Página 3 de 15 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pereiragomessilva Ver Post
    Olha só, na verdade eu testei completamente o equipamento. E também já existe a homologação do equipamento na anatel, basta somente procurar pelo fabricante Wavion Ltd. no site da Anatel.
    Realmente o que posso te falar sobre o preço é que alguns distribuidores cobram mais caro que outros devido ao metodos de importação feitos.
    Não é que o preço do equipamento abaixo pois o preço medio dele é esse mesmo de 13600 a 15000 é que existem pessoal que tem margem de lucros maiores.
    E outro distribuidores que é o caso da empresa que trabalho que compram mais equipamentos do fabricante e conseqüentemente tem mais descontos no momento da compra e com isso conseguem repassar esse desconto ao consumidor final.
    Quanto a mobilidade de 500 mts é como eu disse anterior esse numero pode variar conforme os tipos de construção existentes ou barreiras a se ultrapassar.

    Espero que tenha ajudado.
    Fabio Silva
    Já que tu está na área, me explica uma coisa: Eu pensei que a Parks é que tinha trazido para o Brasil este equipamento. Pelo menos li isso no site da Wavion, algum tempo atrás e também nos folders que me enviaram.
    Mas agora fui lá ver o certificado de homologação e consta realmente o nome da Wavion como solicitante.
    Então não é uma exclusividade Parks como eles deixaram transparecer.
    E outro detalhe: é uma tecnologia diferente da MIMO, pois lá só cita protocolo 802.11B e G.
    É isso mesmo?

  2. #42

    Padrão

    Pois então...
    Realmente não é um exclusividade da Parks.
    Olhando o solicitante da homologação vc verá que é a FTD Comunicação de Dados.
    Eu trabalho nessa empresa e fomos nós que começamos a trazer o equipamento para o Brasil.
    Porisso já realizei muitos testes com o equipamento, até para ter certeza que compensaria vender o equipamento.
    E de acordo com os testes que realizei foi que decidimos investir no produto.
    Os testes realmente superam as expectativas já tivemos aqui também na empresa um treinamento de certificação do equipamento, que foi dado por um engenheiro da Wavion Israel.
    Quanto a tecnologia empregada é realmente muito parecido com MIMO, até porque o equipamento tem 6 transmissores independentes divididos em 2 grupos de 3 transmissores.
    Mas o grande diferencial é realmente o Beamforming no site da Wavion você pode ler mais sobre o assunto.
    O Beamforming também é utilizado em equipamentos Wimax www.wavionnetworks.com/Beamforming.html

    Espero ter ajudado.

    Fabio Silva

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pereiragomessilva Ver Post
    Pois então...
    Realmente não é um exclusividade da Parks.
    Olhando o solicitante da homologação vc verá que é a FTD Comunicação de Dados.
    Eu trabalho nessa empresa e fomos nós que começamos a trazer o equipamento para o Brasil.
    Porisso já realizei muitos testes com o equipamento, até para ter certeza que compensaria vender o equipamento.
    E de acordo com os testes que realizei foi que decidimos investir no produto.
    Os testes realmente superam as expectativas já tivemos aqui também na empresa um treinamento de certificação do equipamento, que foi dado por um engenheiro da Wavion Israel.
    Quanto a tecnologia empregada é realmente muito parecido com MIMO, até porque o equipamento tem 6 transmissores independentes divididos em 2 grupos de 3 transmissores.
    Mas o grande diferencial é realmente o Beamforming no site da Wavion você pode ler mais sobre o assunto.
    O Beamforming também é utilizado em equipamentos Wimax Wavion Wireless Networks - outdoor and metro Wi-Fi

    Espero ter ajudado.

    Fabio Silva

    Eu já tinha visto. Inclusive foi tema de uma dúvida que surgiu aqui.
    No segundo gráfico, mostra em 300metros quanto deve passar. Teve até um companheiro que chamou a atenção para isso. Achamos pouco, já que na propaganda diz que cobre mais com mais eficiência.
    Aquela comparação com wi-fi , ou eu não entendi bem, mas passa na prática muito mais do que está no gráfico.
    Comenta tecnicamente para nós este gráfico.

    Quanto a questão da homologação, e aquisição, vou te procurar via MP para ver como podemos negociar.

  4. #44

    Padrão

    Vamos lá,
    Quanto ao gráfico é uma comparação com um access point comum.
    Aquele gráfico refere-se a cobertura com penetração indoor. Na pratica isso pode variar pois depende muito do tipo area que se esta cobrindo. Aquele gráfico é resultado típico esperado, porém pode ser melhor se a area a ser coberta propiciar bastante reflexão de sinal ou até menor se a região for muito arborizada.
    Portanto como o pessoal da Wavion costuma dizer tudo depende da area ou região que se pretende atingir e a instalação fisica do equipamento tem que ser levada em consideração de acordo com a aplicação que se pretende ter.

