+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Problema identificado, beleza.
    Negócio é usar com baixa potencia.

    Surgiram tantos motivos, até cano enferrujado, RB, alimentação, etc...,
    Agora uma pergunta que não quer calar.
    Porque esta perda de potência acontecia principalmente em dias chuvosos?
    Foi só coincidência, Sérgio?
    Boa pergunta. Aqui por exemplo, pode chover que nada acontece. Mesmo quando usava em 17 (27 dBm, quase o máximo do cartão), podia chover que ele continuava funcionando. Talvez esteja entrando água na antena ou no cabo, refletindo o sinal forte de volta pro cartão.

  2. #62

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Fez as alterações IPCorpore? Deu resultado?
    Opa Sérgio, então, eu tentei baixar mais um pouco a potência do cartão sim, mas pra mim aqui não foi legal, como eu já estava usando 12dBm que em teoria e na minha cabeça eram 16mW, e graças a vc fiquei sabendo que é 150, tentei baixar mais, só que como uso em meus clientes somente a potência necessária (16 a 100mW) se eu baixar mais que isso, alguns deles perdem a qualidade. De qualquer forma, vou pedir cartões novos, e tentar baixar mais um pouco a potência, talvez possa ser o problema do desgaste dos cartões tbm, visto que fiquei algum tempo usando eles com 18dBm, até eu perceber alguns problemas na rede, que foi quando comecei a baixar mais a potência, chegando aos 12dBm. Quando trocá-los eu volto aqui, eu baixo mais a potência aqui, e posto o resultado que obtive. Mas fica a dica aí pra galera, agora todos sabemos que potência realmente estamos usando.

    Gracias.

  3. #63
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Problema identificado, beleza.
    Negócio é usar com baixa potencia.

    Surgiram tantos motivos, até cano enferrujado, RB, alimentação, etc...,
    Agora uma pergunta que não quer calar.
    Porque esta perda de potência acontecia principalmente em dias chuvosos?
    Foi só coincidência, Sérgio?

    Isso ai é loucura... sem sombra de dúvida cada um tem um problema que culmina na deterioração do cartão. No caso de chuva, poderia quase afirmar que trata-se de 2 duas coisas:
    1 - Umidade que infiltra-se no CASE.
    2 - Energia elétrica que desestabiliza.

    Aliado a esses problemas a potência configurada de maneira errada (pelo sistema) e forçando o chipset a trabalhar "na marra".

    Vejam que hoje não é possível aumentar a potência dos cartões (no caso de Mikrotik), mas antes ele aceitava (o que era totalmente equivocado, pois esta função de ajuste de potência serve para baixar a potência. Lembre dos antigos AP2000), então provavelmente foi utilizado o cartão em ambiente agressivo e com ajuste de potência fora dos padrões e este cartão, pelo visto, não possui, em sua arquitetura, nenhum componente que "evite" (bons capacitores, resistores, etc), uma vez que o preço do mesmo denuncia isto (compare a um da Ubiquiti).

    Com uma combinação destas não existe equipamento que agüenta.

  4. #64
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Às vezes, na agonia do dia-a-dia, não dá nem tempo pra vir aqui. Essa semana tô mais tranqüilo, rsrs

    Hehehehe.. Assim mesmo. Ainda mais em provedor, quem não corre?

  5. #65
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por IPCorpore Ver Post
    Opa Sérgio, então, eu tentei baixar mais um pouco a potência do cartão sim, mas pra mim aqui não foi legal, como eu já estava usando 12dBm que em teoria e na minha cabeça eram 16mW, e graças a vc fiquei sabendo que é 150, tentei baixar mais, só que como uso em meus clientes somente a potência necessária (16 a 100mW) se eu baixar mais que isso, alguns deles perdem a qualidade. De qualquer forma, vou pedir cartões novos, e tentar baixar mais um pouco a potência, talvez possa ser o problema do desgaste dos cartões tbm, visto que fiquei algum tempo usando eles com 18dBm, até eu perceber alguns problemas na rede, que foi quando comecei a baixar mais a potência, chegando aos 12dBm. Quando trocá-los eu volto aqui, eu baixo mais a potência aqui, e posto o resultado que obtive. Mas fica a dica aí pra galera, agora todos sabemos que potência realmente estamos usando.

    Gracias.
    Blz. Valeu pela informação.

