+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redes diferentes com acesso a internet ?

    Olá pessoal, estou com um probleminha aqui na minha empresa, é o seguinte, preciso ligar duas redes diferentes (uma com a faixa de ip 192.168.0.0, e a outra com a faixa de ip 10.10.10.0) estas duas redes precisam acessar a internet por um único link de adsl da telefônica. Quero saber se existe um roteador que eu pudesse configurar uma porta para a rede 192.168.0.0, outra porta para a rede 10.10.10.0 e uma porta para o link de adsl da telefônica, para que as duas redes utilizem o mesmo link de internet.



    espero que possam me ajudar... abraços a todos.

  2. #2

    Padrão

    Cara, sua ADSL já tem um modem fazendo a conexão?? Se sim, qualquer roteador com 3 interfaces faz o que você quer. Agora, se você não tem um modem ai é bom pesquisar algum roteador/modem ADSL com 2 interfaces LAN e 1 WAN.

    Mas só avisando que você pode fazer isso tudo com um linux!! Inclusive a conexão ADSL sem o modem!

  3. #3

    Padrão

    O amigo magnum tem razao, so montar um servidorzinho linux e ativa roteamento estatico, coloca 3 placas de rede e pronto, se preferir precisa nem por 3 , coloca apenas 2, uma para entrar o link de internet e a outra voce cria interfaces virtuais, dai liga no seu switch ou hub e pronto vai ter suas redes de classes diferentes funcionando, sabe é uma pena que essas miniplacas com processador e memoria ainda custem caro, porque elas são perfeitas para isso, nao gastam quase nada de energia e ainda sao do tamanho de uma caixa de cd pouca coisa mais alta, daria pra montar servidores e roteadores linux de bom desempenho e a custo interessante ... se alguem tiver interesse em começar um negocio do genero só dar um toque ai rss...

  4. #4

    Padrão

    Valew pelas dicas até agora pessoal, apesar de eu realmente achar a idéia do servidor linux com tres placas de rede muito mais viavel no momento, meu chefe insiste em querer fazxer essa configuraçao usando um rotedor da CISCO, tem como vcs me indicarem um roteador que tenha essas tres interfaces para que eu possa fazer a distribuição do meu link adsl entre as redes com faixas de ips diferentes.

    Atualmente uso o modem ADSL da Opticom ( DSlink260E), esse modem foi a telefonica mesmo que me mandou quando assinei o speedy. E quanto ao roteador da cisco, ele será capaz de fazer a discagem com o nome de usuario e senha do speedy ?

    Valew a todos fico no aguardo!!!

  5. #5

    Padrão

    rapaz roteador é coisa cara, e alem do mais, ele nao é como um modem de adsl ou um servidor de funcionamento simples que voce acha tutoriais e gente disposto a ensinar como mexe em todo lado nao, eu paguei um dinheiro loco pra fazer curso CCNA CISCO, igual o magnun ai em cima tambem, agora convencer alguem a passar conhecimento desse nivel é meio complicado, vai ter que acabar pagando uma acessoria viu, outra coisa, meu conselho, voce nao precisa de um roteador, compra um switch cisco ou 3com com gerenciamento, dai faz VLANS, mantem todo mundo na mesma classe de ip porem divide em grupos ai um grupo nao se comunica com o outro, acho isso muito mais vantagem olhando pelo custo x beneficio do que meter roteador cisco ai, mas procure um partner da cisco se é o que voce quer e cote com ele modelos com a quantidade de interfaces que voce precisa, mas escute minha dica, roteador só se voce realmente precisar operar nessas suas classe de ip diferentes, se o negocio for apenas separar 2 blocos entao use um switch. se precisar de alguma coisa so avisar, so nao me peça como configurar o roteador depois que comprar, manda seu chefe pagar um treinamento ou entao contratar uma acessoria. nao me entenda mal por favor ok. sorte na escolha e bom trabalho.

