+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Noticia sobre Wimax

    Tecnologia WiMAX promete se tornar padrão mundial para acesso à internet - O Globo Online

    A empresa já tem 35 antenas operando no Rio de Janeiro, cobrindo desde Jacarepaguá e Barra até o centro de Niterói. Elas têm um alcance de 500 m, que pode ser estendido se houver condições de reflexão favoráveis ou mesmo por meio de repetidoras.

    Abraços
    Lee

  2. #2

    Padrão

    Somente 500 metros?

    Não era pra ser quilômetros?

  3. #3

    Padrão

    A Embratel colocou diversos pontos espalhados pelo Brasil a fim de manter a frequencia de 3,5Ghz

    Em conversa com um tecnico da Embratel, o mesmo me informou que cada base (das atuais) não chegam a 1km)..... ou seja, realmente é só para cravarem a bandeira e sairem na frente.

  4. #4

    Padrão

    500 metros? Ate o MIMO ta dando um alcance bem maior q esse...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LEE337 Ver Post
    Tecnologia WiMAX promete se tornar padrão mundial para acesso à internet - O Globo Online

    A empresa já tem 35 antenas operando no Rio de Janeiro, cobrindo desde Jacarepaguá e Barra até o centro de Niterói. Elas têm um alcance de 500 m, que pode ser estendido se houver condições de reflexão favoráveis ou mesmo por meio de repetidoras.

    Abraços
    Lee
    Eu acho que novamente as operadoras estão usando de marketing e balão de ensaios.
    Com células a cada 1 km ( 500 para cada lado), qualquer wi-fi faz bonito.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    A Embratel colocou diversos pontos espalhados pelo Brasil a fim de manter a frequencia de 3,5Ghz

    Em conversa com um tecnico da Embratel, o mesmo me informou que cada base (das atuais) não chegam a 1km)..... ou seja, realmente é só para cravarem a bandeira e sairem na frente.
    Obtive a mesma informação aqui.

  7. #7

    Padrão

    pessoal..que MIMO que consegue isso sem visada, igual ao WIMAX em 500m??

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    3G é muito superior então ao Wimax.
    Até um bom WIFI com mimo tem cobertura melhor.

  9. #9

    Padrão

    Mais comparar o wimax com wifi nao da, o wifi nao e movel, o wimax que estes caras estao implantando sao! vc troca de uma celula pra outra sem problemas como no celular!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    Mais comparar o wimax com wifi nao da, o wifi nao e movel, o wimax que estes caras estao implantando sao! vc troca de uma celula pra outra sem problemas como no celular!
    Dentro desta cobertura dá sim. Com células com cobertura de 500 metros como disse na notícia, qualquer wi-fi também pula de uma para outra.
    Eu já fiz um teste, andando com notebook na rua e mudou. Está configurado como AP+WDS e no mesmo canal e mesmo SSID. E muda tão rápido que tu não nota. Mas tem que habilitar o roamming.
    Mas isso na rua. Dentro de casa o sinal na maioria das vezes fica fraco.

  11. #11

    Padrão

    so que vc perde a conexcao, faz o mesmo teste fazendo uma ligaçao no skype ou voip, ou mesmo um download de um servidor mais chato!!!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    so que vc perde a conexcao, faz o mesmo teste fazendo uma ligaçao no skype ou voip, ou mesmo um download de um servidor mais chato!!!
    Vou testar nestas condições que sugeriu.
    Quando testei, ele trocou de AP instantaneamente. Foi num piscar.

  13. #13

    Padrão

    Mas mesmo assim 500M é muito pouco, não sei o custo hoje, mas vai acabar não valendo apena o invetismento, pois a quantidade de repetição vai ser muito grande.

  14. #14

    Padrão

    tudo bem que e muitas celulas, com um raio de 500mt, mais a questao e que o wimax tem movel, e logico que tambem tem o nao movel, que a gente custuma dizer nomade, vc consegue ir de uma celula pra outra, mais tem que reconectar, igual o wifi, no movel isso nao acontece. a questao e esta!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    tudo bem que e muitas celulas, com um raio de 500mt, mais a questao e que o wimax tem movel, e logico que tambem tem o nao movel, que a gente custuma dizer nomade, vc consegue ir de uma celula pra outra, mais tem que reconectar, igual o wifi, no movel isso nao acontece. a questao e esta!
    Ulisses, se eu entendi o ponto que voce se refere é que cada vêz que sai do alcance de uma célula, para entrar na outra precisa fazer a reconexão manualmente?
    No meu caso aqui, é feito automático e não dá nem tempo de notar. Só não vi se no caso de um download ou skype esta fração de milisegundos é suficiente para cair o download. Mas na navegação é imperceptível. Mas com certeza o wimax tem muito mais vantagens. Pena que vai sair caro.

  16. #16

    Padrão

    A questão e o porque as teles estão usando wimax e não wifi, o wifi não e uma tecnologia de acesos móvel o wimax tem esta tecnologia o wifi reconecta, isso e perceptível, vc vê isso acontecer e so prestar atenção no ícone do wifi(vc sente na navegação mesmo sendo rapido), ele pode mudar de torre mais ele não e feito pra mudar, então chamamos ele de nômade, que muda de vez em quando, o wimax, tem ele nômade e móvel, são duas versões diferentes, no móvel quando vc troca de uma célula pra outra, estas células sabem que isso aconteceu e providenciam para que não ocorra perca de comunicação(vc consegue falar com mais de uma torre ao mesmo tempo), o wifi não faz isso, como o celular, o 3g, o wimax móvel, então voltando a questão principal do tópico o wifi não substitui o wimax mesmo com torres com raio de 500mts são tecnologias feitas pra coisas diferentes, por isso mesmo tem tantas discussões a respeito, mais o que a gente faz usando o wifi como provedor de internet e completamente errado, funciona mais não ta certo e um recurso técnico funcional(hehe) errado talvez não seja, a questão e que nossos clientes não são moveis, são fixos, apesar de funcionar um notebook em nossas redes se tiver perto, a qualidade do link não fica satisfatória e se o cliente andar, ai que não funciona mesmo, não e nem questão de trocar de célula e questão de movimento mesmo, a tecnologia do wifi não tem penetração, ela não lida bem com obstáculo, isso não e por causa da freqüência, e por causa do tipo de modulação e da reflexão(o mimo tenta resolver isso tratando pacotes iguais em tempos diferentes), e lógico que a freqüência também e um obstáculo, mais não e feito pra isso... bom eu acho que esse post ta fugindo o caminho vou encerar por aqui, estou ai pra ajudar quem puder, mais este assunto já deu o que tinha que dar, e bom lembra que são tecnologias diferentes feitas pra coisas diferentes, se alguém quiser mais orientações das diferenças do wimax e do wifi e uma explicação melhor sobre o porque o wifi não funciona em movimento podemos usar este post mesmo, mais não falo mais sobre teles usado wimax.

    Uma faca e feita pra cortar vc consegue abrir uma garrafa com ma faca mais e melhor usar um abridor de garrafas...

  17. #17
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Somente 500 metros?

    Não era pra ser quilômetros?
    no site, olhar digital tem uma materia sobre a diferença do wi-fi para winmax,
    falando que chega a 50 km.