+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mikrotik....fim do lamento...é possivel ?

    Olá pessoal ! é meu primeiro post aqui, e acredito repetir o que muitos já postaram, más quem sabe terei maior sorte..rs

    é o seguinte....montei um pc e instalei o mikrotikos 2.9.27, até aqui blz....o(s) proximo(s) passo(s) é que tá dificil.....explico !!!......não sei o que fazer e em que ordem, as respostas são tão vagas qt as perguntas...tipo: "aqui mesmo no forum vc vai encontrar o que procura" (nem sei o que procurar)....sim baixei td o que achei no forum e fora dele, mas nada que efetivamente resolva a questão. Seria possivel alguém responder a questão sem levantar outras tantas ????.....tb preciso que o mikrotikos receba internet via rádio e compartilhe a mesma......eu e outros tantos usuários agradecemos a ajuda.


    obrigado.
    Luiz.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrp Ver Post
    Olá pessoal ! é meu primeiro post aqui, e acredito repetir o que muitos já postaram, más quem sabe terei maior sorte..rs

    é o seguinte....montei um pc e instalei o mikrotikos 2.9.27, até aqui blz....o(s) proximo(s) passo(s) é que tá dificil.....explico !!!......não sei o que fazer e em que ordem, as respostas são tão vagas qt as perguntas...tipo: "aqui mesmo no forum vc vai encontrar o que procura" (nem sei o que procurar)....sim baixei td o que achei no forum e fora dele, mas nada que efetivamente resolva a questão. Seria possivel alguém responder a questão sem levantar outras tantas ????.....tb preciso que o mikrotikos receba internet via rádio e compartilhe a mesma......eu e outros tantos usuários agradecemos a ajuda.


    obrigado.
    Luiz.
    Luiz, se voce achou as perguntas já feitas, vagas, a sua também é.
    Coloque mais detalhes, como por ex, até onde voce já progrediu na configuração do Mikrotik.
    O mais complicado você já fêz que era montar o pc-ap. Já instalou o MK.
    Agora voce tem que decidir que tipo de autenticação vai querer. Já passou por esta fase? O manual do CATV lhe dá todas as diretrizes. Se não conseguir aí então é hora do povo do forum dar uma mão.
    Não se desespera que no início é assim mesmo.

  3. #3

    Padrão

    Obrigdo por responder.

    O que preciso é saber o que fazer após instalado o mikrotikos......

    o que fazer e porque fazer....tipo....primeiro IP para ether1 ou 2 ou wlan1.....qual classe devo usar (ou a mais usada), ou devo fazer NAT primeiro ou FIREWALL, se preiso criar um DDNS, como autenticar com ip estático (via rádio) e compartilhar o mesmo, habilitar pcs para traca de informações (pc-pc tipo rede interna comum).

    se for possivel me dizer a ordem das coisas e pelo que procurar, serei imensamente grato.

    ps: se ofendi alguém no post anterior, não era minha vontade...me perdoem.

    Obrigado.
    Luiz.

  4. #4

    Padrão

    amigo primeiro vc precisa de uma boa apostila de redes aqui te varias "apostilando"
    outra coisa qual sistema de autenticação vc vai usar, ip x mac, PPPoE ou HotSpot, a rede para os clientes a melhor para ser usada é a /30, pois "evita" a comunicação entre eles, mais tem quer ser barado no firewall o roteamento entre elas

    espero ter ajudado

  5. #5

    Padrão

    Tambem apanhei que nem você.

    Posso te ajudar, me diga uma coisa, vamos ver se entendi. Voce recebe o sinal por radio > Este sinal desce por rede ou ele entra por praca de radio mo seu mikrotik.

    Como recebe esse radio, ap? placa e de quem? dedicado, de outro provedor?

    Trabalha com quantos servidores? Só o da torre?

    que tipo de antena pretende usar? quantos clientes vai atender?

    Tenho muito conteudo que poderia te ajudar, mas preciso saber o que vc quer.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrp Ver Post
    Obrigdo por responder.