    Espero ter ajudado, qualquer duvida estou a disposição.

    Abraço,
    Fabio Silva

  5. #45

    Padrão

    Quer dizer então que o rádio não tem nada daquele negócio de aproveitar reflexão como eu pensei que tinha??? =\
    To começando a ficar confuso, se for isso mesmo ele não tem tanta diferença de um rádio comum, só é muito mais eficaz, mas em termos de tecnologia o que muda mesmo é o beamforming e mais nada. Estou errado?

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Quer dizer então que o rádio não tem nada daquele negócio de aproveitar reflexão como eu pensei que tinha??? =\
    To começando a ficar confuso, se for isso mesmo ele não tem tanta diferença de um rádio comum, só é muito mais eficaz, mas em termos de tecnologia o que muda mesmo é o beamforming e mais nada. Estou errado?
    Não é bem assim....
    As reflexões são realmente muito bem aproveitadas pois o radio trabalha com OFDM, mas o Beamforming é que faz a maior diferença no sistema como um todo.
    Pois alem de aproveitar as reflexões, o Beamforming também insere no upstream e downstream um ganho na ordem de 10 a 12 dB, ou seja até 3 vezes mais que sistemas convencionais.
    Outro grande segredo do WBS2400 é o nível de sensibilidade de recepção do equipamento, que é de até -105.5 dBm, para fazer um comparativo com uma solução mais "robusta" que existe no mercado, o que mais se aproxima tem uma sensibilidade de -97 dBm, levando em consideração que a cada 3 dBm temos o dobro da potência recebida podemos dizer que o equipamento da Wavion tem no mínimo o dobro da capacidade do melhor equipamento que existe no mercado hoje.

    Espero ter esclarecido a confusão

    Abraço,
    Fabio Silva
    Última edição por pereiragomessilva; 16-01-2009 às 13:55.

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pereiragomessilva Ver Post
    Não é bem assim....
    As reflexões são realmente muito bem aproveitadas pois o radio trabalha com OFDM, mas o Beamforming é que faz a maior diferença no sistema comum um todo.
    Pois alem de aproveitar as reflexões o Beamforming também insere de upstream e downstream na ordem de 10 a 12 dB, ou seja até 3 vezes mais que sistemas convencionais.
    Outro grande segredo do WBS2400 é o nível de sensibilidade de recepção do equipamento, que é de até -105.5 dBm, para fazer um comparativo com uma solução mais "robusta" que se no mercado, o que mais se aproxima tem uma sensibilidade de -97 dBm, levando em consideração que a cada 3 dBm temos o dobro da potência recebida podemos dizer que o equipamento da Wavion é no mínimo o dobro da capacidade do melhor equipamento que existe no mercado hoje.

    Espero ter esclarecido a confusão

    Abraço,
    Fabio Silva
    Entendi, obrigado!
    Mas tenho outra dúvida. Eu imaginava que esse aproveitamento de reflexão, o ganho extra do equipamento, vários rádios trabalhando em conjunto eram características apenas de equipamentos MIMO. Já que esse equipamento não trabalha com MIMO e faz tudo isso, o que é o MIMO na verdade?

  8. #48

    Padrão

    A grande vantagem do MIMO ( Multiple input multiple output ) trata mais no sentido de agregar banda.
    Com varias entradas e varias saidas o MIMO consegue agregar banda.
    Mas a filosofia é a mesma.

    abraço,
    Fabio

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pereiragomessilva Ver Post
    A grande vantagem do MIMO ( Multiple input multiple output ) trata mais no sentido de agregar banda.
    Com varias entradas e varias saidas o MIMO consegue agregar banda.
    Mas a filosofia é a mesma.

    abraço,
    Fabio
    Entendo... li um artigo que fala as principais características capazes de aumentar a confiabilidade e a largura de banda nos sistemas wireless com MIMO. São elas MIMO (multiple input multiple output) pra aproveitamento das reflexões e formação de um único sinal que praticamente cancela o fading e melhora o throughput, a modulação OFDM (orthogonal frequency division multiplexing) para cancelar o ISI (inter-symbol-interference) que é uma interferência tipo o fading e o LDPC (low-density parity check) que é um código para redução de erros na trasmissão. Esses 3 em conjunto (MIMO, LDPC e OFDM) fazem com que o sistema atinja um througput e níveis de sinal muito acima do normal, eliminando os maiores problemas de redes wireless que inclui principalmente interferência.

