+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 3 omini na torre.

    Tenho uma curiosidade relacionada com antena omini.

    Tudo aquilo de não dar rendimento, ser mais sucetível a interferências, etc. etc, concordo.

    É uma idéia meio louca, nunca vi nada igual.
    A minha dúvida é sobre a possibilidade de colocar 3 omini numa torre, e entre elas colocar uma grade metálica como se fosse um refletor, com o objetivo de diminuir a interferência entre elas.
    Será que esta grade iria realmente impedir que o lóbulo de irradiação de uma interferisse na outra?

    Na prática até as antenas de grade deixam passar alguma coisa para a retaguarda.

  2. #2

    Padrão

    Meu caro 1929,

    a grade não bloqueia nada (totalmente "transparente"). Se quer usar barreiras para evitar interferência seria melhor usar painéis. Então por que não usa uns latões para fazer barreira? rsrs


    Mas porquê quer usar 3 omnidirecionais?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Meu caro 1929,

    a grade não bloqueia nada (totalmente "transparente"). Se quer usar barreiras para evitar interferência seria melhor usar painéis. Então por que não usa uns latões para fazer barreira? rsrs


    Mas porquê quer usar 3 omnidirecionais?
    Eu acha que era transparente, pois até mesmo 3 painéis, ao se fazer uma leitura do sinal, se observa que o sinal de um rádio entra no outro.

    É que eu estava a fim de fazer um teste com um rádio com protocolo 802.11N, com 3 antenas.
    Se desse rendimento, precisaria colocar mais dois rádios destes, fazendo um cluster com 3 rádios e 9 antenas. E esta grade seria para tentar isolar os conjuntos. Coisa muito louca. Fica com mais pinduricalhos que árvore de natal. hehehehe

    Eu fiz uma pergunta sobre que arranjo usar numa situação destas no forum da Ubiquiti, mas nem eles tem ainda uma idéia formada sobre o assunto. Disseram que iam fazer alguns testes e depois trariam a resposta.
    Só souberam lançar um mini-pci para N.

  4. #4

    Padrão Não daria certo

    Amigo,
    Isso não daria certo pelo seguinte:
    uma antena omni é feita pra irradiar sinal pra todos os lados, certo.
    uma antena de grade ou setorial ja é projetada (ou seja a ponta dela)ja é para apontar
    uma area especifica, certo.
    então mesmo q vc coloque um refletor atraz da antena omni ela vai continuar emitindo sinal por todos os lados, a mudança vai ser minima, pois a grade serve mais pra receber pequenas ondas de sinal e corrigir pequenas quantidades de sinal que saem por traz da antena e não pra impedir que o sinal passe pra traz da antena

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleyton19 Ver Post
    Amigo,
    Isso não daria certo pelo seguinte:
    uma antena omni é feita pra irradiar sinal pra todos os lados, certo.
    uma antena de grade ou setorial ja é projetada (ou seja a ponta dela)ja é para apontar
    uma area especifica, certo.
    então mesmo q vc coloque um refletor atraz da antena omni ela vai continuar emitindo sinal por todos os lados, a mudança vai ser minima, pois a grade serve mais pra receber pequenas ondas de sinal e corrigir pequenas quantidades de sinal que saem por traz da antena e não pra impedir que o sinal passe pra traz da antena
    Isso mesmo, com respeito a omini eu sei. E quanto a antenas de grade, mesmo com a grade como refletora, o sinal se espalha também atrás. Logicamente este sinal não vai muito longe, mas passa sinal.
    Neste arranjo que citei, o ideal mesmo seria colocar paineis. Mas o preço fica lá em cima só para fazer teste da viabilidade. E antenas de grade não seriam práticas porque tem ângulo muito fechado. Tudo isso é uma idéia meio louca que me surgiu. Se voce olhar no site da Wavion, tem lá um equipamento com 6 antenas omini.
    Além disso, aquela grade da antena, tem uma distância certa do irradiante e uma curvatura também, para ter mais eficiência. Neste tipo eu não sei o cálculo, mas em antenas yagi, como as de TV, o elemento refletor, que é a vareta de alumínio que está atrás do irradiante, deve ficar a 10% do comprimento de onda.

    Qualquer dia destes eu vou acabar testando. Problema é que eu não tenho 13º, né? heheheh!!!

