 18dm o sinal ficou igual, com cartões do modelo novo de 600mw, acho que confere a informação. Sendo que nesta RB com cartão novo já fudeu vários cartões e na outra nenhum, e roda há quase 2 anos...

Estes que testei é os de 600 mW ( V1. LFP 1.00 ) e a rb uma 433 V3.10

5. Uma coisa posso dizer pra vcs, no dia que homologarem os mini-pcis XR2 tudo se ajeita, pq tenho 4 que trabalharam por um ano e nunca deu problema... tudo 100% so tirei pq to tendo que colocar cartoes homologados nas torres... hoje nao tenho rodando nenhum xr2, mas enquanto estavam, era uma maravilha, eu nao me encomodava em absolutamente nada. e agora toda semana tem um dando pau... confesso que Engenius é uma "M" mesmo.

XR2, o melhor cartao que ja usei, e olha que tenho experiencia com muitos modelos e marcas de cartoes.

abraços

Tópicos Similares

1. problema autentica mais não navega na maquina!!
    Por leonardojrj no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 19-04-2009, 11:18
  2. Problemas e mais problemas alguem se habilita????
    Por ivangalves no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 14-08-2008, 13:55
  3. Respostas: 27
    Último Post: 12-07-2008, 15:28
  4. Respostas: 26
    Último Post: 04-05-2007, 19:32
  5. Mais problemas com QmailAdmin
    Por JuniorBH no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 11-08-2006, 08:48

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L