  6. #6

    Padrão

    Cara de maneira nenhuma vou entender mal, pelo contrário, acho que esse negócio de por um roteador cisco apenas para separar as redes e compartilhar o link de internet é uma coisa um pouco "estravagante" para a situação. Só que você sabe como é que é né cara, chefe, você tem que aturar algumas coisas, quando ele me falou isso tbm tentei debater, mais parece que ele não é um "linuxista" si é que vc me entende...rs. Pô cara tbm tõ tentando e estudando muito para obter a CCNA, já tenho a MCDST da microsoft, só que essa certificação é mais apropriada para a parte mais "lógica da rede", não entra muito em detalhes de roteamento e tals. Más de qualquer forma agradeço muito a atenção de vcs até agora, to vendo que o jeito mais viável vai ser sugerir para meu chefe um servidor linux para fazer essa tarefa, ou até mesmo uma servidor windows, configurado com uma ponte de rede.
    Vamu ver no que dá...

    Abraços aí galera.

  7. #7

    Padrão

    Cara, vou ter que discordar com você em alguns pontos.

    1. Você disse que não acha conteúdo explicativo sobre configurações de ativos de rede certo CISCO.
    Pois eu discordo. Você já olhou o tanto de tutorial, explicação e receitas de bolo que tem no site da CISCO?? Pois é... Lá tem uma documentação incrível!

    2. Não há pessoas dispostas a passar esse conhecimento.
    Cara... EU to bem aqui!!!! Já deu uma olhada no meu blog???

    Agora quanto a router ser coisa cara... Concordo em partes... Um router pra essa finalidade só precisa de 3 interfaces ethernet, não deve ser tão caro. Infelizmente estou afastado dessa área de vendas a um bom tempo e não sei mais os preços... Mas acho que já que é pra empresa esse não é o grande problema. Mas até um router da 3com aguenta isso....

    Qualquer dúvida posta ai...

  8. #8

    Padrão

    Opa tudo bom Magnun, realmente não olhei suas dicas nem seu blog, mas vou fazer, acredito que deve ter muita coisa interessante mesmo, mas você concorda comigo que uma pessoa colocar uma solução que não teve nem tempo pra estudar e aprender como funciona pode acabar se tornando um puta problema pra ela quando algo de errado aparecer, e que a produtividade dele pode ficar afetada pelo fato de colocar algo novo e com certa complexidade no meio dos equipamentos dele que estão em produção ? acredito que é como ele disse, ele quer algo simples e que funcione quem quer meter roteador cisco ai é o chefe dele que talvez nem saiba que da pra fazer o mesmo trabalho com soluções bem mais baratas e tão eficientes quanto cisco.
    Vou ir olhar seu blog agora, derepente no futuro após estudar muito eu tenha condições de contribuir com alguma coisa, obrigado e sorte a todos.
    Última edição por ayco; 03-12-2008 às 20:09.

  9. #9

    Padrão

    Cara, agora sou eu quem vai discordar com vc... no momento não tenho condições para pagar um curso de preparação para as provas de certificação, postei minha dúvida neste fórum, para ser discutida com outros colegas dispostos a ajudar, (acredito que seja esse o objetivo de qualquer fórum), agora quando você disse que isso pode me atrapalhar no futuro, me deixando "mal-acostumado", não acredito que isso possa acontecer, muito pelo contrário, ninguem fica mal acostumado por buscar a solução de uma dúvida ou de uma questão, e mesmo assim, como eu disse UMA DÚVIDA, não pedi a solução do meu "problema", nem a resposta de uma questão, felizmente existe o fórum para ajudar quem não tem condições de pagar um curso e pessoas dispostas ajudar (como o magnum). Assim como vc, estudo muito para obter essa certificação, o diferencial é que não tenho professor no momento para me auxiliar. Tenho certeza de que dúvidas sejam normais em qualquer aprendizado, e que buscar as respostas seja mais normal ainda. Acredito que seja tbm o seu caso, que vc participe desse fórum tbm para buscar soluções e não apenas apresentá-las.

