Página 8 de 15 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #141

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Nesse caso, apoio as RBs nos pops ao invés do Wavion. Pagar 16k fora as despesas dos testes sem saber se vai funcionar é foda. Mesmo devolvendo o equipamento você perderá grana e tempo. Com as RBs é certo de ficar bom, de acordo com o ambiente que você vai instalar. E com o Wavion você faz 1 pop, com as RBs dá uns 3 pops e ainda sobra grana.

    Depois que eu vi aquele exemplo de cobertura do Wavion mudei completamente meu pensamento sobre ele. Não dá pra confiar sem uma garantia e teste do fornecedor.
    Más aquele exemplo de cobertura era com equipamento de recepção indoor não? (placa de notbook ou usb) acho q com equipamento outdoor (antena+radio) deve ter uma diferença grande.

  2. #142

    Padrão

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Más aquele exemplo de cobertura era com equipamento de recepção indoor não? (placa de notbook ou usb) acho q com equipamento outdoor (antena+radio) deve ter uma diferença grande.
    Exatamente, mas o grande apelo de vendas do fabricante é o fato de ter sinal mais consistente e com maior penetração indoor, o que teoricamente simplificaria a instalação no cliente.
    Mas parece não ser bem assim.
    Se tiver que colocar antena+rádio externo, daí acho melhor seguir no tradicional.
    E você viu que mesmo o notebook estando num ambiente externo, na maior parte da cobertura o troughput é baixo? Todos aqueles traçados em azul, são onde o sinal está mais fraco.

  3. #143

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Exatamente, mas o grande apelo de vendas do fabricante é o fato de ter sinal mais consistente e com maior penetração indoor, o que teoricamente simplificaria a instalação no cliente.
    Mas parece não ser bem assim.
    Se tiver que colocar antena+rádio externo, daí acho melhor seguir no tradicional.
    E você viu que mesmo o notebook estando num ambiente externo, na maior parte da cobertura o troughput é baixo? Todos aqueles traçados em azul, são onde o sinal está mais fraco.
    Concordo também 1929, pelo que vi acho dificil uma cobertura indoor 100% a uns 500mts mesmo com aquelas usb mimo de 500mw vai ter lugar que não pega (tomando por exemplo esses testes). Acho que tá muito caro ainda, se baixar vai valer o investimento, más que ele tem muitas vantagens e algumas desvantagens em relaçao a painéis tem. Você vai poluir menos e estar menos sujeito a poluição de canais pois vai estar usando somente 1 canal com 6 rádios, ele deve funcionar melhor que painéis quando a visada é parcialmente obstruida, se você investir em um pop com isso você vai trabalhar tranquilo sem ter que investir tão cedo em infraestrutura etc. A desvantagem maior é o preço que é muito investimento pra uma área que dá pouco dinheiro e muito trabalho, exige muita dedicação, conhecimento, todo mundo que trabalha com rede sem fio sabe. As antenas dele embora sejam muitas são todas de baixa potência limitando conhexões de longa distãncia mesmo com todos os recurso como a tecnologia mimo e outras empregadas nele principalmente num ambiente de canais saturados.

    Sinceramente eu tô louco pra botar a mão nun desses pra ver como ele reage na prática más eu vou esperar porque nesse preço e com todas as dificuldades que agente passa hoje com 3g, adsl, a preço de banana, concorrência etc fica dificil, agente tem que atender com eficiência, custo baixo, e qualidade pra ganhar o cliente e ganhar no bolso.

  4. #144

    Padrão

    Bom dia senhores!!!

    Li este fórum do início ao fim, e achei ótimo!!! Todos estão de parabéns pelas diversas opiniões, e exclarecimentos aki postados. Mas eis que surge uma grande dúvida... e espero poder contar com a participação de todos...
    Estou montando um provedor em uma pequena cidade, onde já tem 2 provedores funcionando, ambos utilizando mikrotik na frequencia de 2.4... Porém o serviço deixa muito a desejar... desde a qualidade do serviço (internet cai constantemente, conexões muito lentas, etc...) Até a qualidade do atendimento... (horas para resolver os problemas, falta de suporte, etc...)
    A questão é a seguinte... Será que vale a pena investir em um Wavion, aproveitar as antenas externas com radios ap que os clientes dos outros provedores já possuem??? Ou seria melhor montar uma extrutura com mikrotik 5.8 ??? Muita gente falou que para fornecer o mesmo serviço que o Wavion tem oferecido, o mikrotik a 2.4 faz o mesmo e com um custo bem menor... Porém teríamos que ter muitos pop's... No caso de ter mais pop's, acabaríamos tendo um custo de manutenção alto, pois teríamos que ter mais pessoas trabalhando, mais tempo para solucionar os problemas ( até achar o erro entre os pop's existentes) sem contar os custos de montagem de torres, aluguel de terreno etc... Se levarmos em consideração todos esses aspectos, não seria viável utilizar o Wavion??? O que acham??? Me ajudem por favor!!! Preciso de montar minha extrutua em no máximo 3 meses!!!

