Página 6 de 15 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pereiragomessilva Ver Post
    Pessoal,
    sinceramente ainda não testei com 250 clientes, conectados simultaneamente, porém existe um numero exato que o fabricante certifica que suporta que é 234 clientes simultâneos.
    Particularmente já fiz testes e também acompanhei um teste onde haviam 120 clientes simultâneos.
    Oi Pereira, neste teste que vc citou qual era a banda dos clientes (256k?) qual o equipamento que usavam no cliente? tinha cliente distante?

    Obrigado

  2. #102

    Padrão

    Izau.
    Na verdade as taxas de velocidade variavam conforme a qualidade do sinal.
    Pois também 120 clientes simultaneos não significa que todos eles estavam trafegando ao mesmo tempo, pois é dificil simular esta condição, o teste que fizemos foi um teste em um WISP, onde tinhamos essa quantidade conectado. As taxas variavam conforme a quantidade de sinal recebido porém nos locais que visitamos essa taxa nunca foi inferior a 256Kbps.
    O cliente mais distante tinha 5 Km, porém esta com antena externa com ganho de 24 dBi e com um Aprouter. Porém cheguei esta conectado também a 450 mts sem visada e 1500 mts com visada utilizando o laptop apenas, a uma taxa media de 300 Kbps.

  3. #103

    Cool Quase comprando...

    Ao pessoal que está testando o wavion... olha a minha situação.. estou em uma pequena cidade (muitas árvores e poucos prédios)... será q o wavion vai aliviar minha situação? Quero chegar em alguns clientes atrás de árvores ou em lugares muito baixos... Dá liga?
    Com relação aos atuais clientes do pop.. tenho 3 setoriais de 90 graus em um MK com três placas AG530.. tudo funciona muuuuuuuuuuuuuuuito bem... coloco MAIS um rádio como o Wavion ou coloco SOMENTE o Wavion para substituir esses rádios? Por enquanto todos os clientes tem visada...
    E aí????

    Alguem jah testou algo parecido? Agradeço QUALQUER experiências.

  4. #104

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danielb Ver Post
    Ao pessoal que está testando o wavion... olha a minha situação.. estou em uma pequena cidade (muitas árvores e poucos prédios)... será q o wavion vai aliviar minha situação? Quero chegar em alguns clientes atrás de árvores ou em lugares muito baixos... Dá liga?
    Com relação aos atuais clientes do pop.. tenho 3 setoriais de 90 graus em um MK com três placas AG530.. tudo funciona muuuuuuuuuuuuuuuito bem... coloco MAIS um rádio como o Wavion ou coloco SOMENTE o Wavion para substituir esses rádios? Por enquanto todos os clientes tem visada...
    E aí????

    Alguem jah testou algo parecido? Agradeço QUALQUER experiências.
    Daniel, apesar do desempenho do Wavion ser melhor em local urbano (com muitos prédios para reflexão do sinal) em testes se mostrou bem eficiente em área rural com muitas árvores. Como o pessoal diz, vai depender se ele foi corretamente configurado.

    E já que você tem um pop bem montado que atende bem os clientes seria interessante fazer OUTRO pop com o Wavion ao invés de substituir este.

    Abraços!

  5. #105

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post

    E já que você tem um pop bem montado que atende bem os clientes seria interessante fazer OUTRO pop com o Wavion ao invés de substituir este.

    Abraços!
    Se é uma pergunta, eu acho que não seria interessante. Time que está ganhando não se mexe. Faz outro pop igual ao que já tem.

  6. #106

    Smile Valew pelas respostas...

    Valew pessoal... o que também me chamou a atençao no wavion foi a quantidade de usuarios ativos online e o esquema de não estar tão sujeito a interferências... estou estudando trocar um pop que tah com 6 antenas setoriais (algumas as vezes apresentam problemas de interferencia) por um único wavion... essas 6 antenas juntas dão um total de 200 usuario simultâneos... se o wavion suportar seria excelente para eliminar o uso de trocentos canais e antenas.. que que voces acham??

