Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por orionstation Ver Post
    crie um queue estatica para seu PPPOE!

    Assim ela não se apagará quando a conexão for encerrada

    ou

    Utilize o rádius, pois tem mais recursos e é mais interessante tb!

    BOa sorte
    Ola amigo, como posso utilizar o radius??? ja uso ele como Autenticaçao, pra checagem dos clientes, mas nao uso pra controle de banda.... o controle busca o MK...

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Ola amigo, como posso utilizar o radius??? ja uso ele como Autenticaçao, pra checagem dos clientes, mas nao uso pra controle de banda.... o controle busca o MK...
    o radius funcionara em conjunto com algum software de gerenciamento do mikrotik (só me falham os nomes nesta hora) mas para se tornar mais fácil, exclua a queue dinamica e crie uma identica na aba simple queue que assim os graficos dela nunca se apagaram !

  3. #23

    Padrão

    Ai q ta, nao quero criar queues na SIMPLE QUEUE, utilizo mais de 1500 clientes, ai complica,, vi um cara q conseguiu grava os graficos, mas ele utilizou Mysql, e Radius, so q nao axo esse topico mais...

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Ai q ta, nao quero criar queues na SIMPLE QUEUE, utilizo mais de 1500 clientes, ai complica,, vi um cara q conseguiu grava os graficos, mas ele utilizou Mysql, e Radius, so q nao axo esse topico mais...

    amigo, tambem estou atraz disso. Ja utilizo um sistema de autenticação com radius e mysql (vigo). agora só tenho que saber se o radius da alguma informação de uso.

    valew

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Ai q ta, nao quero criar queues na SIMPLE QUEUE, utilizo mais de 1500 clientes, ai complica,, vi um cara q conseguiu grava os graficos, mas ele utilizou Mysql, e Radius, so q nao axo esse topico mais...
    Isso feito com um sistema a parte.

    Tem o MKAUTH DO PEDRO FILHO e o web mikrotik tb!

    PS: SISTEMAS PAGOS


  6. #26
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    esse sistema de gerenciamento radius seria bom se fosse integrado com algum software de gestao financeira

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    esse sistema de gerenciamento radius seria bom se fosse integrado com algum software de gestao financeira
    Os sistemas financeiros, a maioria utiliza Radius.... o meu caso aki to usando sem sistema, so mesmo Mikrotik, Radius, Cache.... so q quero agora colocar um sistema pra gravar os graficos...

  8. #28

    Padrão

    galera tive uma idéia...no cacti, tem como criar um gráfico a partir de um OID (snmp), e creio eu q quando se cria uma queue dinamica ele deve ter um OID, entao seria pegar esse OID da queue e gerar o gráfico conforme vc quer...do mesmo jeito q vc pega um OID pra gerar gráfico de UPTIME do mik, deve te como gerar da queue..alguem mais ?


    t+

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    galera tive uma idéia...no cacti, tem como criar um gráfico a partir de um OID (snmp), e creio eu q quando se cria uma queue dinamica ele deve ter um OID, entao seria pegar esse OID da queue e gerar o gráfico conforme vc quer...do mesmo jeito q vc pega um OID pra gerar gráfico de UPTIME do mik, deve te como gerar da queue..alguem mais ?


    t+
    eu e um amigo ja tentamos ver sobre isso. o complicado é que cada hora ele cria a queue (do mesmo cliente) com um OID diferente. teria que fazer mais testes pra ver se tem alguma relação os OID diferentes e etc.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    eu e um amigo ja tentamos ver sobre isso. o complicado é que cada hora ele cria a queue (do mesmo cliente) com um OID diferente. teria que fazer mais testes pra ver se tem alguma relação os OID diferentes e etc.

    usa um script php q conecte via snmp no mk e pegue atraves de teu sistema o oid da queue, usando o nome dela..

    tipow: pppoe-maiko (o nome da queue sempre é o mesmo), mesmo q mude o oid, mas vc antes de atualizar os dados, conecta e valida se tal oid, é mesmo de tal queue...algo assim..

    flws

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    usa um script php q conecte via snmp no mk e pegue atraves de teu sistema o oid da queue, usando o nome dela..

    tipow: pppoe-maiko (o nome da queue sempre é o mesmo), mesmo q mude o oid, mas vc antes de atualizar os dados, conecta e valida se tal oid, é mesmo de tal queue...algo assim..

    flws
    Isso e é justamente pegar essa OID q to tentando.... so nao sei onde ela salva. no mk.. aff..

