+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como criar Qos para msn e Voip?

    Amigos gostaria de saber se tem como criar rotas para usar o Qos, para uso de msn e Voip, mas tem q ser feito nas configurações das aps, eu uso rb 333 com cartão r52h, e com servidor Mk 2.27, gostaria de saber se tem como priorizar esse trafego, tenho link dedicado de 2 mb!

    Desde já agradeço a atenção de todos!

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    add chain=prerouting protocol=tcp src-port=1863 action=mark-packet \
    new-packet-mark=msn-out passthrough=yes comment="MSN" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=1863 action=mark-packet \
    new-packet-mark=msn-in passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=forward protocol=tcp tcp-flags=syn action=change-mss new-mss=1360 \
    comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=udp dst-port=5060 action=mark-connection \
    new-connection-mark=voip_in passthrough=yes comment="VOIP-IN" disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark=voip_in action=mark-packet \
    new-packet-mark=VOIP_IN passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=udp src-port=5060 action=mark-connection \
    new-connection-mark=voip_out passthrough=yes comment="VOIP-OUT" \
    disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark=voip_out action=mark-packet \
    new-packet-mark=VOIP_OUT passthrough=yes comment="" disabled=no
    ----------------------------------------------
    No queues tree vc faz o controle de banda (Qos )

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    add chain=prerouting protocol=tcp src-port=1863 action=mark-packet \
    new-packet-mark=msn-out passthrough=yes comment="MSN" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=1863 action=mark-packet \
    new-packet-mark=msn-in passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=forward protocol=tcp tcp-flags=syn action=change-mss new-mss=1360 \
    comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=udp dst-port=5060 action=mark-connection \
    new-connection-mark=voip_in passthrough=yes comment="VOIP-IN" disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark=voip_in action=mark-packet \
    new-packet-mark=VOIP_IN passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=udp src-port=5060 action=mark-connection \
    new-connection-mark=voip_out passthrough=yes comment="VOIP-OUT" \
    disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark=voip_out action=mark-packet \
    new-packet-mark=VOIP_OUT passthrough=yes comment="" disabled=no
    ----------------------------------------------
    No queues tree vc faz o controle de banda (Qos )

    Bom dia! e para vídeo streaming a regra seria semelhante?
    sei que é complicado priorizar isso mas tem um cliente que precisa
    entao tenho que aplicar essa regra mas só pra ele...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    add chain=prerouting protocol=tcp src-port=1863 action=mark-packet \
    new-packet-mark=msn-out passthrough=yes comment="MSN" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp dst-port=1863 action=mark-packet \
    new-packet-mark=msn-in passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=forward protocol=tcp tcp-flags=syn action=change-mss new-mss=1360 \
    comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=udp dst-port=5060 action=mark-connection \
    new-connection-mark=voip_in passthrough=yes comment="VOIP-IN" disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark=voip_in action=mark-packet \
    new-packet-mark=VOIP_IN passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=udp src-port=5060 action=mark-connection \
    new-connection-mark=voip_out passthrough=yes comment="VOIP-OUT" \
    disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark=voip_out action=mark-packet \
    new-packet-mark=VOIP_OUT passthrough=yes comment="" disabled=no
    ----------------------------------------------
    No queues tree vc faz o controle de banda (Qos )
    Amigo obrigado pela força irei criar as regras, mas ficou uma duvida essa configuração eu coloco nas router ou no servidor?
    Quanto ao QOs no queues tem algum exemplo de configuração que você consiga me ajudar, sei que já estou pedindo de mais!

    Muito obrigado pela sua enorme atençao!

    Fico muito grato!

    Um forte Abraçoo!!!

    Valeu!

  5. #5

    Padrão

    galera...
    nao quis abrir outro tópico, mas estou com problema na telefonia sobre ip aqui. minha rede é só e mkt.

    meus voips nao passam cartão de credito...hora passa hora nao passa...a cada 10 tentativas consigo umas 5.
    será que tem algum qos especifico pra isso? sendo que parece ser uma ligação normal.
    tenho já os codecs nos atas corretos para passagem de dados pela ligação.

    obrigado.