  6. #66

    Padrão

    Afinal, este problema apontado da diferença de 10 db na configuração do Engenius no mikrotik esta comprovada tecnicamente? Ou ainda é apenas indicios? Entrei em contato por email com a Engenius e até agora não me deram nenhuma resposta!
    Aqui configurei uma repetidora em "card-rates" 20, o sinal em RSSI "dentro do ap cliente" nos clientes a 1 km ficava em torno de 80 a 90, quando baixo para 10 o que teoricamente seria "20" os clientes ficam com sinal em torno de 50 a 60. Ai fica minha duvida se correr o bicho pega se ficar o bicho come, se a afirmação for verdadeira e eu continuar a usar 20 teoricamente seria 30 e estaria condenando meu cartão, se a afirmação for falsa e eu utilizar 10 estarei perdendo clientes por estarem com nivel de sinal aceitável abaixo do limite!

  7. #67

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Afinal, este problema apontado da diferença de 10 db na configuração do Engenius no mikrotik esta comprovada tecnicamente? Ou ainda é apenas indicios? Entrei em contato por email com a Engenius e até agora não me deram nenhuma resposta!
    Aqui configurei uma repetidora em "card-rates" 20, o sinal em RSSI "dentro do ap cliente" nos clientes a 1 km ficava em torno de 80 a 90, quando baixo para 10 o que teoricamente seria "20" os clientes ficam com sinal em torno de 50 a 60. Ai fica minha duvida se correr o bicho pega se ficar o bicho come, se a afirmação for verdadeira e eu continuar a usar 20 teoricamente seria 30 e estaria condenando meu cartão, se a afirmação for falsa e eu utilizar 10 estarei perdendo clientes por estarem com nivel de sinal aceitável abaixo do limite!
    Aqui comigo card rates em 12, clientes a 2 km estão com -66, cartão novo e setorial 9 db 120° TSM.

  8. #68

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho que não.
    Tá ai a homologação Certificado de Homologação - Requerimento nº 2146/08

    Somente uma faixa da frequencia ta liberado pra uso do e.i.r.p

    O resto ta com ganho de atena 3 dbi.


    Foi o que entendi

  9. #69

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Tá ai a homologação Certificado de Homologação - Requerimento nº 2146/08

    Somente uma faixa da frequencia ta liberado pra uso do e.i.r.p

    O resto ta com ganho de atena 3 dbi.


    Foi o que entendi
    Mas se fosse assim, não daria para usar nenhum dos outros que já estão homologados.
    Além disso, aqueles dizeres no certificado é meio padrão. Tem nos outros certificados também.

    Aquele ganho de antena pelo que sei é a base para fazermos os cálculos de ganho de antena máximo, obedecendo o EIRP máximo quando for o caso. Por ex. no ponto a ponto em 5.8 não há necessidade de baixar a potencia para compensar o ganho da antena. Mas na mesma frequencia, quando for para ponto de acesso aí tem que compensar o ganho baixando a potencia.

    Se eu tiver errado neste entendimento, quero ser corrigido, pois pretendo logo, logo partir para 5.8.

  10. #70

    Padrão

    Olá Pessoal!
    Me enchi o saco com os Engenius !
    To pensando em largar de mão essas porcarias de mini pci e voltar ao tempo do acess point!
    É como o colega a cima falou mais cedo mais tarde a porcaria volta a aprontar !
    Já gastei com cabos novos com painéis hyperlink com varias mini pci ENGENIUS e o troço não fica bom... Ta sempre dando uma rateada na placa! Latência sobe do nada! Mas ai vocês vão-me dizer olha o ack! Ai eu digo o mais alto 33, olha a interferência! Ai eu digo já coloquei todos os canais possíveis! E você diz fixa um ack! E eu digo já fixei e continua fazendo o mesmo!
    Tenho dois painéis da hyperlink que ta com o seguinte problema um se conectar mais de 2 já era , perde pacote a doidado, mas se conectar só os dois ai perde um la que outro ! Mas ou outro conecta 18 e faz a mesma coisa que o primeiro!
    E agora por ultimo verifiquei que mesmo usando 10 dbm na configuração do mikrotik o cartão foi pro pau!
    Ai eu pergunto será que posso usar o AP da Aprouter WAP354 ?
    Será que vai me segurar uns 40 clientes?
    Lembrando que esse AP e Homologado e usa um cartão mini pci realtek dentro!

