Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Avaliar o Sinal do Cliente?

    Bom dia moçada,

    Gostaria de levantar um tópico dos critérios a serem avaliados para identificar qualidade no sinal do cliente, preciso da ajuda dos experientes.

    Pode-se dizer que o sinal é bom se:

    - Sinal maior que -70db (-69 -60)
    - ACK Timeout perto de 30
    - Nível de ruído menor que -90 db (-91, -95)
    - Relação Sinal Ruído maior que 20

    Corrijam o que estiver errado e acrescentem o que for necessário pra chegarmos a um consenso.

  2. #2

    Padrão

    Netosdr, aqui considero uma instalação perfeita quando o cliente registrado no ap mostra um sinal de -45db, ack timeout de 30us (isso com o ack dinâmico na transmissão) e -105 a -100db de ruído, clientes com esses dados os ping são perfeitos sempre entre 1 e 2 ms e sempre ficam conectados a 54mbps/54mbps (aqui transmito em B/G se colocar em somente B não funciona que preste) mas só observo isso nos clientes mais próximos (até 1km) e no geral a conexão deles e bem melhor que as dos outros que mostram esses dados diferentes.

    Uso PC AP MK com 5 placa Greatek com TX entre 40 e 63wm e 3 antenas hyperlink setorial de 17 db vertical, 1 omni e uma antena de grade de 25db, transmitindo para clientes também.

    Essa antena de grade funciona melhor que todas as outras juntas. Estava pensando em substituir as antenas setoriais e colocar 6 antenas de grade de 25dbi da aquário fechando os 360º em volta da torre (sabemos que o ângulo de abertura do sinal das antena de grade é bem fechando, acho que é entre 4 e 8º mas na prática é bem maior e ainda tem a vantagem de não pegar interferência de outras transmissões vindas de outro lado.

    Alguém mais usa antena de grade para transmitir para os clientes?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Portela Ver Post
    Netosdr, aqui considero uma instalação perfeita quando o cliente registrado no ap mostra um sinal de -45db, ack timeout de 30us
    Estes indicadores que mencionou nunca atingi aqui, mas tem o detalhe de todos os meus clientes estarem a mais de 1 km da torre e estar configurado pra 17db de potência.

    Quanto a usar antena de grade, não sei se seria uma boa, pois o projeto delas não é pra este uso..

  4. #4

    Padrão

    Realmente o projeto das antenas de grade direcionais não é foi feito para atender ponto-multi-ponto.

    Um dia tive e instalar uma antena de grade apontando para um cliente apenas, antena essa ligada a uma das placa greatek do meu PC AP MK, tive de fazer isso pois erra um cliente empresárial que necessitava de 512kpbs full para poder acessar um sistema remoto da empresa e quando configurei esse cliente para passar junto com os clientes residenciais não passou os 512k de forma alguma e dava muito erro no sistema deles.

    Liguei essa antena de grade a uma das placas PCI do PC AP e todas estão configuradas como AP Bridger, fui ligando mais clientes que estavam na linha do sinal e com o passar do tempo fui vendo que o sinal estava pegando em um ângulo maior e sempre com um sinal muito bom e hoje essa é a melhor antena que tenho e com a menor TX de todas (9db setado no manual TX power do MK, não precisa colocar mais pois a antena tem 25db de ganho) e mesmo os clientes com sinal baixo ficam com pings bons e com uma boa banda de passagem.


    Por isso estou pesando de colocar várias antenas de grade no lugar das setorias e ver como fica, acho que já vi alguém aqui do fórum falar que usa dessa formar.

  5. #5

    Padrão

    Eu ja usei antena de grade pra transmitir sinal
    pega muito bem pra receber e transmitir, mas na epoca eu usava só 2, isso limitava o alcance
    ai troquei por uma omni.
    o resultado da de grade é muito bom, porém tem uma desvantagem, pesa muito na torre e como ela é maior ela pega mais ventos(funciona como um leque), se sua torre for estaiada com certeza vai balançar e se não for bem projetada para um peso extra e vc colocar 6 grades, a torre cai, rsrs. Esse foi outro motivo que hj uso omni, infelizmente minha torre tem limite de peso e não tava aguentando 3 grades, quer dizer aguentar aguentava mas tava sacudindo por causa da parabola dela pegar muitos ventos, mas quando eu trocar a torre pretendo fazer mais testes com antenas de grade, o resultado é bom

  6. #6

    Padrão

    Antena de grade nao foi feita pra tranmitir multiponto.

    Um painel setorial tem de 60 a 120º de abertura contra 8º de uma direcional.

    Até voce formar 360º vai precisar de 45 antenas.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Antena de grade nao foi feita pra tranmitir multiponto.

    Um painel setorial tem de 60 a 120º de abertura contra 8º de uma direcional.

    Até voce formar 360º vai precisar de 45 antenas.
    Na teoria, sim, mas na prática uma direcional pode cobrir até 180º com baixa qualidade e 30º com alta qualidade

  8. #8

    Padrão

    A minha antena de grade da aquários de 25db, que uso para transmitir para clientes, cobre com perfeição clientes em um raio 35 a 40º, o TX power tá setado em 9db no MK com placa PCI Grentek.