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pereiragomessilva Ver Post
    Vamos lá,
    Quanto ao gráfico é uma comparação com um access point comum.
    Aquele gráfico refere-se a cobertura com penetração indoor. Na pratica isso pode variar pois depende muito do tipo area que se esta cobrindo. Aquele gráfico é resultado típico esperado, porém pode ser melhor se a area a ser coberta propiciar bastante reflexão de sinal ou até menor se a região for muito arborizada.
    Portanto como o pessoal da Wavion costuma dizer tudo depende da area ou região que se pretende atingir e a instalação fisica do equipamento tem que ser levada em consideração de acordo com a aplicação que se pretende ter.

    Espero ter ajudado, qualquer duvida estou a disposição.

    Abraço,
    Fabio Silva
    Ok! mas eu esperava um gráfico que mostrasse no mínimo 1km de cobertura tranquila.
    Eu tenho APzinho que já botei navegação indoor com cerca de 300 metros ( dois quarteirões dos grandes). Minha torre tem 19metros e menos de 50 metros depois tem um prédio com 16 metros na frente e a seguir algumas árvores.
    E naveguei dentro de casa só com anteninha da pci engenius 3601S com sinal em 40%. Mas isso só com a engenius, mesmo assim não em todas as peças da casa. Outras pci não deram nem para saída.

    O gráfico, com o intuito de mostrar a diferença de desempenho entre os dois sistemas, é válido. O que me chamou a atençao é a escala do gráfico. No lugar dos 300 metros deveria estar é 3000 metros. Aí sim ficava beleza.
    Naquele gráfico até o wi-fi está prejudicado no desempenho.

  11. #51

    Padrão

    Fazendo uma pesquisa sobre beamforming, eu achei este material.
    É sobre outro fabricante, mas muito explicativo sobre como funciona.

    E neste, o fabricante tem rádios com 4 antenas.
    O da Wavion é com 6 mas o princípio é o mesmo.

    tem algumas explicações que me surpreendeu, como por ex. a capacidade de dirigir o feixe de irradiação diretamente as estações conectadas, e filtrando as interferencias.
    São 8 paginas, que podem ser um pouco cansativas, mas vale a pena ler.
    Todas as dúvidas que foram perguntadas anteriormente podem ser tiradas agora.

    Corrigindo: São também 6 antenas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos PRB_NextWave_WiFi_WP_xRF_0308_BPO.pdf  
    Última edição por 1929; 16-01-2009 às 19:01.

  12. #52

    Padrão ANTENAS SETORIAL HYPERLINK NO WAVION

    CARO AMIGO GOSTARIA DE SABER , SE É POSSIVEL SUBSTITUIR AS ANTENAS OMIN ORIGINAL DO WAVION POR ANTENAS HYPERLINK DE 17DBI SERA QUE É POSSIVEL.

  13. #53

    Padrão

    Citação Postado originalmente por niqturbo Ver Post
    CARO AMIGO GOSTARIA DE SABER , SE É POSSIVEL SUBSTITUIR AS ANTENAS OMIN ORIGINAL DO WAVION POR ANTENAS HYPERLINK DE 17DBI SERA QUE É POSSIVEL.
    Esta é a dúvida que todos nós temos com relação aos APs com MIMO. Nem os fabricantes sabem o desempenho.

    Mas o Wavion tem uma tecnologia de processamento no mínimo interessante. Chama-se beamforming.

    É muito extenso para explicar em poucas palavras, mas é algo para mim totalmente novo. O rádio "pensa" e aproveita a energia irradiada para somente aqueles que estão conectados. É uma coisa até meio dificil de entrar na cabeça no início, mas vale a pena pesquisar sobre o beamforming.

    E com este algorritmo, acho que omni seria mais indicado. Mas nem todos APs com MIMO tem beamforming.

  14. #54

    Padrão

    Somente complementando a resposta do 1929...
    Devido exatamente por causa do Beamfoming não é recomendado pelo fabricante a troca da antena do equipamento, por antenas Standard.Tal pratica poderia prejudicar o sistema.
    A Wavion no mês de Março lançará um novo produto setorizado e que deverá vir acompanhado de suas antenas.
    As antenas utilizadas no sistema, são desenvolvidas para o produto e para se obter melhor desempenho do sistema, porisso não é recomendado que sejam trocadas.

