+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão juntar link com adsl

    bom dia amigos, preciso juntar um link de 1 mg com uma adsl de 8 gb alguem pode fazer isto? qual as opçoes que tenho, tenho o link chegando no roteador dai pra um hub aonde entra a adsl tambem.

  2. #2

    Padrão Balanceamento por Rota Estatica

    Amigo separa a chegada dos links coloca uma outra placa de rede no seu Mkt principal e coloca o adsl nele se for roteado faça o passo a passo:

    1 - Nomea a interface de saida do adsl EX: WAN_ADSL
    2 - Vai em IP -> Adress List adiciona um ip da rede do adsl com a mascara
    3- Cria a nova rede no IP -> Adress List ou o novo pool de ips se for pppoe
    4- Cria a Regra no Nat pra essa rede igual ao Ex:
    ;;; Mascaramento Apoio Rede 105
    chain=srcnat out-interface=WAN_ADSL src-address=192.168.105.0/24
    5- Cria a marcação de pacote no Mangle igual ao Ex:
    ;;; Marca a rota dos pacotes da Rede 105
    chain=prerouting src-address=192.168.105.0/24 action=mark-routing
    new-routing-mark=rota_adsl passthrough=yes
    6 - Cria a rota no rules
    ;;; Tudo que vier da rede 105 sai pelo Modem ADSL
    src-address=192.168.105.0/24 action=lookup table=rota_adsl

    Verifica se for roteado fica tudo mais facil !!
    Todo mundo que vc jogar nessa rede vai sair pra internet pelo adsl ok

    qualquer coisa coloca a pergunta ai que a gente tenta responder !!!
    Última edição por edu_uti; 02-12-2008 às 09:36.

  3. #3

    Padrão Load Balance / Failure

    Bom dia,

    Existem, hoje alguns modos de se utilizar estes 2 links em seu MKT.

    O primeiro é um balanceamento por rotas fixas, automatico por NTH, ou por separação em grupos.

    Eu considero NTH a mais eficiente já que a marcação de pacotes é dinamica utilizando sequencialmente todos os links.

    O balanceamento por rotas fixas, vc definirá quais serviços sairam por um link específico definido por voce.

    Já o balanceamento por grupos voce dividi sua rede em várias faxias onde cada uma tem sua saída por 1 link.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tamanho Ver Post
    bom dia amigos, preciso juntar um link de 1 mg com uma adsl de 8 gb alguem pode fazer isto? qual as opçoes que tenho, tenho o link chegando no roteador dai pra um hub aonde entra a adsl tambem.
    A melhor opçcao pra vc juntar esses links é do amigo "edu_uti", por rota estatica.. asim vc pode criar uma regra que cancele o balanceamento caso a ADSL caia,,, o balanceamento NTH, é bom usar quando à varias adsl, nao so uma.. e balanceamento por grupo é bom usar, quando vc tem links dedicados.

  5. #5
    Avatar de ultralaser
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Presidente Prudente
    Posts
    174
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Posta as duas configurações pra gente

  6. #6

    Padrão

    o primeiro exemplo foi dito ai em cima.. o segundo exemplo, procura no Forum sobre balanceamento NTH...

  7. #7

    Padrão

    obrigado amigos mas pelo que entendi no primeiro exemplo "colocar outra placa de rede" é que meu mikrotik é em uma rb433ah, e o link dedicado e a adsl chegam em um hub antes do mk....

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tamanho Ver Post
    obrigado amigos mas pelo que entendi no primeiro exemplo "colocar outra placa de rede" é que meu mikrotik é em uma rb433ah, e o link dedicado e a adsl chegam em um hub antes do mk....
    RB,, ixi, nao é bom usar RB pra fazer balanceamento, pq usa memoria, e ela tem pouca... mas da pra fazer rota estatica sem necessidade de placa de rede a mais, o problema q vc nao vai te como ver o trafico do consumo dos links, mas fora isso blz...
    so criar em 2 rotas dentro dela pra cada link, e jogar os sites ou clientes q vc quer numa rota, e o resto na outra... depois disso q vc pode fazer pra melhorar, é criar um scrip q verifique a rota no ar, caso ela caia, ela cancela o roteamento... tipo um FailOver.

  9. #9

    Padrão

    preciso de alguem pra fazer isso, vc faz ou indica alguem?

  10. #10

    Padrão

    Passa sua conf. de IP amigo, usa a RB mesmo, pra faze o Load, mas nao é aconselhavel... mas passa ai como vc quer fazer, vc quer jogar alguns sites nessa rota da adsl, ou vc quer jogar um poco de cliente numa rota e outro pouco em outra...?

  11. #11

    Padrão

    pode me adicionar ai [email protected]