  5. #145

    Padrão

    izaufernandes, o Wavion não trabalha com padrão n (MIMO), apenas com aquela tecnologia de aproveitar a reflexão de sinal. Acho que se abaixar o preço vai compensar pegar pra testar, mas tem que baixar MUITO. Eu digo na faixa dos 10-12k para menos.

    Alexanderrj, na minha opinião, use RBs em 2,4. 5,8 é mais caro, os kits cliente são mais caros e na maioria dos casos os provedores são prejudicados por problemas de visada nessa frequência. A mais estável mesmo é 2,4 GHz. Se você quer instalar 5,8, provavelmente o ambiente aí é mais aberto, com mais visada, e portanto o Wavion não te atenderia bem, já que uma das vantagens dele é refletir o sinal em prédios e casas para obter um melhor throughput. Portanto, conservo minha opinião de instalar em 2,4 com RBs e painéis setoriais. Você poderá segurar muitos clientes, com boa banda, throughput, cobertura e pouca dor de cabeça. E contrate técnicos bons para não ter problemas e não precisar contratar muitos. Acredite, pops bem montados com esses equipamentos vai ser raro você precisar subir lá pra mexer em alguma coisa.

    Abraços!

  6. #146

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    izaufernandes, o Wavion não trabalha com padrão n (MIMO), apenas com aquela tecnologia de aproveitar a reflexão de sinal. Acho que se abaixar o preço vai compensar pegar pra testar, mas tem que baixar MUITO. Eu digo na faixa dos 10-12k para menos.

    Alexanderrj, na minha opinião, use RBs em 2,4. 5,8 é mais caro, os kits cliente são mais caros e na maioria dos casos os provedores são prejudicados por problemas de visada nessa frequência. A mais estável mesmo é 2,4 GHz. Se você quer instalar 5,8, provavelmente o ambiente aí é mais aberto, com mais visada, e portanto o Wavion não te atenderia bem, já que uma das vantagens dele é refletir o sinal em prédios e casas para obter um melhor throughput. Portanto, conservo minha opinião de instalar em 2,4 com RBs e painéis setoriais. Você poderá segurar muitos clientes, com boa banda, throughput, cobertura e pouca dor de cabeça. E contrate técnicos bons para não ter problemas e não precisar contratar muitos. Acredite, pops bem montados com esses equipamentos vai ser raro você precisar subir lá pra mexer em alguma coisa.

    Abraços!
    Primeiramente, muito obrigado pela resposta Xororo!!!

    Xororo, se eu te mandar um link com uma poto do alto da cidade, será que ajuda pro pessoal dar uma olhada no ambiente e ver o que melhor se enquadra na cidade???

    Abraços!

  7. #147

    Padrão

    Xororó está certo.
    E se você quer aproveitar os rádios já instalados,( isso se eles não forem de propriedade dos concorrentes), já está tudo prontinho.
    Mas teria que ver também se estas instalações, não são elas que estão dando problemas de qualidade do serviço atual.

    Em 5.8 só com muita visada.
    Se você não tem experiência, não espere muito de início, a não ser como disse o Xororó, se calce bem de pessoal especializado.

  8. #148

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Xororó está certo.
    E se você quer aproveitar os rádios já instalados,( isso se eles não forem de propriedade dos concorrentes), já está tudo prontinho.
    Mas teria que ver também se estas instalações, não são elas que estão dando problemas de qualidade do serviço atual.

    Em 5.8 só com muita visada.
    Se você não tem experiência, não espere muito de início, a não ser como disse o Xororó, se calce bem de pessoal especializado.

    Muito obrigado pela resposta 1929 !!!