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Isso e é justamente pegar essa OID q to tentando.... so nao sei onde ela salva. no mk.. aff..

    no mik

    /queue simple print oid


    ta ae...se isso ajudar...

    [root@servidor ~]# /usr/bin/snmpwalk -Os -c public -v 1 XXX.XXX.XXX.XXX .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.2.1.1.2.33

    enterprises.14988.1.1.2.1.1.2.33 = STRING: "Endrigo"


    [root@servidor ~]# /usr/bin/snmpwalk -Os -c public -v 1 XXX.XXX.XXX.XXX .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.2.1.1.10.33

    enterprises.14988.1.1.2.1.1.10.33 = Counter32: 49400


    [root@servidor ~]# /usr/bin/snmpwalk -Os -c public -v 1 XXX.XXX.XXX.XXX .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.2.1.1.11.33

    enterprises.14988.1.1.2.1.1.11.33 = Counter32: 40499


    flws amigo..t+

  13. #33

    Padrão

    a ideia de um script que verifica o OID com o nome é excelente. Basta eu ter tempo e meter as caras nisso pra testar.
    Seria um script que abre os OID de tempo em tempo, pega o nome de cada queue e verifica o OID e manda para um arquivo (cada queue teria o seu), e o linux gera os graficos.

    Pensei nessa maneira para funcionar e depois fazer de um jeito mais facil.

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    a ideia de um script que verifica o OID com o nome é excelente. Basta eu ter tempo e meter as caras nisso pra testar.
    Seria um script que abre os OID de tempo em tempo, pega o nome de cada queue e verifica o OID e manda para um arquivo (cada queue teria o seu), e o linux gera os graficos.

    Pensei nessa maneira para funcionar e depois fazer de um jeito mais facil.

    isso aqui garanto que ajuda um monti, já tem alguma coisa meio pronta com o cacti...se nao quizer usar ele pega os xml como exemplo pra usar como quiser...

    cacti mikrotik queue - Google Search

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    isso aqui garanto que ajuda um monti, já tem alguma coisa meio pronta com o cacti...se nao quizer usar ele pega os xml como exemplo pra usar como quiser...

    cacti mikrotik queue - Google Search
    joia..vou dar uma olhada nessa documentação sim.
    Voce utiliza qual solução ou não utiliza nada?

    Valeu amigo.

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    joia..vou dar uma olhada nessa documentação sim.
    Voce utiliza qual solução ou não utiliza nada?

    Valeu amigo.

    uso o cacti, mas pra monitorar outras coisas, não trafego de queues...


    qq coisa posta ae, se puder ajudar...t+....abraços...

  17. #37

    Padrão

    To finalizando o Cati.. vo posta aki o q fiz, pra pega as queues simple

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    To finalizando o Cati.. vo posta aki o q fiz, pra pega as queues simple
    amigo, conseguiu com os queue dinamicos?

    vou começar a mexer hoje nisso. to instalando um linux aqui para testar.

    valew

  19. #39

    Padrão

    O Cacti faz isso sobre os dinamicos, mas to testando ainda pra fica 100%, fiz em slack, mudei pra Debian pra ver, e ja to postando os resultados, so me da uns min. pq to sem energia aki afff...

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    O Cacti faz isso sobre os dinamicos, mas to testando ainda pra fica 100%, fiz em slack, mudei pra Debian pra ver, e ja to postando os resultados, so me da uns min. pq to sem energia aki afff...
    tranquilo. não sabia que o cacti ja cuidava dos dinamicos.

    Estou aqui instalando uma máquina virtual para testar o Cacti, nunca mexi com ele.
    Caso tenha o exito com os testes ai, ficaria muito grato se disponibilizasse como fez.

    desde já agradeço.

    abraços.