  7. #107

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Se é uma pergunta, eu acho que não seria interessante. Time que está ganhando não se mexe. Faz outro pop igual ao que já tem.
    Não foi pergunta não, eu quis dizer que já que ele tem um pop que funciona bem, não tem necessidade de desmanchar pra colocar o Wavion. Como alternativa ele pode comprar o Wavion e fazer outro pop com ele.

  8. #108

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danielb Ver Post
    Valew pessoal... o que também me chamou a atençao no wavion foi a quantidade de usuarios ativos online e o esquema de não estar tão sujeito a interferências... estou estudando trocar um pop que tah com 6 antenas setoriais (algumas as vezes apresentam problemas de interferencia) por um único wavion... essas 6 antenas juntas dão um total de 200 usuario simultâneos... se o wavion suportar seria excelente para eliminar o uso de trocentos canais e antenas.. que que voces acham??
    O Wavion suporta até 234 clientes (se não estiver enganado), simultâneos (dependendo da banda que você liberar pros clientes). Ainda acho que você deveria montar outro pop com o Wavion ao invés de substituir esses equipamentos. Você vai cobrir uma área maior e terá mais clientes, e a qualidade não ficará comprometida, e você não terá desperdício de equipamento (equipamento sobrando, parado).

  9. #109

    Padrão

    Se o Wavion fizer tudo que promete OK deve ser bom agora eu comprei aqui para fortaleza no meu provedor um ( ALTAI ) Que pormetia a mesma coisa ... em sumo nao passou de 500m sem visada ,, os clientes externos com visada so podem ir ate 2km pois acima disso o ack dele fica em time out ,,, agora que e um radio robusto com qualidade acima dos ap comum e que tem uma sensibilidade de sinal otima EX: -90dbm ( = txrate de 54mb ) podendo ir ate -120dbm na pior condicao .. hj tenho ele em uma torre de 25mt em um bairro e ta legal mas nao fez o que prometia e pelo preço que paguei poderia ter colocado MK com antenas setorial da melhor qualidade possivbel que faria a mesma coisa .......


    preço pago 35,000,00 ( mais importacao ) ................. resultado pesso de papel e dinheiro no mato...mas vamos la ve se o Wavion sera diferente ........( lembrando a promessa do altai era identica a do Wavion .. 1,5 km sem visada mas 250 usuarios simultaneos.)

  10. #110

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leobsl Ver Post
    Se o Wavion fizer tudo que promete OK deve ser bom agora eu comprei aqui para fortaleza no meu provedor um ( ALTAI ) Que pormetia a mesma coisa ... em sumo nao passou de 500m sem visada ,, os clientes externos com visada so podem ir ate 2km pois acima disso o ack dele fica em time out ,,, agora que e um radio robusto com qualidade acima dos ap comum e que tem uma sensibilidade de sinal otima EX: -90dbm ( = txrate de 54mb ) podendo ir ate -120dbm na pior condicao .. hj tenho ele em uma torre de 25mt em um bairro e ta legal mas nao fez o que prometia e pelo preço que paguei poderia ter colocado MK com antenas setorial da melhor qualidade possivbel que faria a mesma coisa .......


    preço pago 35,000,00 ( mais importacao ) ................. resultado pesso de papel e dinheiro no mato...mas vamos la ve se o Wavion sera diferente ........( lembrando a promessa do altai era identica a do Wavion .. 1,5 km sem visada mas 250 usuarios simultaneos.)
    Tem uns que prometem mais do que podem mesmo, que nem político. Só que no caso do Wavion ainda é cedo pra falar que não atendeu as espectativas. Acho que não compensa pagar tudo isso (no seu caso) por um equipamento. Eu também iria de MK, muito mais saudável em todos os sentidos.

    Abraços!

  11. #111

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Não foi pergunta não, eu quis dizer que já que ele tem um pop que funciona bem, não tem necessidade de desmanchar pra colocar o Wavion. Como alternativa ele pode comprar o Wavion e fazer outro pop com ele.
    Então fechamos junto.

