+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Marcação de portas

    ola gente.. gostaria de saber ..se a como.. tenho 2 links de adsl aki...
    1 servidor de proxy/cache
    gostaria de saber se tem como eu usar ..LINK 1 deixar como defult
    LINK 2 deixar para Msn.. i navegaçao..porta (80)

    agora o negocio é ... exemplo.. o rapidshared..megaupload.. esses servidores de arquivos..ou baixaki ..se eu colocar um download para fazer o download vai ser pela porta 80 tb? por ser http ..
    tipo queria deixar downloads para o LINK 1

    tudo no link 1 somente navegaçao i msn para link 2

  2. #2

    Padrão

    Cara, só o MSN em um link exclusivo é meio complicado porque o MSN também usa a porta 80. Mas acredito que tem como sim. Pra isso você vai ter que usar o iptables pra marcar os pacotes e o iproute2 pra rotear por links diferentes. Aqui no forum já tem um monte de tópico sobre isso, dá uma pesquisda ai...

    Só uma coisa, porque separar o MSN?? O tráfego de MSN é tão insignificante... Se fosse os downloads ou navegação web por um link e o resto pelo outro, fazia mais sentido...

    Ah, to movendo seu tópico para a área de proxy/nat/firewall.

    Até mais...

  3. #3

    Padrão

    Amigo,

    Você deixa o link padrão como gateway e o segundo link você faz roteamento do modem, mas não adiciona ele como gateway, depois você escolher os IPs/Sites e/ou portas e faz rota stática, fazendo po resse segundo modem.

    Tecnicamente falando eu concordo com o amigo do post anterior, MSN pode ter um ganho não notório e muito dificil de ser calculado.

    O que compensa é você rotear para o segundo link tudo o que não for porta 80, acho que sim você pode equilibrar bem os links.

    Sds,

  4. #4

    Padrão

    sim.. é pq o seguinte no link defult vou deixar pra cair tudo nele... p2p. e torrentes que mata a rede..queria separar o msn disso..

    i tipo o protocologo de downloads.. de sites..megaupload.. rapidshared..é outro? pq queria fazer download por um link i navegaçao por outra

  5. #5

    Padrão

    Sim, nesse caso de sites especificos você vai ter que marcar os pacotes com um flag e depois usar esse flag para fazer rota estática.

    Mas você não acha que compensa testar fazer o que falei anteriormente ? Você usa um relatório de uso dos links para saber como está o uso deles ?

    Sds,

  6. #6

    Padrão

    é o seguinte eu tenho um servidor de via radio aki.. estou rodando ele agora em um servidor MK fazendo cache nele tb...
    o foda da minha cidade ... que o povo é mal acostumado.. aki vc ponhar via radio é melhor que adsl.. de 2mb sozinho..
    tipo aki qualquer servidor vc faz download a 200kbps . i a navegaçao é fudida video de youtube nao trava

    os cara aki tem 2 adsl de 8mb i 1 dedicado .. de 512k
    por enquanto estou so com 2 adsl de 8. ..mais meu dedicado vai demorar um poco pra sair..

    entao.. eu queria por 8mb so pra navegaçao i msn.. dai a navegaçao em 8 mb fica uma bala..
    i o outros 8mb.. pra fazer downloads..https..p2p..i youtube.. esse link vai ser zuado entao por isso que eu quero deixar ele como defult pq é muita coisa pra configurar.. se eu deixar o link da navegaçao i msn separado fica mais facil

    . oque vcs acham ?
    :>

  7. #7

    Cool

    Aki o meu caso é parecido com o teu!
    Tenho um Link de 512 dedicado (porcaria) *1 adsl de 4MB e *1 Adsl de 1 MB
    o problema q verifiquei é o UP das adsl que é baixo.
    Na minha rede o orkut e o youtube eram uma das coisas que mais consumia UP, e nos horarios de pico os downloads matavam a porta 80 e a net ficava lenta.
    Montei um server linux e no squid utilizei o tcp_outgoing_address redirecionei o trafego desses sites para o link 2 - redirecionei os downloads das extensões EXE ZIP RAR ISO e etc para o link2 - O resto fica pelo Default Gateway.
    Resolveu minha vida - O link 2 é a adsl de 1 MB.
    ok! Espero ter te dado uma idéia.
    Abraço