+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida para montar rede Wirelles na empresa ?

    Olá Pessoal,

    Trabalho numa empresa e gostaria de iniciar uma rede Wirelles no setor da informática, e claro se der certo expandir para outros setores. Mas a princípio vai ser um uso local na info mesmo com laptops e cia.
    Bom, a idéia e ligar um roteador wirelles desses em um ponto da minha rede para o mesmo distribuir minha faixa Dhcp, e assim os notes pegaram o ip da minha rede interna.

    A minha topologia é a seguinte:

    Link Dedicado
    |
    Firewall
    |
    Switch1 (onde estão ligados todos os meus servidores)
    |
    Rede Interna

    A intenção era colocar um roteador ligado ao Switch1, o principal da minha rede, a qual fica na própria info, para assim o sinal ser distribuído. Depois instalar access points em alguns locais do prédio.

    Algúem pode me dar uma dica de equipamentos e como montar esta configuração ?

    Sds,
    Robson.
    Última edição por robsoncb; 05-12-2008 às 16:52.

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    da pra usar simples como o edimax, ja que tem servidores, vc coloca ele em bridge, ai ele repassa os ips e tudo dos servers
    e é baratinho

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    da pra usar simples como o edimax, ja que tem servidores, vc coloca ele em bridge, ai ele repassa os ips e tudo dos servers
    e é baratinho
    Olá amigo,

    Bom me desculpe, mas sou leigo no assunto, o Edimax seria o roteador wirelles correto ?
    Eu posso colocar um roteador em um ponto de rede do meu switch e fazer o mesmo distribuir ip´s pela rede ? Essa config é interna do equipamento correto.

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    roteador e pode ser ap tb

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    roteador e pode ser ap tb
    ok, bom presumo que esses roteadores tenham a sua própria faixa dhcp para transmitir, suponha que eu ligue os mesmos na minha rede interna.
    Deve ter uma configuração padrão a qual devo fazer para os mesmos em vez de transmitir a sua faixa DHCP, transmitir os ip´s da minha rede interna.
    O que vocês costumam fazer para habilitar o roteador para funcionar dessa forma ?

  6. #6

    Padrão

    Olá robsoncb,

    Voce pode trabalhar de 2 formas distintas, sendo o AP em Bridge onde ele trabalha apenas como um gateway wireless invisivel para sua rede utilizando todas as configurações que seus servidores passam as estações cabeadas que voce já tem ou como AP Router sendo um roteador wireless com servidor DHCP, controle de banda, e mais alguns recursos que estarão disponíveis aos clientes que estiverem conectados via Wireless.

    Lembro a voce o seguinte, trocar uma rede cabeada por wireless é extremamente complexo no quesito desempenho. Não se iluda com um roteador 54Mbps ou 108Mbps pois os mesmos não tem estas taxas fixas como troughtput tendo as vezes limitações de poucos Mb para a transferencia. Pense bem antes de fazer um investimento numa tecnologia que pode ser frustrante. Equipamentos que recomendo a voce para teste que se sairam bem em testes realizado em campo por mim são Zinwell G220 (250mW Real por hardware), AP Router APR-2405G 16M (Ótimo nível de sinal e bom Troughtput), NanoStation 2.

    Qualquer dúvida posta ai.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    Olá robsoncb,

    Voce pode trabalhar de 2 formas distintas, sendo o AP em Bridge onde ele trabalha apenas como um gateway wireless invisivel para sua rede utilizando todas as configurações que seus servidores passam as estações cabeadas que voce já tem ou como AP Router sendo um roteador wireless com servidor DHCP, controle de banda, e mais alguns recursos que estarão disponíveis aos clientes que estiverem conectados via Wireless.

    Lembro a voce o seguinte, trocar uma rede cabeada por wireless é extremamente complexo no quesito desempenho. Não se iluda com um roteador 54Mbps ou 108Mbps pois os mesmos não tem estas taxas fixas como troughtput tendo as vezes limitações de poucos Mb para a transferencia. Pense bem antes de fazer um investimento numa tecnologia que pode ser frustrante. Equipamentos que recomendo a voce para teste que se sairam bem em testes realizado em campo por mim são Zinwell G220 (250mW Real por hardware), AP Router APR-2405G 16M (Ótimo nível de sinal e bom Troughtput), NanoStation 2.

    Qualquer dúvida posta ai.
    Olá João, bom pretendo fazer o esquema com o AP em bridge. A idéia é que esse ponto sirva só ao setor da informática como citei acima mesmo.
    Essa configuração de bridge é feita no browser do próprio equipamento correto ?
    O equipamento pode ser dimensionado para umas 5 máquinas por aí a 8, não passará disso. Qual desse que você citou oferece o maior custo benefício ? Será só uma pequena rede Wirelles aqui.

    Sds,
    Robson.