    Os rádios são dos proprios clientes mesmo... A minha grande preocupação é em não ser mais um provedor a cometer os mesmos erros... Quero montar um provedor de qualidade, algo para derrubar o mito de que internet via rádio não funciona... Mas para isso preciso montar uma extrutura bem planejada... E com certeza profissionais qualificados é indispensável!!! Vou colocar aí um link com uma foto tirada do ponto mais alto da cidade... De lá pra pra se ver todos os clientes, ou pelo menos a maioria dos clientes que eu pretendo atender...
    Desde já eu agredeço a Vc Xororo e 1929, por estarem dispostos a me ajudar!!!



    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Xororó está certo.
    E se você quer aproveitar os rádios já instalados,( isso se eles não forem de propriedade dos concorrentes), já está tudo prontinho.
    Mas teria que ver também se estas instalações, não são elas que estão dando problemas de qualidade do serviço atual.

    Em 5.8 só com muita visada.
    Se você não tem experiência, não espere muito de início, a não ser como disse o Xororó, se calce bem de pessoal especializado.

    Muito obrigado pela resposta 1929 !!!

    Os rádios são dos proprios clientes mesmo... A minha grande preocupação é em não ser mais um provedor a cometer os mesmos erros... Quero montar um provedor de qualidade, algo para derrubar o mito de que internet via rádio não funciona... Mas para isso preciso montar uma extrutura bem planejada... E com certeza profissionais qualificados é indispensável!!! Vou colocar aí um link com uma foto tirada do ponto mais alto da cidade... De lá pra pra se ver todos os clientes, ou pelo menos a maioria dos clientes que eu pretendo atender...
    Desde já eu agredeço a Vc Xororo e 1929, por estarem dispostos a me ajudar!!!


    Abraços!!!

    Abraços!!!
    Última edição por alexanderrj; 05-05-2009 às 17:55.

  9. #149

    Padrão

    Fui lá no Google Earth mas Conselheiro Pena não está disponível para foto mais detalhada.
    Deste morro até a cidade que distância tem?
    Eu ainda sou mais de pequenas células mais próximas dos usuários.
    E como é o relevo dentro da cidade?
    Tem que cuidar para ver se não vai ficar zonas de sombra de sinal.

  10. #150

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Fui lá no Google Earth mas Conselheiro Pena não está disponível para foto mais detalhada.
    Deste morro até a cidade que distância tem?
    Eu ainda sou mais de pequenas células mais próximas dos usuários.
    E como é o relevo dentro da cidade?
    Tem que cuidar para ver se não vai ficar zonas de sombra de sinal.

    Realmente não tem fotos no google earth detalhada... uma pena mesmo.... Mas vc chegou a clicar na imagem? Da pra dar um zoom nela... Em linha reta até o centro, ou seja o meio das fotos, deve ter aproximadamente uns 300 metros... um pouco mais até... a maior parte da cidade é plana... porém a periferia da cidade fica em morros... mas o centro comercial da cidade, e onde moram os potenciais clientes fica na parte plana da cidade... Será que alguém está testando o Wavion em uma cidade com uma topografia parecida a essa???

  11. #151

    Padrão

    Alexander, no seu caso, acredito que 5,8 Ghz você não teria problemas se instalasse uma torre onde você tirou a foto. A visada dali é legal, fora que não teria problemas de interferência. O problema mesmo é o custo elevado dos equipamentos. Como você está começando, insisto que fique em 2,4 Ghz mesmo, mais tarde quando estiver entrando $$ você migra para 5,8 Ghz.

    Quanto ao Wavion, sua região é completamente inviável. O ideal para ele é em cidades onde você pode aproveitar das reflexões (ou seja, onde tem muitos prédios altos), e você deve instalá-lo mais ou menos na mesma altura das edificações para aproveitar essas reflexões. Aí tem poucos prédios e o Wavion seria um investimento pesado e desnecessário, já que a solução com RBs e painéis são mais baratas e mais confiáveis. Com 3 painéis de 90º e uma RB433AH e cartões XR2 você deve atender bem essa área aí.

    Abraços!

  12. #152

    Padrão

    Xororo,

    Mais uma vez muito obrigado pela ajuda...!!! Pelo visto vou seguir o conselho de vcs, não vou investir no Wavion, sendo que não será uma boa para a minha localidade... Vou partir mesmo para os mikrotik e painéis setoriais hyperlink... Agora só falta saber se o que usar, entre 2.4 e 5.8... De onde tirei as fotos, é onde ficam também as torres de telefonia, televisão, rádio, e dos outros provedores também... será que colocando a minha torre alí corro o risco de captar muita interferência?

