+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferência

    Mesmo que numa pequena cidade existam mil antenas e que todas as antenas funcionem em 2,4GHz, é possível que entre duas antenas possa haver comunicação sem interferencia. Alguem discorda?

  2. #2

    Padrão

    Se as duas forem proximas uma (200mts) da outra e nao estiverem na area de interferencia e forem direcionais sim...

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Se as duas forem proximas uma (200mts) da outra e nao estiverem na area de interferencia e forem direcionais sim...
    Amigo. Interferencia só existe em antena mal instalada. Podes proibir que o canal interferente entre na tua antena. É bem fácil.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Amigo. Interferencia só existe em antena mal instalada. Podes proibir que o canal interferente entre na tua antena. É bem fácil.
    É? mostre como...

    No exemplo que falei é fora do raio do alcance, mas seu grafico é diferente, sao antenas dentro do raio de interferencia, me diga entao como é que numa cidade de 1000 antenas como voce mesmo falou:

    Mesmo que numa pequena cidade existam mil antenas e que todas as antenas funcionem em 2,4GHz, é possível que entre duas antenas possa haver comunicação sem interferencia. Alguem discorda?


    Em 2.Ghz não haveria de ter interferencia? pense que sao 83 antenas no mesmo canal vezes 11 que é o numero de canais permitidos pela legislação.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Na figura que você colocou aqui, realmente a comunicação seria sem interferência SE as antenas direcionais tivessem um ângulo de abertura bem pequeno, de forma que nenhum sinal saísse pelos lados da antena. As antenas reais não são tão perfeitas assim.

    Mesmo assim, pra isso acontecer, essa cidade hipotética não poderia ter outras antenas que não fossem direcionais.

    Na sua cidade hipotética, realmente não há interferência alguma entra A e B. O problema é que nas cidades reais, vemos mais omnis do que setoriais ou direcionais.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Amigo. Interferencia só existe em antena mal instalada. Podes proibir que o canal interferente entre na tua antena. É bem fácil.
    Pra lá de hipotética.

    Segundo meus cálculos de probabilidades seria uma em um quintilhão. hehehe!

    Mas brincadeiras a parte, o amigo disse que sabe como, que é facil.
    Então satisfaz a nossa curiosidade, conterrâneo.
    Agora que tu levantou a questão, não deixa o Rio Grande mal na comunidade.

  8. #8

    Padrão Interferencia

    Tenho mostrado para técnicos de telecomunicação como se tira o canal interferente de cima da antena. Promovo um curso prático onde provoco a interferência de uma antena sobre outra. Fica bem compreendido o fenômeno num telão onde projeto o espectro de 2,4GHz com o sinal de dois AP se interferindo. Com esta imagem na tela, ensino os participantes do curso a tirarem fora o canal interferente. Isso não é novidade, são técnicas antigas de telecomunicação. Acredite, interferencia é característica de antena mal instalada.
    Gilvan

  9. #9

    Padrão

    Desculpe-me, tenho acompanhado alguns posts seus e não tem sido exposta a solução, então pergunto : qual a intenção de se expor um problema e não a solução?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Desculpe-me, tenho acompanhado alguns posts seus e não tem sido exposta a solução, então pergunto : qual a intenção de se expor um problema e não a solução?

    Acredito no mesmo... eu nao sei ao certo mais acho isso dificil em 2.4g em um unico canal em um lugar isolado não se conseque passar mais que 5,5MB em TCP com interferencia isso cai muito. Acredito nao ser interferencia mais sim utilização do proprio espctron no caso ele tem o seu proprio limite de banda.

  11. #11

    Padrão

    Sei que existem equipamentos (filtros de banda) que ligados entre a antena e o transmissor prometem deixar passar apenas um determinado canal ou bloquear um determinado canal, não sei se é dessa forma que o nosso membro GilvanEnriconi faz. Seria bom se ele mostrasse essa técnica tão antiga de telecomunicação.

  12. #12

    Padrão

    Existem algum filtros de canais, que permitem que apenas os sinais do canal desejado cheguem até o rádio, mas acho que isso não tira a interferência de outros equipamentos no mesmo canal que seu rádio está configurado.

  13. #13

    Padrão

    A solução , conforme é explícito nos posts, não se utiliza de meios externos ou outros equipamentos, mas resume-se a forma de instalação e utilizando as palavras escritas num post anterior: "Interferencia só existe em antena mal instalada". Cheguei a pensar se teria alguma coisa na configuração dos APs ou no tipo de antena, direcional, setorial ou omnidirecional, mas ele foi abrangente e não importaria o tipo de antena. Fico no aguardo da solução assim como os outros.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Desculpe-me, tenho acompanhado alguns posts seus e não tem sido exposta a solução, então pergunto : qual a intenção de se expor um problema e não a solução?
    É... boa pergunta...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Tenho mostrado para técnicos de telecomunicação como se tira o canal interferente de cima da antena. Promovo um curso prático onde provoco a interferência de uma antena sobre outra. Fica bem compreendido o fenômeno num telão onde projeto o espectro de 2,4GHz com o sinal de dois AP se interferindo. Com esta imagem na tela, ensino os participantes do curso a tirarem fora o canal interferente. Isso não é novidade, são técnicas antigas de telecomunicação. Acredite, interferencia é característica de antena mal instalada.
    Gilvan
    Pessoal infelizmente o amigo GilvanEnriconi, só pode estar querendo promover o seu curso, por qual motivo criar um topico com o nome Interferencia, dizer que tem como eliminar a interferencia entre antenas e não mostrar a comunidade como.
    Espero sinceramente q esteja errado e a solução seja apresenta.

  16. #16

    Padrão

    Amigos
    Interferencia é um termo não físico. Interferencia não existe. Existe supermosição de sinal que pode ser construtiva ou destrutiva. Aprenda a evitar superposição negativa de sinal. Lembre que o que importa, não é o sinal que entra na antena, mas o sinal que é entregue no rádio. Aprenda a fazer da antena um filtro que filtre os canais que não queres que se superposicionem. Este aprendizado demorá só 8h. Participe de um curso laboratorial onde se demonstra esse efeito na bancada. Boa entrada de ano para todos.

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Caro GilvanEnriconi,

    se o propósito do tópico era divulgar seu curso, já o fez. Da próxima utilize o Classificados para anunciar seus serviços e/ou treinamentos.

    Caso insista em divulgação apenas dos seus serviços/treinamentos nos forums, será penalizado conforme nossos Termos de Uso

    ::locked::