Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    sem amplificador.... e sem muita dor de cabeça, fechou bem ligeiro.
    agora quando eu ponho a antena 5.8, nao consigo.
    testei com uma pluton ptx 26 e uma off-set wll905. nenhuma deu certo

  2. #22
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    show de bola! mas tipo, se fechou em 2.4, com essa pluton ae, deve fechar em 5.8ghz se usares uma geenge ou hiperlink !
    Cara, eu adaptei um prato de 1,50da starone pra 2.4ghz que ficou show. aquilo deve dar uns 37dbi , muito bom o sinal,poderias tentar ae tbm. tenho ela em um enlace de 20km.
    peguei prato da starone, tirei o iluminador original e coloquei um dipolo de antena de grade aquario, ficou muito bom o sinal.é uma idéia. boa sorte ae nos testes.não esquece de postar umas fotos ae, blz.

    EU usaria, se fosse fazer esse link, a seguinte antena:
    EMC SECTOR 2.4GHZ!!
    Essa antena e a diamante são perfeitas. testei as duas e é coisa de primeiro mundo, fácil de apontar, sinal fortissimo e preço justo.
    http://www.emctest.it/por/wifi/pdf/L..._Portugues.pdf
    Última edição por leandrolopeswifi; 26-12-2008 às 22:52.

  3. #23
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    consegui fechar o link pra vc pelo radio mobile. seguinte, tens que usar antenas de 40dbi , potencia de saida 1watt, potencia chegada do sinal 315mw. tipo, se quiseres te mando os prints do radio mobile que fiz o projeto.
    abraço.
    [email protected]

  4. #24

    Padrão

    blz, leandrolopeswifi. se possivel gostaria sim das imagens q vc conseguiu fechar. sobre essas antenas emctest são boas mesmo, melhores que as da pluton e hyperlink ?
    e outra, eu gostaria mesmo era de fechar o enlace em 5.8

  5. #25

    Padrão

    Como ja foi falado...use antenas de 37 ou mais dbi, e aumente a altura o ponto B. Use RB 433AH e cartões XR5 q vc fecha isso tranquilo...Sua visada é boa...Basta subir mais a torre B

  6. #26
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Cara, são boas mesmo!! a sector e a diamante são muito bem feitas, tudo projetado em CAD, marca italiana que tá no brasil . já tem homolgada inclusive pela tia ana alguns modelos.
    o preço eh bem mais em conta que uma hiperlink.
    me deixa teu email aqui que te mando as fotos do radiomobile do link.

  7. #27

  8. #28

    Padrão

    Consegui fazer passar (no radio mobile...) com seu equipamento a 24mbps, teve que subir o ponto b para 20 mts, veja imagem
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         R1.jpg
Visualizações:	166
Tamanho: 	79,1 KB
ID:      	3280  
    Última edição por srgnetwork; 30-12-2008 às 20:13.

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por srgnetwork Ver Post
    Consegui fazer passar (no radio mobile...) com seu equipamento a 24mbps, teve que subir o ponto b para 20 mts, veja imagem

    N fico nada bom isso...Rx relativo ta apenas 3,2

    E ta tendo reflexão de sinal logo no começo do enlace...

  10. #30

    Padrão Radio mobile

    Amigo mim indique onde encontrar esse radio mobile e algum manual e os mapas para o sudoeste da Bahia.

  11. #31
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Segue link onde podes baixar.
    estuda o software primeiro,ok.
    tem que baixar os mapas tbm, pra funcionar blz.
    Radio Mobile Brasil
    pesquisa no google , por mapas radiomobile.
    Abraço.

  12. #32

    Padrão

    Se vc fechou em 2.4 fecha em 2.8 tb. Pode ficar frio. Agora com essas antes Pluton de 24 DBI pode esquecer. Vc terá q usar uma antena de 33DBI como essa do link ( Centrin: A sua loja virtual -> Antena Wireless 2.4 até 5.8GHz > Antena Disco (5.8GHz) > Antena Disco 5.8Ghz 33 dBi HG5833D Hyperlink ). Eu tenho link fechado a 78 KM com um par de RB 411 e dois cartões Engenius 8202 em cada ponta e uma moita de eucaliptos na frente. Seria muuuuito bom se vc colocar os o mesmo padrão de cartão em cada lado. Ex.: Engenoius de um lado, então Engenus do outro. Pra vc ter uma ideia, montei um servidor Voip com o Asterisk e tenho 3 telefones rodando dentro do link, que chega na outra ponta 12 Mbps tranquilo.
    Se vc tiver grana usa o Ubiquit que é melhor um pouco ou vc compra da Orinoco (no minimo uns 3000 pacotes. Mas se vc quer um esquema legal igual ou melhor do que Orinoco, faça o seguinte:
    - Compre dois Ap Edimax EW-7210APA com firmaware ZoneOnequepermite vc montar um provedor dentro dele, configure ele como WDS a 2.4 Ghz configure a potencia do OFDM dele ao maximo e a potencia de envio para cerca de 100 mW ou menor valor depois de 100, coloque a fragmentação de dados para o maior possivel;
    - Compre dois amplificadores de sinal de 1000 mW (1 Watt - a Anatel so permite 1 Watt);
    - Use uma antena OffSet de 31,5 DBI da Zirok e feche seu enlace.

