+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cache em hd separado

    Será que tem como:

    Tenho meu server mk sem proxi, nem cache.

    Gostaria de colocar um outro hd fara fazer cache, se possivel trabalhar com cache full, maquina tem de sobra, core2duo 2 gb mem. MK 2.9.27.

    Será que da certo?

  2. #2

    Padrão

    tem sim, na configuração do web proxy tem cache drive que é pra onde vai o cache, so é selecionar o outro hd, por padrao o cache fica no mesmo hd do sistema. dá uma procurada que vc vai encontrar as regras cache full mk2.9.27 .
    espero que te ajude
    valewww........

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ThyagoComputer Ver Post
    tem sim, na configuração do web proxy tem cache drive que é pra onde vai o cache, so é selecionar o outro hd, por padrao o cache fica no mesmo hd do sistema. dá uma procurada que vc vai encontrar as regras cache full mk2.9.27 .
    espero que te ajude
    valewww........
    será que nessa versão 2.9.27 vai reconhecer hd sata?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Será que tem como:

    Tenho meu server mk sem proxi, nem cache.

    Gostaria de colocar um outro hd fara fazer cache, se possivel trabalhar com cache full, maquina tem de sobra, core2duo 2 gb mem. MK 2.9.27.

    Será que da certo?
    Basta que você altere a opção CACHE DRIVE = system para CACHE DRIVE = secundary
    https://under-linux.org/forums/../wi...-Webproxy3.png

    Geralmente funciona, mas nunca testei com essa sua placa mãe.

  5. #5

    Padrão

    nessa versao nao vai funga o sata. aconselho vc a compra uma licença e por 3.17.
    sobre o cache aconselho vc por o cache em um Debian ou Fedora em paralelo com o MK.
    mas se vc quiser por outro hd e fazer cache no proprio MK. manda um HD IDE ai. e segue o exemplo do amigo acima. system para secundary

    vlw

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netcom Ver Post
    nessa versao nao vai funga o sata. aconselho vc a compra uma licença e por 3.17.
    sobre o cache aconselho vc por o cache em um Debian ou Fedora em paralelo com o MK.
    mas se vc quiser por outro hd e fazer cache no proprio MK. manda um HD IDE ai. e segue o exemplo do amigo acima. system para secundary

    vlw

    mas o cache vai ficar bom no mk? ou melhor em outro pc?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    mas o cache vai ficar bom no mk? ou melhor em outro pc?
    Eu uso cache no proprio MK, em HD separado e não tenho nada o que reclamar.

  8. #8

    Padrão

    Da uma olhada na minha configuração:

    [Fernando@MikroTik] > ip web-proxy print
    enabled: yes
    src-address: 0.0.0.0
    port: 3128
    hostname: "proxy"
    transparent-proxy: yes
    parent-proxy: 0.0.0.0:0
    cache-administrator: "webmaster"
    max-object-size: 14096KiB
    cache-drive: system
    max-cache-size: 8000000KiB
    max-ram-cache-size: 256000KiB
    status: running
    reserved-for-cache: 7999488KiB
    reserved-for-ram-cache: 256000KiB


    uso ele em um core2duo com hd de 80 e 1 gb de memoria em baixo controlando tudo e em cima rb em bridge. Será que esta bom assim?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Da uma olhada na minha configuração:

    [Fernando@MikroTik] > ip web-proxy print
    enabled: yes
    src-address: 0.0.0.0
    port: 3128
    hostname: "proxy"
    transparent-proxy: yes
    parent-proxy: 0.0.0.0:0
    cache-administrator: "webmaster"
    max-object-size: 14096KiB
    cache-drive: system
    max-cache-size: 8000000KiB
    max-ram-cache-size: 256000KiB
    status: running
    reserved-for-cache: 7999488KiB
    reserved-for-ram-cache: 256000KiB


    uso ele em um core2duo com hd de 80 e 1 gb de memoria em baixo controlando tudo e em cima rb em bridge. Será que esta bom assim?
    [Paulo@SharkNet] ip web-proxy> print
    enabled: yes
    src-address: 0.0.0.0
    port: 3128
    hostname: "proxy"
    transparent-proxy: yes
    parent-proxy: 0.0.0.0:0
    cache-administrator: "webmaster"
    max-object-size: 4096KiB
    cache-drive: system
    max-cache-size: 53712000KiB
    max-ram-cache-size: unlimited
    status: running
    reserved-for-cache: 53711872KiB
    reserved-for-ram-cache: 2048KiB

    Tenho apenas 500mega e um HD de 80, e nunca tive problemas.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netcom Ver Post
    nessa versao nao vai funga o sata. aconselho vc a compra uma licença e por 3.17.
    sobre o cache aconselho vc por o cache em um Debian ou Fedora em paralelo com o MK.
    mas se vc quiser por outro hd e fazer cache no proprio MK. manda um HD IDE ai. e segue o exemplo do amigo acima. system para secundary

    vlw

    Cara a 3.17 ja é uma versão que da suporte ao SATA ?

    vlw

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Cara a 3.17 ja é uma versão que da suporte ao SATA ?

    vlw

    sim qualquer um da versão 3 da suporte ao sata

  12. #12

  13. #13

    Lightbulb

    Ola amigos da under.. bem aki no meu coloquei um HD p fazer cache.. mais to estranhando pq la no MK em Resources ta marcando Free HD: 443 mega, pq disso? c eu to com um HD de 40 giga! é normal isso? ou eu tenho q muda o jumper do hd p slave?
    Abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cache hd separado.JPG
Visualizações:	187
Tamanho: 	131,5 KB
ID:      	3690  

  14. #14

    Padrão

    Pelo que eu to vendo ai vc ta fazendo cache no mesmo disco que roda seu mk, não ta em disco separado , pois o cache esta em system.veja a verão do seu mk e veja se ele da suporte ao tipo de hd que esta usando.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Pelo que eu to vendo ai vc ta fazendo cache no mesmo disco que roda seu mk, não ta em disco separado , pois o cache esta em system.veja a verão do seu mk e veja se ele da suporte ao tipo de hd que esta usando.

    Entao amigo.. essa imagem é uma desatualizada.. mais agora esta na opcao "secundary master"... mesmo assim marca la em 443 mega.. o hd q uso é ide.. e versao mk 2.9.27. vou coloca ele p roda e ve c esta td certoo. valeu

  16. #16

    Padrão

    em resource esta so com 443 hd-free, pq vc reservou o restante para o cache....
    va em web-proxy e na aba status veja quanto de hd esta reservado para o cache

  17. #17

    Padrão

    Lá em resource so mostra o HD/CF q esta instalado o MK, não mostra o HD secundario não!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Lá em resource so mostra o HD/CF q esta instalado o MK, não mostra o HD secundario não!
    Entao amigo, vou da mais uma olhada ta td certo, o HD ta marcado la no proxy como "secundary master" e setado ele p fazer o proxy, so nao entendi o pq do MK ta mostrando no resorce 443 free.. mais vou coloca o bixo p funciona! ta td como diz aki na under, so nao entendi o pq de pouco HD sobrando.. valeu