  6. #6

    Padrão

    As máquinas de cartão usam o mesmo processo de transmissão das máquinas de fax. Com isso estas máquinas necessitam que a voz não esteja "compactada" para que a comunicação ocorra. Os codecs fazem justamente o trabalho de compactação da voz em tempo real que retira os sons inaudíveis aos ouvido humano. Para resolver o problema tente forçar o uso do codec g711 (se sua operadora voip aceitar). Uma coisa importante tmbm é o QoS, já que se a voz "pipocar", mesmo usando o g711, a transmissão irá cessar. O QoS implementado pelos ATAs via TOS/DSCP não funciona corretamente pois todo pacote RTP que retorna (a voz do seu interlocutor) sempre virá com o cabeçalho TOS/DSCP zerado, mesmo que seu provedor envie com alta prioridade. Isso ocorre pq os roteadores alteram o cabeçalho ip destes pacotes ao longo do caminho.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aheringer Ver Post
    As máquinas de cartão usam o mesmo processo de transmissão das máquinas de fax. Com isso estas máquinas necessitam que a voz não esteja "compactada" para que a comunicação ocorra. Os codecs fazem justamente o trabalho de compactação da voz em tempo real que retira os sons inaudíveis aos ouvido humano. Para resolver o problema tente forçar o uso do codec g711 (se sua operadora voip aceitar). Uma coisa importante tmbm é o QoS, já que se a voz "pipocar", mesmo usando o g711, a transmissão irá cessar. O QoS implementado pelos ATAs via TOS/DSCP não funciona corretamente pois todo pacote RTP que retorna (a voz do seu interlocutor) sempre virá com o cabeçalho TOS/DSCP zerado, mesmo que seu provedor envie com alta prioridade. Isso ocorre pq os roteadores alteram o cabeçalho ip destes pacotes ao longo do caminho.
    Td bem André? Sumidoooo....

    Seguinte, já tentou implementações MPLS para VoIP?

  8. #8

    Padrão

    Eu nunca usei cartão de crédito no voip, mas se for como o amigo acima falou, ou seja, usa o mesmo protocolo que fax habilite o T.38 (nem todas terminações aceitam)

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Td bem André? Sumidoooo....

    Seguinte, já tentou implementações MPLS para VoIP?

    Grande Sergio!
    E aí cara, tudo blz ? Feliz ano novo para vc e sua família ! Sim, estou de volta ao fórum depois de um longo tempo sem postar. Gostei muito da sua palestra sobre QoS no MUM e pessoas como vc é que enobrecem o underlinux. Quanto ao MPLs eu não tentei implementar pois acabei desenvolvendo uma solução própria para priorizar o voip e afins. Minha briga com o QoS é antiga e testei de todas as maneiras uma forma de priorizar o tráfego que entra pois são muitas as dificuldades:

    - Priorizar por TOS/DSCP não é uma boa idéia pq o tráfego que retorna sempre vem com DSCP/TOS zerado. Além disso alguns vírus fazem uso deste campo ao gerar seus pacotes.
    - Priorizar por porta tmbm não funciona pq as portas SIP são somente para sinalização sendo que a mídia de voz usa portas aleatórias.
    - Priorizar por destino tmbm não é uma boa idéia pois as maioria das operadoras voip faz o reinvite do tráfego RTP e nunca sabemos para qual servidor será encaminhado.
    - Priorizar por origem funciona porém é necessário manter as regras para cada ATA que esteja em uso . Além disso o uso do softphone fica comprometido.

    Uma solução seria priorizar por L7 mas a última vez que testei ele reconhecia somente o RTP gerado pelo netmeeting, sendo que o filtro para o SIP/CRTP/RTP não está completamente maduro (QoS and Layer7 RTP doesn't work? - LinksysInfo - Community Forums for Linksys Devices). Outro porém é o uso do RTP para aplicações não críticas como jogos, por exemplo. o que acaba inviabilizar o uso do QoS sobre o RTP. Tmbm o fato do pacote RTP ser pequeno, mas de bom fluxo, torna o consumo de processamento um pouco maior.

    A soluçao que adotei foi escrever um programa em C para reconhecer o que é UDP -> RTP->G729 gerador pelo SIPv2 e alterar o buffer das interfaces (fifo) para colocar os pacotes prioritários na frente dos demais pacotes não prioritários. A vantagem disso é que o priorizador reconhece qualquer mídia de voz gerado por qualquer dispositivo (ata, softphones, etc) de forma automática sem fazer reserva de banda. O sistema roda no rtl8186 como bridge e não há necessidade de configurar nada, bastando colocar na porta WAN do equipamento o cabo que vem do roteador e na porta LAN colocar o cabo que sai para a rede local. Com isso, independente do tráfego passante a voz será priorizada sem alterar a estrutura de rede atual.