    Abraços!

  13. #153

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexanderrj Ver Post
    Xororo,

    Mais uma vez muito obrigado pela ajuda...!!! Pelo visto vou seguir o conselho de vcs, não vou investir no Wavion, sendo que não será uma boa para a minha localidade... Vou partir mesmo para os mikrotik e painéis setoriais hyperlink... Agora só falta saber se o que usar, entre 2.4 e 5.8... De onde tirei as fotos, é onde ficam também as torres de telefonia, televisão, rádio, e dos outros provedores também... será que colocando a minha torre alí corro o risco de captar muita interferência?

    Abraços!
    Se seus concorrentes estão em 2,4 e você achar que pode pegar muita interferência e tiver capital pra investir, coloca em 5,8. Caso contrário, coloca 2,4 e faça um estudo e testes dos canais para achar em qual você fica para minimizar a interferência. Minha opinião é 2,4.

    Abraço!

  14. #154

    Padrão

    Xororo,

    Muito obrigado pelas dicas, valeu mesmo... já tenho agora um rumo a seguir, vou ver se encontro alguma empresa que consiga me fornecer os equipamentos de 2.4 e 5.8 para fazer testes, aquele que se comportar melhor eu ficarei com ele...

    Muito obrigado!!!

    Abraços!!!

  15. #155

    Padrão

    Tu tem certeza que é só 300m. Na foto parece muito mais longe.

    Quisera eu ter uma área central plana como a tua. Colocava um pop bem no meio e ficava todo mundo pertinho. Em 2.4 como disse o Xororó

  16. #156

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tu tem certeza que é só 300m. Na foto parece muito mais longe.

    Quisera eu ter uma área central plana como a tua. Colocava um pop bem no meio e ficava todo mundo pertinho. Em 2.4 como disse o Xororó

    Realmente chutei um pouco longe... medi agora pelo google da uns 700 metros... Mas se eu colocar um pop no meio da cidade não vou acabar tendo sombra nos clientes que ficam proximos a torre???

  17. #157

    Padrão

    E o que vcs acham em usar um rb 600A, com 4 cartões R52H e 4 painés setoriais hyperlink de 90º ??? Tudo em 2.4

  18. #158

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexanderrj Ver Post
    Xororo,

    Muito obrigado pelas dicas, valeu mesmo... já tenho agora um rumo a seguir, vou ver se encontro alguma empresa que consiga me fornecer os equipamentos de 2.4 e 5.8 para fazer testes, aquele que se comportar melhor eu ficarei com ele...

    Muito obrigado!!!

    Abraços!!!
    Por nada, precisando estamos aí!
    Acho que posso te ajudar ainda mais, eu sou consultor de vendas da Ceitel Telecomunicações, talvez eu possa te ajudar com equipamentos. Para realizar compras é necessário um cadastro conosco, se quiser me fale e eu lhe envio a ficha cadastral por e-mail. Nosso telefone é (37)3331-8200, e-mail [email protected]. Temos ótimos preços e talvez eu possa fazer algo bom pra você nos kits cliente.

    Abraços!

    Citação Postado originalmente por 1929
    Tu tem certeza que é só 300m. Na foto parece muito mais longe.

    Quisera eu ter uma área central plana como a tua. Colocava um pop bem no meio e ficava todo mundo pertinho. Em 2.4 como disse o Xororó
    Tem razão, até lá no final deve ter mais de 1km. Mas com painel atende isso aí tranquilo. Caso ele queira montar a torre no meio da cidade e quiser economizar, põe uma omni. Tem a de 15dbi da Hyperlink, só não sei o preço. Dá e sobra, tem as Aquário também, mas nunca fui muito fã de omni, muito menos da Aquário...

  19. #159

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexanderrj Ver Post
    E o que vcs acham em usar um rb 600A, com 4 cartões R52H e 4 painés setoriais hyperlink de 90º ??? Tudo em 2.4
    Ótima escolha, porém os R52H não são homologados. Qualquer coisa, usa os XR5, em último caso os Engenius 8602 (não confio neles, e se eu fosse você também não confiaria).

  20. #160

    Padrão

    Brigadão mesmo Xororo!!! Com certeza vou aceitar a sua oferta para a venda de produtos sim... mas meu cnpj ainda não saiu... na verdade ta demorando até demais... Mas acredito que até semana que vem já esteja tudo ok... Passa pro meu e-mail por favor... [email protected] ( que também é o meu msn )