  6. #6

    Padrão

    Ola, bom eu penso o seguinte, imagina uma antena omini como uma lampada incandescente, ela irradia luz para todos as direçُes, mas ao colocar ela dentro de um refletor voce direciona o sinal, quanto mais voce restringir a area de abertura do refletor ela atinge distancias maiories e com mais intensidade, o principio de funcionamento de uma antena omini, setoriais e direcionais é o mesmo, voce pega e vai blindando essas لreas que quer restringir a passagem de sinal, se voces abrirem uma antena setorial de 180 graus irمo ver ela possui a mesma estrutura de uma omini soldada em uma chapa de metal que reflete a propagaçao do sinal que iria para trلz de volta para os 180 graus opostos a blindagem, claro que um pouco de sinal vaza, mas antenas mais simples funcionam dessa forma, e para testes acredito que funcione sim amigo 1929, se alguem nمo concordar diz o porque e ai nَs procuramos informaçoes mais detalhadas, tenho material em casa sobre construçمo e funcionamento de anteas e posso dar uma pesquisadinha mais a noite. sorte a todos e bons testes.
    Última edição por ayco; 01-12-2008 às 13:39.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tenho uma curiosidade relacionada com antena omini.

    Tudo aquilo de não dar rendimento, ser mais sucetível a interferências, etc. etc, concordo.

    É uma idéia meio louca, nunca vi nada igual.
    A minha dúvida é sobre a possibilidade de colocar 3 omini numa torre, e entre elas colocar uma grade metálica como se fosse um refletor, com o objetivo de diminuir a interferência entre elas.
    Será que esta grade iria realmente impedir que o lóbulo de irradiação de uma interferisse na outra?

    Na prática até as antenas de grade deixam passar alguma coisa para a retaguarda.
    iae velho , eu sei q todo mundo critica.. mas acho que fuciona sim mas tem que ser com chapa de aluminio..

    tem uma empresa chama jc antenas www.jcantenas.com.br que fabrica painel setoria de 180 graus que na verdade é uma antena omni com uma chapa atraz.. vai lah no site ver!!!!!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    iae velho , eu sei q todo mundo critica.. mas acho que fuciona sim mas tem que ser com chapa de aluminio..

    tem uma empresa chama jc antenas www.jcantenas.com.br que fabrica painel setoria de 180 graus que na verdade é uma antena omni com uma chapa atraz.. vai lah no site ver!!!!!
    Muito interessante. Pena que não é homologada. Especialmente a de 20dbi daá prrá ver bem.
    Valeu.

  9. #9

    Padrão

    Vale lembrar q para a blindagem funcionar, a placa/chapa deve está devidamente aterrada, ou seja, a malha do cabo em contato com ela ou em sua fixação ser diretamente ao metal da torre SEM qualquer isolação.

  10. #10

    Padrão tres omni

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    Vale lembrar q para a blindagem funcionar, a placa/chapa deve está devidamente aterrada, ou seja, a malha do cabo em contato com ela ou em sua fixação ser diretamente ao metal da torre SEM qualquer isolação.
    ___________________________________________________________________________________
    cara vai la no site da plutom e olha os modelos de antena la.
    pra ter um alto ganho tipo 42 dbi os caras usam uma omni no meio de uma parabolica parecida com essas de tv...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por megalinknp Ver Post
    ___________________________________________________________________________________
    cara vai la no site da plutom e olha os modelos de antena la.
    pra ter um alto ganho tipo 42 dbi os caras usam uma omni no meio de uma parabolica parecida com essas de tv...
    Virei do avesso o site e não achei.
    Qual a referencia do modelo?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tenho uma curiosidade relacionada com antena omini.

    Tudo aquilo de não dar rendimento, ser mais sucetível a interferências, etc. etc, concordo.

    É uma idéia meio louca, nunca vi nada igual.
    A minha dúvida é sobre a possibilidade de colocar 3 omini numa torre, e entre elas colocar uma grade metálica como se fosse um refletor, com o objetivo de diminuir a interferência entre elas.
    Será que esta grade iria realmente impedir que o lóbulo de irradiação de uma interferisse na outra?