    To com uma torre de quatro toneladas montada num ponto estratégico num alto de um morro! E ate agora a coisa não ficou boa! Só to gastando e nada de resolver esse tipo de problema!

    Não posso nem vender mais internet, pois ta um lixo!

    Sinceramente não sei mais o que fazer!

    Conto Com a Ajuda dos Colegas!

  11. #71

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Olá Pessoal!
    Me enchi o saco com os Engenius !
    To pensando em largar de mão essas porcarias de mini pci e voltar ao tempo do acess point!
    É como o colega a cima falou mais cedo mais tarde a porcaria volta a aprontar !
    Já gastei com cabos novos com painéis hyperlink com varias mini pci ENGENIUS e o troço não fica bom... Ta sempre dando uma rateada na placa! Latência sobe do nada! Mas ai vocês vão-me dizer olha o ack! Ai eu digo o mais alto 33, olha a interferência! Ai eu digo já coloquei todos os canais possíveis! E você diz fixa um ack! E eu digo já fixei e continua fazendo o mesmo!
    Tenho dois painéis da hyperlink que ta com o seguinte problema um se conectar mais de 2 já era , perde pacote a doidado, mas se conectar só os dois ai perde um la que outro ! Mas ou outro conecta 18 e faz a mesma coisa que o primeiro!
    E agora por ultimo verifiquei que mesmo usando 10 dbm na configuração do mikrotik o cartão foi pro pau!
    Ai eu pergunto será que posso usar o AP da Aprouter WAP354 ?
    Será que vai me segurar uns 40 clientes?
    Lembrando que esse AP e Homologado e usa um cartão mini pci realtek dentro!

    To com uma torre de quatro toneladas montada num ponto estratégico num alto de um morro! E ate agora a coisa não ficou boa! Só to gastando e nada de resolver esse tipo de problema!

    Não posso nem vender mais internet, pois ta um lixo!

    Sinceramente não sei mais o que fazer!

    Conto Com a Ajuda dos Colegas!

    Mais e ai trocando o cartão somente resolve o problema ?

    Qual outro cartão homologado para 2.4 que podemos usar no lugar então ?


    Tenho 4 destes cartões em uma rb600 e ta rodando filé, tem poucos usuarios mais ta normal.

  12. #72

    Thumbs up

    Caro ShadowRed !

    Num Painel somente ja troquei 3 engenius !
    Uso PCAP ...mas e lamentável não durar estes cartões e por pior os primeiros plus que veio duraram 2 meses com a potencia de 19 dbm (sem eu saber do esquema de dos -10 ai ficou com 29 ) mas enfim estes novos vem na versão 3 e não presta !Vou aposentar eles por enquanto e vou colocar o WAP354 pra ver como fica! Diz o fabricante que guenta 60 clientes com folga !
    Vamos ver o que vai dar!

  13. #73

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Caro ShadowRed !

    Num Painel somente ja troquei 3 engenius !
    Uso PCAP ...mas e lamentável não durar estes cartões e por pior os primeiros plus que veio duraram 2 meses com a potencia de 19 dbm (sem eu saber do esquema de dos -10 ai ficou com 29 ) mas enfim estes novos vem na versão 3 e não presta !Vou aposentar eles por enquanto e vou colocar o WAP354 pra ver como fica! Diz o fabricante que guenta 60 clientes com folga !
    Vamos ver o que vai dar!
    Bom estes cartões já ta a 3 meses rodando normal. tomara que não de problemas. tenho mais 14 destes para colocar no ar.

    Alguem usa este cartão sem problemas ??????

  14. #74

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Bom estes cartões já ta a 3 meses rodando normal. tomara que não de problemas. tenho mais 14 destes para colocar no ar.

    Alguem usa este cartão sem problemas ??????
    Aqui também nunca tive problemas com EnGenius. Os mais velhos que tenho fizeram 1 ano em outubro e ainda estão funcionando.

    Uso todos, com excessão de 2, com setoriais da Hyperlink. Os outros dois são com omnis, uma em 2,4 GHz e outra em 5,8 GHz.

  15. #75

    Padrão

    Hehehehe, parece castigo. Uma RB333 minha com um EnGenius acabou de parar de funcionar agora, depois de uma chuva monstruosa. Os técnicos que foram na torre disseram que a RB está apagada. Perguntei se a caixa estava molhada por dentro, mas eles disseram que tá totalmente seca. Testaram a fonte e está OK.