    E como o pop dele está rendendo uma "barbaridade". seria o caso de montar outro igual. Muito mais economico.

  12. #112

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então fechamos junto.

    E como o pop dele está rendendo uma "barbaridade". seria o caso de montar outro igual. Muito mais economico.
    Concordo, melhor ainda. Mas se ele realmente quiser (e puder) desembolsar pro Wavion, não seria mal negócio também.

  13. #113

    Padrão Dúvida em um projeto cidade de 7 km ( wbs-2400)

    Boa tarde amigos, gostaria muito da opinião de vcs:
    Moro em uma pequena cidade com cerca de 7 Km de distância (ponta a ponta).
    1 - Conseguiria criar um projeto onde colocaria um wbs-2400 ou wbs-5800 no alto de um prédio de 6 andares que fica bem no centro e distribuir internet p/ toda a cidade?
    2 - Até qtos Km uma pessoa acessaria a internet através de um celular wi-fi? e de um notebook? (dentro de um apto)
    3 - Ja tenho em vista uma empresa com SCM, é realmente necessário essa licença ou existe outro tipo de licença da Anatel mais em conta?
    4 - Vi que existe no wavionnetworks.com o modelo wbs-5800 mencionam que alcança até 20 km, alguém já testou?

    Abraços e muito obrigado pela ajuda.

    Alex Moraes

  14. #114

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexmoraes Ver Post
    Boa tarde amigos, gostaria muito da opinião de vcs:
    Moro em uma pequena cidade com cerca de 7 Km de distância (ponta a ponta).
    1 - Conseguiria criar um projeto onde colocaria um wbs-2400 ou wbs-5800 no alto de um prédio de 6 andares que fica bem no centro e distribuir internet p/ toda a cidade?
    2 - Até qtos Km uma pessoa acessaria a internet através de um celular wi-fi? e de um notebook? (dentro de um apto)
    3 - Ja tenho em vista uma empresa com SCM, é realmente necessário essa licença ou existe outro tipo de licença da Anatel mais em conta?
    4 - Vi que existe no wavionnetworks.com o modelo wbs-5800 mencionam que alcança até 20 km, alguém já testou?

    Abraços e muito obrigado pela ajuda.

    Alex Moraes
    1- Com esse wbs-2400 a expectativa é conseguir até 3km (se não me engano sem visada). Mas ainda não temos testes que comprovam que ele opera bem nessa distância (eu pelo menos não vi nenhum por aqui). Caso opere bem, você terá como atender praticamente toda a cidade.

    2- Li aqui mas não me lembro com precisão se são 500m ou 1km do pop, indoor.

    3- SCM é viável sim, eles resolvem pra você a parte burocrática, tem várias vantagens. Vale a pena procurar uma boa parceria. Aliás, uma parceria BOA e CONFIÁVEL.

    4- Não conheço esse aparelho, perdão por não poder ajudar mais.

    Espero ter colaborado, abraços!

  15. #115

    Padrão

    Quanto ao WBS-5800, é muito novo ainda. O 2.4 ainda não provou tudo aquilo que diz.
    Mas sei que tem empresas vendendo com garantia de desempenho. Aí é só partir para um acerto comercial. Aprovou pagou, não aprovou devolveu.

    Mas o 5.8 por analogia com o que acontece no 5.8 tradicional, deve ser mais sensível a obstáculos, assim como acontece com 5.8 tradicional. Logicamente que deve ser melhor um pouco, assim como o 2.4 é melhor um pouco, por causa dos aprimoramentos em hardware e softwares embarcados neles.

    Mas teoricamente não deve ser melhor do que o WBS2400 em cobertura.

    Mas a coisa está evoluindo tanto que já tem outros modelos do 2.4 e do 5.8

    O WBS2400 Sector e o WBS5800 Sector. Estes dois aí sim é que devem marcar presença firme.
    E dái me fez lembrar um desejo antigo que tenho, de experimentar um AP protocolo N mais barato, como o linksys, d-link ou tp-link com 3 antenas setoriais.