    Na prática até as antenas de grade deixam passar alguma coisa para a retaguarda.
    kkkk
    isso é muito louco, qual a finalidade de vc fazer isso?
    Última edição por ICHUBrasil; 12-12-2008 às 20:20.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ICHUBrasil Ver Post
    kkkk
    isso é muito louco, qual a finalidade de vc fazer isso?
    É como eu disse no início do tópico: idéia muito louca, mas é que pensando nos rádios com MIMO, que usam 3 omini, se colocar só um rádio na torre, deve funcionar pois as 3 antenas trabalham sincronizadas . Mas um rádio não suporta muitos usuários.
    Então,se for colocar dois rádios desses na mesma torre, já seriam 3 omini pra cada rádio. A idéia seria isolar o melhor que puder as interferencias entre os rádios. Mesmo colocando um num canal baixo e outro no canal mais alto, ainda vai dar interferências entre eles pela proximidade, usando ominis.
    Já, se colocasse tres setoriais para cada rádio, as interferencias entre eles devem diminuir mais. Mas não sei se estes MIMO trabalhariam bem com setoriais, já que o MIMO depende de reflexões.
    Tudo que se vê é sempre com omini.

  14. #14

    Padrão

    Olá 1929,

    no caso do MIMO as 3 antenas trabalham na mesma frequência, não pode ser comparado com 3 AP separados. Agora entendi o que pretende. Caso decida pôr rádios MIMO na torre deixe-os no modo bridge para ser controlado por um Mikrotik ou um outro servidor qualquer. Isso aliviará a carga e suportará mais clientes. Mas penso que dois MIMO (com suas seis antenas) funcionariam bem numa única torre, de preferência com distância de 3 a 6 metros.

  15. #15

    Padrão

    Tirou daqui, Marcelo. É exatamente isso que eu pretendia experimentar. Deixar em bridge.
    Cada rádio com duas 3 omini não interferem entre si, pois estarão trabalhando sincronizadas no mesmo canal.
    Como deve aumentar um pouco a capacidade de usuários online, talvêz dois ou 3 conjuntos desses possa atender bem.
    Deixaria um conjunto no canal 1 outro no 6 e outro no 11. Aí já seriam 9 ominis. Vira um verdadeiro paliteiro.
    Para evitar isso, talvêz usando 3 setorias para cada rádio possa ajudar a eliminar a interferencia entre os canais. O problema é o custo para 9 setoriais. Lá fora já tem setoriais construidas num único bloco para atender esta necessidade.
    Mas ainda assim, acho que "se der certo", fica mais econômico do que o rádio da Parks.
    Mas por enquanto é só especulação. Tem que amadurecer esta idéia, e ísto só será possível trocando informações com os amigos.

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá 1929,

    no caso do MIMO as 3 antenas trabalham na mesma frequência, não pode ser comparado com 3 AP separados. Agora entendi o que pretende. Caso decida pôr rádios MIMO na torre deixe-os no modo bridge para ser controlado por um Mikrotik ou um outro servidor qualquer. Isso aliviará a carga e suportará mais clientes. Mas penso que dois MIMO (com suas seis antenas) funcionariam bem numa única torre, de preferência com distância de 3 a 6 metros.

  16. #16

    Padrão

    O rádio da park tem 6 antenas com 6 cartões (corrijam se estiver errado) más todos trabalham num mesmo canal em conjunto se ajudando como se fosse 1. Se desse pra fazer isso seria uma maravilha eu colocaria 4 setoriais com uns 12 cartões logo e tudo num canal más por traz disso tem muita tecnologia de software envolvida pra gerenciar. A questão da grade ela isola mesmo porque o sinal em 2.4 tem em torno de 2-3 cm de comprimento de onda o que torna a grade uma barreira (quase) intransponível más é lógico que sempre alguma porcaria (ruído) que passa.

    Livro Redes Wireless

    Reflexão

    Da mesma forma que a luz visível, as rádio-freqüências são refletidas
    quando entram em contato com materiais apropriados para isto: para ondas de rádio, as principais fontes de material refletor são metais e superfícies de água.
    As regras de reflexão são bastante simples: o ângulo em que uma onda atinge a superfície é o mesmo ângulo em que ela é refletida. Note que, do ponto de vista de uma onda de rádio, uma densa grade de barras funciona da mesma forma que uma superfície densa, desde que a distância entre as barras da grade seja pequena, comparada com o comprimento de onda. Assim, em uma freqüência de 2,4 GHz, uma grade de metal com um centímetro de espaçamento entre as
    barras funcionará da mesma forma que um prato metálico sólido.

    O que mostra que a teoria do nosso amigo 1929 sobre a grade tem todo sentido.
    Última edição por izaufernandes; 10-02-2009 às 19:40.