    Abraço,

  15. #55

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pereiragomessilva Ver Post
    Somente complementando a resposta do 1929...
    Devido exatamente por causa do Beamfoming não é recomendado pelo fabricante a troca da antena do equipamento, por antenas Standard.Tal pratica poderia prejudicar o sistema.
    A Wavion no mês de Março lançará um novo produto setorizado e que deverá vir acompanhado de suas antenas.
    As antenas utilizadas no sistema, são desenvolvidas para o produto e para se obter melhor desempenho do sistema, porisso não é recomendado que sejam trocadas.

    Abraço,

    Tem um amigo meu que demorou para comprar um PC. Ele dizia que estava esperando o último modelo.

    Agora me lembrei deste porque a Wavion já está lançando outro produto. Não que o primeiro fosse alterado, mas serão dois produtos para aplicações diferentes. Vai ser uma boa. Enquanto isso eu vou esperando o último modelo. heheheh!!! Valeu pela notícia.

  16. #56

    Padrão

    Bom,
    eu já vejo isso como coisas e aplicações diferentes.
    Na questão da setorização dependendo da aplicação é interessante ter antenas omni, eu outra painéis setoriais, tudo depende para que se vai usar.
    O portifolio de equipamentos esta acrescendo e isso é interessante pq mostra o interesse da empresa em desenvolvimento de equipamentos, e mostra também que o fabricante não é uma empresa de 1 equipamento só.
    Vejo tudo isso como evolução.
    E bom para nós que sempre temos tecnologias novas para uso.

    Abraço,

  17. #57

    Padrão

    Concordo, Pereira.
    Não tem como barrar o progresso.
    As coisas ocorrem tão rápido que não dá nem tempo de assimilar alguma novidade e logo surgem outras opções.
    Veja bem, não disse que o primeiro modelo estaria desatualizado, mas sim uma opção a mais para quem tem esta necessidade.
    De certo modo vem responder aquelas indagações que fazíamos a respeito de colocar por ex. setoriais em cartões com protocolo N, coisa que nem a Ubiquiti ainda tem certeza.
    Assim a Wavion parece estar na vanguarda.

  18. #58

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chadii Ver Post
    Galera eu vi que tem um topico relacionado a isso aqi no forum, no entanto queria ter a certeza se alguem ja testou o equipo, e se realmente vale a pena envestir! Dizem que e possivel obter sinal sem visada em uma distancia de ate 3km, dentro de casa apenas com o notebook! Is that real?? Obrigado pela atencao!!





    Boa Tarde pela primeira vez que estou postando neste site
    o intuito e realmente ajudar a comunidade
    Bom vasmos para o que intereça. estamos testando uma WAVION em FRONTEIRA MG a 10 dias e realmente nos sulpriendemos. digo desde ja que e um equipamento que e talmente diferente de todos os conceitos de radio wireless.
    80% da qualida esta na instação do equipamento.
    fuinciona como manda o figurino so que tem que ter no minimo 10 dias para testes e reajuste.
    tivemos uma performa de 1.200Mt com kit USB da iptaime e antena de 5 Dbi
    a 1Mbps trasferencia.

  19. #59

    Padrão quantidade de estações

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Vou aguardar os testes reais,
    mas acredito que vou implantar 4 torres de 2,0km de distancia uma da outra

    TORRE A >>>> 1,6km >>> TORRE B >>> 1,6km >>> TORRE C >>> 1,6km >> TORRE D


    mas a minha ideia é só pra notebook movel, nada de cliente residencial.

    O que vocês acham? dária certo?

    as vezes compensa pagar mais caro e ter um "contrato" com quem te vendeu do que comprar por 10k e depois não ter o que fazer com o equipamento e ter perdido o dinheiro.
    "é uma forma de pensar"
    cada um tem a sua.



    boa tarde
    não creio que 4 estações seria necessario
    pois o equipamento e diferente dos convecionais.
    estamos testando um kit USB de 350Mw segunda temos a porformace.
    um equipamento e o suficiente para uma cidade de 17 mil abritantes
    ele e robusto para suportar 200 crentes simultanio.
    e uma escala auta
    ok
    [email protected]

  20. #60

    Padrão

    Concordo plenamente com os dizeres....
    Realmente a instalação é quem faz a diferença, o equipamento é realmente surpreendente, e a instalação é quem faz o equipamento funcionar bem.
    No mais pelo que vejo é que a empresa Wavion esta em completa evolução.
    Recebi um e-mail da Wavion com um novo portifolio produtos, que é o WBS5800 IEEE 802.11a e o WBS2400 e WBS5800 setorizados, nos dois produtos são 3 antenas de 120°.
    Acredito que o WBS5800 em 5.8 será uma boa pedida para nosso mercado que cada vez mais tem necessidades como essas que a Wavion esta suprindo.

    Abraço,
    Fabio