    O que preciso é saber o que fazer após instalado o mikrotikos......

    o que fazer e porque fazer....tipo....primeiro IP para ether1 ou 2 ou wlan1.....qual classe devo usar (ou a mais usada), ou devo fazer NAT primeiro ou FIREWALL, se preiso criar um DDNS, como autenticar com ip estático (via rádio) e compartilhar o mesmo, habilitar pcs para traca de informações (pc-pc tipo rede interna comum).

    se for possivel me dizer a ordem das coisas e pelo que procurar, serei imensamente grato.

    ps: se ofendi alguém no post anterior, não era minha vontade...me perdoem.

    Obrigado.
    Luiz.
    Amigo, eu conseguir configurar quase tudo do meu Mikrotik usando apenas esse Tutorial

    Tutoriais/Wireless/guia-passoa-passo-mikrotik - UnderLinux Wiki

    Depois foi só fazer os ajustes pra minha realidade aqui.

    Por isso dar uma olhada nesse material e posta umas informações pra ficar mas facil o pessoal te ajudar tipo:

    1- Que tipo de Internet você usa: Link? Bridge? ou Roteado?
    2- Qual Versão dos seu Mikrotik?
    3- Você quer fazer usar autenticação por Hotspots ou PPPoE?
    4- Você deseja que eles recebam IP automatico ou Manual?
    5- Seus clientes, são ou serão via cabo ou via Wireless? ou os dois?
    6- Qual o modelo do seu AP?

  7. #7

    Padrão

    Obrigado a todos...

    Fernando, recebo o sinal via radio de um provedor local (antena, cabo e placa wifi), o compartilhamento desse sinal vai atender 3 pcs aqui em casa, sendo 2 desk e um note, atualmente não tenho radio rodando, pretendo fazer isso via mikrotikos. é possivel ?

    Obrigado.
    Luiz.

  8. #8

    Padrão

    Cara , mais esse compartilhamento é só para usar em casa? ou vai montar um provedor?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Cara , mais esse compartilhamento é só para usar em casa? ou vai montar um provedor?
    imagina que terei um provedor para usar aqui em casa.....recebo um sinal com ip e dns fixo, vou acessar a net compartilhada pelo mikrotik (se funcionar né) via wireless.

    montar um provedor poderia ser num futuro um pouco mais distante, mas de qq maneira terei de aprender a resolver problemas numa rede mínima depois uma maior e por ai vai....rs....e tem que ser com o MK.

    Obrigado novamente por su ajuda.


    Luiz

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrp Ver Post
    Obrigado a todos...
    Fernando, recebo o sinal via radio de um provedor local (antena, cabo e placa wifi), o compartilhamento desse sinal vai atender 3 pcs aqui em casa, sendo 2 desk e um note, atualmente não tenho radio rodando, pretendo fazer isso via mikrotikos. é possivel ?
    Obrigado.
    Luiz.
    Cara, tu tá meio perdido. Não esquenta é natural...

    Não sendo provedor fica mais fácil.
    Eu uso o Mk numa Lan House/Empresa de Informática/Residência.
    Recebo Velox num modem roteado que entra no Mikrotik por uma placa de rede.
    Faço Nat.
    E através de outra placa de rede "distribuo" para minha rede.
    Vai para um switch (1 Máquina), para outro Swtich (+10 máquinas) e para um AP Planet (+2 Máquinas)
    No momento só tenho controle de banda.

    Usa o wiki aqui do forum com o passo a passo do CATV (link já postado na página).

    Isso já faz a tralha toda funcionar, daí passa a se preocupar com as suas personalizações.

    Faz o básico primeiro, senão tu se enrola.

  11. #11

    Padrão

    bom, obrigado pela força, mas vou deixar isso pra lá, como dito em post anterior, "nada do que fiz funcionou"....e isso pq não entra a net no mikrotik pra eu saber se funciona.......já fiz o que indicaram..."procurar no forum", isso foi o primeiro passo.

    valeu.