    OBS: Acho que vc entendeu que estou querendo tudo de mão beijada, não é bem assim, o que eu quero é discutir sobre uma dúvida que pode ajudar mais pessoas futuramente

    Desculpa se parece que estou sendo grosso, apenas respondi a altura de seu comentário...abraços

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por willewell Ver Post
    Cara, agora sou eu quem vai discordar com vc... no momento não tenho condições para pagar um curso de preparação para as provas de certificação, postei minha dúvida neste fórum, para ser discutida com outros colegas dispostos a ajudar, (acredito que seja esse o objetivo de qualquer fórum), agora quando você disse que isso pode me atrapalhar no futuro, me deixando "mal-acostumado", não acredito que isso possa acontecer, muito pelo contrário, ninguem fica mal acostumado por buscar a solução de uma dúvida ou de uma questão, e mesmo assim, como eu disse UMA DÚVIDA, não pedi a solução do meu "problema", nem a resposta de uma questão, felizmente existe o fórum para ajudar quem não tem condições de pagar um curso e pessoas dispostas ajudar (como o magnum). Assim como vc, estudo muito para obter essa certificação, o diferencial é que não tenho professor no momento para me auxiliar. Tenho certeza de que dúvidas sejam normais em qualquer aprendizado, e que buscar as respostas seja mais normal ainda. Acredito que seja tbm o seu caso, que vc participe desse fórum tbm para buscar soluções e não apenas apresentá-las.

    OBS: Acho que vc entendeu que estou querendo tudo de mão beijada, não é bem assim, o que eu quero é discutir sobre uma dúvida que pode ajudar mais pessoas futuramente

    Desculpa se parece que estou sendo grosso, apenas respondi a altura de seu comentário...abraços
    Opa, salve salve grande amigo willewell, desculpe ai se entendeu como agressiva a resposta, em momento algum tive a intenção de dizer que voce quer nada de mao beijada nem que vai ficar mal acostumado, puxa vida realmente eu dou azar para forúns melhor eu ficar quetinho mesmo, simplesmente disse que pegar algo que nao se conhece e jogar no meio de sua rede em produçao pode afetar o desempenho da mesma se algo sair fora do esperado, mas tudo bem, deixa pra la estou saindo fora do post, boa sorte e novamente digo não tive intenção de ofender nem ensinuar qualquer coisa maldosa ok, releia o que escrevi, sugeri o que acredito ser boas opções a você, mas agora a coisa ja esta indo por outro lado, ja estou sentindo um ar meio aspero em suas palavras então eu fico por aqui, me desculpo e saio de cena, quem mandou eu opinar né, tenho mais é que tomar no @ mesmo. t+

  11. #11

    Padrão

    Bem pessoal, estamos aqui sugerindo soluções e não dando soluções prontas! Mas concordo com você ayco. Não adianta nada o cara pegar uma solução pronta e implementar se ele não entende o que está fazendo. Mas ai é que entra a 'seleção natural' de Darwing:
    1. Ou ele aprende o que implementou durante a implementação, ou;
    2. ele aprende após dar o primeiro problema e o chefe der 1h pra ser corrigido;
    3. Ou ele não aprende e é demitido.

    Só os fortes sobrevivem cara...

    Ah, e não some do Forum não viu...

  12. #12

    Padrão

    Quero deixar bem claro pra todos aqui que em momento algum desprezei a opinião de alguem, não importa se o cara que está dando a informação possui CCNA, MCSE, MCDST, GRADUADO, ou qualquer outra coisa, ou até mesmo nunca ouviu falar no assunto. Todas as opiniões com a intenção de ajudar são muito bem vindas.
    E realmente como eu e tbm o magnun disse estamos aqui para DISCUTIR as dúvidas e não para apresentar soluções prontas. E sobre a seleção natural de Darwing magnun, acho que teria a quarta:

    1. Ou ele aprende o que implementou durante a implementação, ou;
    2. ele aprende após dar o primeiro problema e o chefe der 1h pra ser corrigido;
    3. Ou ele não aprende e é demitido.
    4. "Aprende porque tem vontade de aprender, não para simplesmente passar numa prova ou obter uma certificação e sim pelo prazer de poder ajudar os outros quando passarem pelas mesmas dificuldades que também tiveram em seu aprendizado".

    Acho que é isso galera... Até o próximo post