    Grande abraço,

    André Heringer

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aheringer Ver Post
    Grande Sergio!
    E aí cara, tudo blz ? Feliz ano novo para vc e sua família ! Sim, estou de volta ao fórum depois de um longo tempo sem postar. Gostei muito da sua palestra sobre QoS no MUM e pessoas como vc é que enobrecem o underlinux. Quanto ao MPLs eu não tentei implementar pois acabei desenvolvendo uma solução própria para priorizar o voip e afins. Minha briga com o QoS é antiga e testei de todas as maneiras uma forma de priorizar o tráfego que entra pois são muitas as dificuldades:

    - Priorizar por TOS/DSCP não é uma boa idéia pq o tráfego que retorna sempre vem com DSCP/TOS zerado. Além disso alguns vírus fazem uso deste campo ao gerar seus pacotes.
    - Priorizar por porta tmbm não funciona pq as portas SIP são somente para sinalização sendo que a mídia de voz usa portas aleatórias.
    - Priorizar por destino tmbm não é uma boa idéia pois as maioria das operadoras voip faz o reinvite do tráfego RTP e nunca sabemos para qual servidor será encaminhado.
    - Priorizar por origem funciona porém é necessário manter as regras para cada ATA que esteja em uso . Além disso o uso do softphone fica comprometido.

    Uma solução seria priorizar por L7 mas a última vez que testei ele reconhecia somente o RTP gerado pelo netmeeting, sendo que o filtro para o SIP/CRTP/RTP não está completamente maduro (QoS and Layer7 RTP doesn't work? - LinksysInfo - Community Forums for Linksys Devices). Outro porém é o uso do RTP para aplicações não críticas como jogos, por exemplo. o que acaba inviabilizar o uso do QoS sobre o RTP. Tmbm o fato do pacote RTP ser pequeno, mas de bom fluxo, torna o consumo de processamento um pouco maior.

    A soluçao que adotei foi escrever um programa em C para reconhecer o que é UDP -> RTP->G729 gerador pelo SIPv2 e alterar o buffer das interfaces (fifo) para colocar os pacotes prioritários na frente dos demais pacotes não prioritários. A vantagem disso é que o priorizador reconhece qualquer mídia de voz gerado por qualquer dispositivo (ata, softphones, etc) de forma automática sem fazer reserva de banda. O sistema roda no rtl8186 como bridge e não há necessidade de configurar nada, bastando colocar na porta WAN do equipamento o cabo que vem do roteador e na porta LAN colocar o cabo que sai para a rede local. Com isso, independente do tráfego passante a voz será priorizada sem alterar a estrutura de rede atual.

    Grande abraço,

    André Heringer
    Um ótimo 2009 para você também!

    Pensei que havia testado alguma coisa no MPLS. Estou tentando aqui, mas não tenho tempo, não tenho equipamentos suficientes, não tenho rede suficiente....hehehehehe. Tá uma fartura danada... farta tudo.


    Sobre seu projeto, você comentou aquele dia, comigo. Muito bom. Você já está comercializando? Se sim, envia para mim no e-mail, pois quando clientes solicitarem eu já tenho o que oferecer!

  11. #11

    Padrão

    galera, muito obrigao pelas respostas sobre o cartão de credito.

    Realmente, o melhor jeito é a menor compactação da voz, que seria com o codec g711a que utiliza maior banda tambem (80kbps). Mas na minha rede, isso não foi suficiente.

    Vi que é tudo questão de QoS realmente. Tentei de todas as maneiras, QoS nos atas, rádio e em todos mikrotiks e caminhos por onde os pacotes passam, tentei deixar sem QoS, sem regras, de toda maneira que imaginam e tenho muitas oscilações nas passagens dos cartões.

    Por enquanto eu estou dizendo aos meus clientes utilizarem as passagens de cartões via Internet mesmo.

    Mas gostaria de me aprofundar mais nos QoS de mikrotik para tentar alguma solução para mim que seria de grande valia a todos do forum. Como estou sem tempo, mas o tempo que me sobra eu fico pesquisando sobre o assunto, eu gostaria de saber se voces nao tem mais fontes de documentos ou cursos nessa area que me interessa muito.

    Agradeço de verdade a todos.
    Um ótimo 2009 para todo Under-Linux!