    Tão trazendo a RB pro escritório pra levar outra nova de reposição. Vou ver o que aconteceu com a RB antiga (essa tinha uns 4 meses funcionando). Não é possível que no mesmo dia que digo que nunca tive problemas com EnGenius, uma RB dá pau assim. Mas acho que não foi o cartão não, porque senão a RB pelo menos estaria ligada :P

  16. #76

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Caro ShadowRed !

    Num Painel somente ja troquei 3 engenius !
    Uso PCAP ...mas e lamentável não durar estes cartões e por pior os primeiros plus que veio duraram 2 meses com a potencia de 19 dbm (sem eu saber do esquema de dos -10 ai ficou com 29 ) mas enfim estes novos vem na versão 3 e não presta !Vou aposentar eles por enquanto e vou colocar o WAP354 pra ver como fica! Diz o fabricante que guenta 60 clientes com folga !
    Vamos ver o que vai dar!
    Giovani, taí a prova de que não é nada com antena omini. Voce usa painel e deu zebra.
    Não gosto de omini, mas não dá prá colocar logo a culpa nela, né?
    Eu estou para fazer algumas alterações por aqui, e já não sei mais o que arriscar.
    Tenho umas idéias mirabolantes com ap com protocolo N também.
    Trablho com APs bem comuns e queria partir para algo mais profissional, mas já li até alguns relatos não tão bons sobre os Nano. RB com mini-pci também não é todo mundo que está satisfeito.
    Até pode ser questão de configuração, mas é muita gente reclamando e tomando prejuízo.
    Eu já pensei também nos Aprouter. Eu uso aqui o firmware deles, mas meus GTS estão dando 2 a 3 ms de ping. Isto só depois que troquei o firmware. E estão em AP+WDS. Ísto contou pontos a favor da Aprouter.
    Mas não achei no site deles qual o chipset que se baseia o wap354. Mas levo fé.
    Já o outro modelo deles, mais "profissional", usa o mini pci-8602. Já dá prá ficar com o pé atrás.

  17. #77

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Giovani, taí a prova de que não é nada com antena omini. Voce usa painel e deu zebra.
    Não gosto de omini, mas não dá prá colocar logo a culpa nela, né?
    Eu estou para fazer algumas alterações por aqui, e já não sei mais o que arriscar.
    Tenho umas idéias mirabolantes com ap com protocolo N também.
    Trablho com APs bem comuns e queria partir para algo mais profissional, mas já li até alguns relatos não tão bons sobre os Nano. RB com mini-pci também não é todo mundo que está satisfeito.
    Até pode ser questão de configuração, mas é muita gente reclamando e tomando prejuízo.
    Eu já pensei também nos Aprouter. Eu uso aqui o firmware deles, mas meus GTS estão dando 2 a 3 ms de ping. Isto só depois que troquei o firmware. E estão em AP+WDS. Ísto contou pontos a favor da Aprouter.
    Mas não achei no site deles qual o chipset que se baseia o wap354. Mas levo fé.
    Já o outro modelo deles, mais "profissional", usa o mini pci-8602. Já dá prá ficar com o pé atrás.
    Cara tu tem razão sobre o problema com a omini !!! hehe, pois bem não acontece só com as omnis, pois tenho 2 painéis zero KM que coloquei e o mesmo aconteceu duas vezes !!!Os engenius são uma porcaria mesmo! Pelo menos a versão 3 dele pois a primeira acho que seja melhor já que me durou 2 meses com ele gritando por causa do bug dele!
    Mas sobre o WAP354H, acabei de subir 2 deles e desligar meu mikrotik, pelo menos por enquanto ate que aja um cartão bom e homologado para 2,4 GHz, o chip set dele e ralink !Com 20 dbm de potencia! Mais do que suficiente para min. que uso painel de 17 dbi! Falei com a cabeça La da fabrica da aprouver e ele me disse que segura 60 simultâneos com folga e que da pra cadastrar uns 120 na lista de Mac!
    Mas claro não e nem de longe melhor que o sistema do mikrotik, mas o que ta pegando e o cartão mesmo! Detalhe meu cliente mais longe neste radio a pilha ta com ping de 3 e 4 e com 31 dbm de sinal !
    Para min que não agüentava mais esses engenius resolvi voltar pro tempo da pedra até que surja algo realmente bom e estável!! Pois nosso dinheiro não é capim!!
    Ate cogitei de comprar umas rb-600 mas da ter que usar engenius e ficar com o mesmo problema nem compensa então resolvi amenizar com este wap354h , pois já tenho um a um ano e me satisfaz muito bem em WDS com meu AP em casa numa distancia de 1km em 2,4GHz com 20 mega reais de transferência onde dai ache que eles pudessem me atender pros clientes já que consegue me entregar 20 mega e para o padrão e 6, bom e isso vamo ver o que acontece !
    Abraço a todos!