    O trafego sera em torno de 3 megas nos dias mais quente e uns 5 nos dias mais frios. Com uma sintonia fina daria pra chegar a uns 100 Km com essa configuração.

    Infelizmente ainda não se usa o OFDM pára suprir a falta de visada.

    Agora se vc quiser arrebentar de verdade faça usando equipamentos Pré-Wimax que são homologados pela a Anatel.

    Qualquer coisa estamos ae.

  13. #33

    Padrão

    vpnvyrtual, eu até consegui fechar o enlace de um outro local, que tinha uma visada melhor... agora eu vi que vc montou um servidou VOIP, eu tenho curiocidade de como funciona, para que pudesse tbem comercializar junto com o meu serviço de internet... se vc puder me add no msn para maiores detalhes
    [email protected]

    obg.

  14. #34

    Padrão

    Usou os mesmos equipamentos que estava testando antes, e quanto consegue de tráfego nesse link?

  15. #35

    Padrão

    amigo, comece do 0,

    você já tem as rbs blz.. agora use cartões R52h ou cm9 ou XR5 ..
    depois você vai colocar antenas de no minimo 31dbi 5.8ghz nessa enlace, se não fica complicado de fechar com perfeição.

    depois você vai trocar esse cabo RGC por cellflex já montado..

    voce pode usar um espelho do outro lado pra refletir a luz do sol e ver onde ta a torre, ou entao a noite enxer a torre de lampadas fortes (uma ao lado da outra) para você enxer do outro lado, aí é só mirar e PIMBA!

    as configurações, deixe um lado do AP Bridge e no outro você pode Station WDS (depois que achar o sinal.. enquanto isso deixe em Station)

    fazendo assim é mais fácil do que configurar wds etc etc..

    concerteza você deve conseguir uns 15mbps nesse enlace

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rompam Ver Post
    vpnvyrtual, eu até consegui fechar o enlace de um outro local, que tinha uma visada melhor... agora eu vi que vc montou um servidou VOIP, eu tenho curiocidade de como funciona, para que pudesse tbem comercializar junto com o meu serviço de internet... se vc puder me add no msn para maiores detalhes
    [email protected]

    obg.
    Opa. Desculpem a demora. Estive em viagem no norte do Mato Grosso e demorei um pouco.

    Desculpem tambem o 2.8 mencionado acima, na realidade é 5.8 Ghz.
    Estive testando alguns equipamentos e verifiquei que tambem é possivel fechar com o Mikrotik. Vale lembrar que o adequado seria em modo Bridge, uma vez que nesse modo so permitam duas pontas conectadas (com a excessão dos AP-Bridge Multiponto) e o WDS permite varias conexões. Se houverem varias torres no local fica problematico.
    Tomar cuidado com a distancia tambem, 5.8 Ghz fica bom ate la seus 60 km, depois disso as perdas são enormes.

    Vou te passar uma receita simples e barata.
    Duas RB 433 com dois cartões Engenius 8602 e uma antena Hiperlink acima de 30 Dbi. Fechei na segunda feira um enlace de 68 km em uma escola com trafego de 17 MBps. em 5.8 Ghz. Incrivelmente em 2.4 Ghz com antenas Zirok 31 Dbi chegou a 24 MBps, porém no 5.8 houve uma constacia ainda maior e colocando o ping a incriveis 1,3 ms.

    Se vc vai montar um servidor Voip o ping é essencial.
    Para montar um servidor VOIP de forma simples e funcional utilize um ja pronto. recomendo o Disc-OS Disc-OS. Excelente. Apesar de eu ter montado o meu na unha, esse aqui é excelente. Agora vamos para alguns detalhes tecnicos sobre o trafego de voz e nesses link.
    Bem, eu usei equipamentos da Taitell Soluções VoIP Voz sobre IP Taitell Equipamentos para Telecom que funcionaram de uma forma excelente. O consumo de banda é geralmente de apenas 30 kbps o que é uma maravilha. Bem, nos manuais do Disc-Os você encontrará como faz para montar o servidor, assim como as placas necessárias e como jogar uma lin ha PSTN em uma rede IP.

  17. #37

    Padrão Link

    Meu amigo de uma olhada nese link e tire suas conclusoes 24 kms - 20 mega "full"

  18. #38

    Padrão

    Fechou bem o enlace. Mas nessa distância 20 megas Full ta meio abaixo. Basta ver quando o link começar a trabalhar mesmo. Isso com certeza vai ter uma queda, mas esta muito bom sim. Lembrando que mesmo em modo bridge com repetidoras sem tem uma pequena perda, mas isso se torna relevante.

    MAs com o link dentro é outra historia.