    O que estes rádios da Wavion tem que parece ser muito bom é o que chamam de beamforming, uma tecnologia que permite concentrar o poder de transmissão no momento exato da conexão com a estação e isto simultaneamente com todas as estações que estão conectadas no momento da solicitação de tráfego. É um conceito meio estranho para nós mas lendo sobre isso achei muito interessante.
    Não sei dizer se os outros APs protocolo N mais baratos trabalham também com o conceito beamforming.

  16. #116

    Padrão

    Olha o que eu achei no site da Wavion.

    É uma ferramenta de monitoramento da rede.
    Instalado num notebook e com o google earth é só ir rastreando o sinal.
    Pode-se ver que no[/URL] pé da pag tem um exemplo de aplicação.
    Localize o AP e dali deste ponto dá para ter uma idéia do alcance da rede dentro de um veículo.

    Me pareceu que não é tudo aquilo que nós gostaríamos.

    Talvêz seja necessário vários APs destes para ter uma cobertura efetiva.

    Veja o link

    http://www.wavionnetworks.com/innerData/pdf/WCT.pdf

    Esta é outra ferramenta onde dá para ver que tem vários rádios instalados numa área relativamente pequena.

    http://www.wavionnetworks.com/innerD...0Datasheet.pdf
    Última edição por 1929; 06-03-2009 às 18:27.

  17. #117

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Olha o que eu achei no site da Wavion.

    É uma ferramenta de monitoramento da rede.
    Instalado num notebook e com o google earth é só ir rastreando o sinal.
    Pode-se ver que no[/url] pé da pag tem um exemplo de aplicação.
    Localize o AP e dali deste ponto dá para ter uma idéia do alcance da rede dentro de um veículo.

    Me pareceu que não é tudo aquilo que nós gostaríamos.

    Talvêz seja necessário vários APs destes para ter uma cobertura efetiva.

    Veja o link

    http://www.wavionnetworks.com/innerData/pdf/WCT.pdf

    Esta é outra ferramenta onde dá para ver que tem vários rádios instalados numa área relativamente pequena.

    http://www.wavionnetworks.com/innerD...0Datasheet.pdf
    Bem interessante. Vai economizar um tempão em testes e acabar com o chutômetro, se vai dar certo ou não. Só espero que seja bem preciso, se não de nada vai resolver.

  18. #118

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Bem interessante. Vai economizar um tempão em testes e acabar com o chutômetro, se vai dar certo ou não. Só espero que seja bem preciso, se não de nada vai resolver.
    Mas o que mais me preocupou, é que nestes links mostra uma cobertura bem pequena. Qualquer torre com Ubiquiti e 3 setoriais faz mais.

  19. #119

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas o que mais me preocupou, é que nestes links mostra uma cobertura bem pequena. Qualquer torre com Ubiquiti e 3 setoriais faz mais.
    Isso também me preocupou. Dá pra ver na imagem que a maior parte pega baixíssimo throughput. Só alguns locais na reta do rádio pegam mais de 20mbps e em área urbana.

    Mas repare na segunda imagem (do teste em Mumbai). Repare na parte perto do zoom do Google Earth, bem do lado direito da imagem. Ali o throughput aparentemente é bom, e tem partes vermelhas mostrando alto throughput, e esse local é aparentemente bem distante do rádio. Estranho as áreas próximas pegarem throughput tão baixo...

  20. #120

    Padrão

    Realmente, é bem distante mas tem um bom sinal. É o que eu chamo de "diarreia de sinal". Vai com tudo para aquele lado. Mas mesmo assim , no meio do caminho tem uma baixa de sinal.

    Mas no restante parece que está com "constipação intestinal" pois não sai praticamente nada.

    E se fosse por questões de reflexão, este lado mais fraco é que deveria ser melhor, pois para a direita até não tem onde produzir tanta reflexão.