  18. #78

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Olá Pessoal!
    Me enchi o saco com os Engenius !
    To pensando em largar de mão essas porcarias de mini pci e voltar ao tempo do acess point!
    É como o colega a cima falou mais cedo mais tarde a porcaria volta a aprontar !
    Já gastei com cabos novos com painéis hyperlink com varias mini pci ENGENIUS e o troço não fica bom... Ta sempre dando uma rateada na placa! Latência sobe do nada! Mas ai vocês vão-me dizer olha o ack! Ai eu digo o mais alto 33, olha a interferência! Ai eu digo já coloquei todos os canais possíveis! E você diz fixa um ack! E eu digo já fixei e continua fazendo o mesmo!
    Tenho dois painéis da hyperlink que ta com o seguinte problema um se conectar mais de 2 já era , perde pacote a doidado, mas se conectar só os dois ai perde um la que outro ! Mas ou outro conecta 18 e faz a mesma coisa que o primeiro!
    E agora por ultimo verifiquei que mesmo usando 10 dbm na configuração do mikrotik o cartão foi pro pau!
    Ai eu pergunto será que posso usar o AP da Aprouter WAP354 ?
    Será que vai me segurar uns 40 clientes?
    Lembrando que esse AP e Homologado e usa um cartão mini pci realtek dentro!

    To com uma torre de quatro toneladas montada num ponto estratégico num alto de um morro! E ate agora a coisa não ficou boa! Só to gastando e nada de resolver esse tipo de problema!

    Não posso nem vender mais internet, pois ta um lixo!

    Sinceramente não sei mais o que fazer!

    Conto Com a Ajuda dos Colegas!
    testa com um cartão da PRISM
    Aqui vou trocar todos os meus engenius por eles, bom mesmo é se homologassem o xr2...
    tenho dois engenius numa rb333 os dois com 17 db, um numa omni (sinal ta uma bosta, pra ajudar tem um maluco aqui perto com um amplificador de 1watt), outro ta numa direcional da sincal (sinal ta perfeito) em outra rb, tenho um prism funcionando que é uma maravilha, unica coisa estranha que vejo é que o tx/rx rate ta sempre em 2mbits, mas nao atrapalha a conexao

  19. #79

    Padrão

    Só para informar, WAP-354 é o mesmo Chipset do Edimax 7210, Ralink, mas o firmware em si, mesmo o original da ABOCOM é BEM superior ao do edimax, mais estável e tem ACK.

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Caro ShadowRed !

    Num Painel somente ja troquei 3 engenius !
    Uso PCAP ...mas e lamentável não durar estes cartões e por pior os primeiros plus que veio duraram 2 meses com a potencia de 19 dbm (sem eu saber do esquema de dos -10 ai ficou com 29 ) mas enfim estes novos vem na versão 3 e não presta !Vou aposentar eles por enquanto e vou colocar o WAP354 pra ver como fica! Diz o fabricante que guenta 60 clientes com folga !
    Vamos ver o que vai dar!

  20. #80

    Padrão

    Giovani, a coisa é mais ou menos como o Paulinho Mixaria, lá de Taquari diz: Prefiro comer file, dividindo com os outros do que comer pelanca sozinho. Neste caso seu, se ficou melhor é tocar para a frente. Ficou com um baita desempenho.
    Só que acho que eles exageraram um pouco em 60 usuários simultâneos. Aproveita e coloca todos eles em bridge e deixa um MK em baixo como servidor. Aí não vai sobrecarregar tanto os APs.

    Ok que é Ralink, Viana. Já é bem superior. Acho que é por isso que ele está desempenhando bem. Os meus aqui são rtl8186. Vão bem, mas também não tem quase usuários exigindo deles. Provedor pequeno e tal.
    Quero trocar por isso, não confio neste chipset. Ele me parece em alguns momentos um pouco instável.