    Um detalhe, estou usando nela o canal 13 e já vi passar 2mega de TX total na Wlan dela com 30 usuários registrados.

    Nessa antena tenho clientes com 300k e 256k, quem estar no ângulo entre 35 a 40º tem ping de 1, 2 ou 3ms e existem clientes que estão nesse limite de ângulo sem ou com pouca visada a 2 km da torre, com sinal baixo mais mesmo assim tem uma conexão relativamente boa com pins mais altos (entre 8 - 20ms).

    E como falei, essa é a melhor antena que tenho aqui, funciona melhor que as setoriais da hyperlink de 17db vertical de 90º. Outro detalhe, só existe essa transmissão aqui no canal 13.

    Estou pesando em colocar 6 antenas de grande em volta da torre, 02 mais em baixo da torre, 02 mais em cima e 02 no topo, todas de costa uma para outra, assim eu poderia usar 6 radios com apenas 2 ou até mesmo 1 canal para todas.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Antena de grade nao foi feita pra tranmitir multiponto.

    Um painel setorial tem de 60 a 120º de abertura contra 8º de uma direcional.

    Até voce formar 360º vai precisar de 45 antenas.

    não foram mas funciona muito bem, o sinal fica violento, e só uso 17 db, tem cliente conectado a 100% de qualidade ,100% de potencia e 70% de noise (ralink) a 1,5 km de distancia e aos lados tem bastante clientes nela tmb, desvantagem, provoca uma interferencia fd.p na omni.

  10. #10

    Padrão

    ja usei muita grade... manda um sinal otimo.... muito bom pra kem tah começando.... ou qm tem torre em lugares tipo corredor de casas..... aonde vc coloca uma grande.... e cobre todo o bairro.....

    e outra vantagem... vc usa ela na polaridade vertical ou horizontal.. pra fugir da poluição...

  11. #11

    Padrão

    vi muitos colegas aqui dizer que a grade é 8º.... tenho uma estação totalmente com antenas de grade zirok..... como a relação frente costas é quase nenhuma, uso apenas duas grade e cubro 120º graus e não me digão que estou errado que mostro meus clientes conectado. a outra estação tenho com duas zirok wll 60 disco e cubro tambem 120º graus.... porem mais longe que as de grade. e pasmem... estou a 60 metros de altura e tem provedor me escaniando com bom sinal a 10kl de distancia.. ( OBS:: espero o dia que os fabricantes parem de fabriar antenas omnis.... isso é o motivo do caos da interferencia)

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Portela Ver Post
    Netosdr, aqui considero uma instalação perfeita quando o cliente registrado no ap mostra um sinal de -45db, ack timeout de 30us (isso com o ack dinâmico na transmissão) e -105 a -100db de ruído, clientes com esses dados os ping são perfeitos sempre entre 1 e 2 ms e sempre ficam conectados a 54mbps/54mbps (aqui transmito em B/G se colocar em somente B não funciona que preste) mas só observo isso nos clientes mais próximos (até 1km)
    Rapá eu nunca atingi esse nivel de sinal, o maximo foi -63.

    Até -70 já considero uma instalação "perfeita".

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Rapá eu nunca atingi esse nivel de sinal, o maximo foi -63.

    Até -70 já considero uma instalação "perfeita".
    Deve ser pq vc usa banda B, só consegue esse sinal quem usa B e G
    eu tb uso só B e considero sinal bom quando tá em -70

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleyton19 Ver Post
    Deve ser pq vc usa banda B, só consegue esse sinal quem usa B e G
    eu tb uso só B e considero sinal bom quando tá em -70
    Ah ta por isso entao!

  15. #15

    Padrão Sinal Otimo

    no provedor que eu trabalhava.... tinha uma torre.... com um painel de 120º 17dbi...... que cobria clientes ateh uma media de 1500 mts..... e messa rede o cliente com pior sinal tinha -55.... essa torre tinha muita gente boa..... desde -33 ateh -55... usava uma rb600 com 3 cartoes.. e usava cartoes R52H...


    creio q tava otimo...

  16. #16

    Padrão

    Mas e ai? Funfa ou não funfa com antena de grade?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunobravo Ver Post
    Mas e ai? Funfa ou não funfa com antena de grade?
    funfar funfa, mas pra ter um bom resultado terá que encher a torre de antenas de grade, pelomenos umas 6 pra ficar parecido com antena setorial

  18. #18

    Padrão

    Então é melhor usar as setoriais mesmo... ...quanto mais estudo, mais conheço, quanto mais conheço, mais tenho dúvida, ou seja, quanto mais conhecimento, menos conhecimento????!!!!!!

  19. #19

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunobravo Ver Post
    Então é melhor usar as setoriais mesmo... ...quanto mais estudo, mais conheço, quanto mais conheço, mais tenho dúvida, ou seja, quanto mais conhecimento, menos conhecimento????!!!!!!
    Quanto mais conhecimento, mais dúvidas!