  17. #17

    Padrão

    Amigo 1929, a idéia é muito boa mas me surgiu 3 duvidas:

    1 - Teria que usar 3 antenas nos Clientes também,???

    2 - Como está a homologação dessa tecnologia???

    3 - Equipamentos 5.8 estaõ despencando de preços!!!!! será que não vale a pena montar yma base em 5.8 ??? em breve os nanos estão homologados e com preços acessíveis!!!

    Amigo Izaufernandes, o comprimento de uma onda de 2.4 GHz não é 2-3 cm pois:

    Em 1865 Maxwell escreveu:
    Esta velocidade é tão próxima da velocidade da luz que parece que temos fortes motivos para concluir que a luz em si (incluindo calor radiante, e outras radiações do tipo) é uma perturbação eletromagnética na forma de ondas propagadas através do campo eletromagnético de acordo com as leis eletromagnéticas.


    então temos:

    O comprimento de onda de 2.4 GHz é de velocidade_da_luz/frequencia ou seja 300.000/2400.000 que vai te resultar em 0,125 m ou 12 cm.

    Já o comprimento de onda em 5.8 é 300.000/5800.000 que vai te resultar em 0,051724137931034482758620689655172 m ou 6 cm.

    Ou o comprimento de onda de 900 MHz é 300.000/900.000 que vai te resultar em 0,33333333333333333333333333333333 m ou 33 cm.

    Abraços.

    Jodrix.
    Última edição por jodrix; 10-02-2009 às 23:30.

  18. #18
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão



    Isso é uma omni com uma chapa por trás ou é um setorial ? rsss

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigo 1929, a idéia é muito boa mas me surgiu 3 duvidas:

    1 - Teria que usar 3 antenas nos Clientes também,???

    2 - Como está a homologação dessa tecnologia???

    3 - Equipamentos 5.8 estaõ despencando de preços!!!!! será que não vale a pena montar yma base em 5.8 ??? em breve os nanos estão homologados e com preços acessíveis!!!

    Amigo Izaufernandes, o comprimento de uma onda de 2.4 GHz não é 2-3 cm pois:

    Em 1865 Maxwell escreveu:
    Esta velocidade é tão próxima da velocidade da luz que parece que temos fortes motivos para concluir que a luz em si (incluindo calor radiante, e outras radiações do tipo) é uma perturbação eletromagnética na forma de ondas propagadas através do campo eletromagnético de acordo com as leis eletromagnéticas.


    então temos:

    O comprimento de onda de 2.4 GHz é de velocidade_da_luz/frequencia ou seja 300.000/2400.000 que vai te resultar em 0,125 m ou 12 cm.

    Já o comprimento de onda em 5.8 é 300.000/5800.000 que vai te resultar em 0,051724137931034482758620689655172 m ou 6 cm.

    Ou o comprimento de onda de 900 MHz é 300.000/900.000 que vai te resultar em 0,33333333333333333333333333333333 m ou 33 cm.

    Abraços.

    Jodrix.
    Jodrix, vi que o curso já está ajudando bastante. É isso mesmo.

    Eu usava em HF a formula 142,5/frequencia. As perdas nas frequencias mais baixas são muito grandes então não usavamos 150/frequencia para calcular a 1/2 onda.

    Quanto aos rádios no protocolo N, já tem homologados.
    E dizem os fabricantes que quando no cliente também é N, o desempenho é superior.
    O problema é que ninguém usou isso ainda em outdoor. Nem os fabricantes sabem dizer se setoriais dariam um bom desempenho.

    Quanto ao 5.8 não tenho experiencia, mas pelo que tenho lido, é ideal para ponto a ponto. Para distribuir sinal, é uma frequencia mais sensível aos obstáculos. O meu sócio gostaria de colocar tudo em 5.8, mas ficamos de aguardar e ver no que vai dar. Realmente ainda está muito caro para uso cliente. E se tiver uma árvore na frente, quem vai trabalhar melhor, 2.4 ou 5.8? Esta é a minha dúvida. Quem souber esta informação, eu agradeço

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post

    Isso é uma omni com uma chapa por trás ou é um setorial ? rsss
    Boa pergunta.
    Mas acho que se não irradia nos 360º é uma setorial.
    O que deve determinar uma classificação da antena é o lóbulo de irradiação.