+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois usuarios dividir uma banda só

    Pessoal eu estou trabalhando agora com HotSpot e na época que eu naum usava hotspot eu colocava na queue dois ips ... certo ... esses dois ips dividiam aquela banda ... no hotspot como eu faço isso ???

  2. #2

    Padrão

    Para este tipo de cliente eu faço da seguinte forma:
    Crio uma rede especifica para eles e faça o controle da rede e não dos ips.
    Ex:

    /ip add add address=192.168.10.0/28
    /queue simple add target-address=192.168.10.0/24 ....

  3. #3
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Pessoal eu estou trabalhando agora com HotSpot e na época que eu naum usava hotspot eu colocava na queue dois ips ... certo ... esses dois ips dividiam aquela banda ... no hotspot como eu faço isso ???
    ola amigo,
    eu faço isso quando tenho 1 cliente com 2 micros na casa, se for isso..

    eu uso assim :

    hotspot --> user --> profile

    de um nome qualquer preencha de acordo com sua necessidade.. banda etc..
    e no campo : "Shared Users" coloque 2, indica que esta liberado 2 acessos com o
    mesmo nome de usuario e senha, entao o cliente usara ex. usuario 10, senha 10 nos 2 micros.
    e consequentemente dividira a banda liberada para o usuario 10.
    ai é só ir em "user" editar o usuario e no campo "profile" colocar o que voce criou..

    seria isso?

  4. #4

    Padrão

    admskill bom eu utlizei da seguinte maneira.

    marco os pacotes vindo dos 2ips no mangle depois crio uma regra na queue tree limitando a banda desse grupo, forçando ambos ips a compartilharem de uma mesma banda

    outro exemplo nao testado 100% seria no hotspot -> user forca o cliente a usar o mesmo ip setando ip adress depois criar uma regra na simple queue especificando os 2 ips na regras, detalhe a regra tem que ficar sempre a primeira (nao consegui fazer isso)

    me desculpe se o que lhe passei nao foi claro ou nao funcionou mas partindo do conceito de que o forum é aberto pra expor opniões, e de que minha intenção é de ajudar-lhe a resolver este problema creio q seja valido meu post.

    abraços e boa sorte

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    ola amigo,
    eu faço isso quando tenho 1 cliente com 2 micros na casa, se for isso..

    eu uso assim :

    hotspot --> user --> profile

    de um nome qualquer preencha de acordo com sua necessidade.. banda etc..
    e no campo : "Shared Users" coloque 2, indica que esta liberado 2 acessos com o
    mesmo nome de usuario e senha, entao o cliente usara ex. usuario 10, senha 10 nos 2 micros.
    e consequentemente dividira a banda liberada para o usuario 10.
    ai é só ir em "user" editar o usuario e no campo "profile" colocar o que voce criou..

    seria isso?


    Jah fiz esse teste ... mas eu reparei q vc fazendo deste jeito não compartilha a banda nao ... simplesmente o usuario loga duas vezes com a mesma conta, ai o Hostspot cria um Queue Dinamico pra cada um que logar entaum cada usuario que logar com akele login vai receber uma queue simple da velocidade setada no profile !

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Jah fiz esse teste ... mas eu reparei q vc fazendo deste jeito não compartilha a banda nao ... simplesmente o usuario loga duas vezes com a mesma conta, ai o Hostspot cria um Queue Dinamico pra cada um que logar entaum cada usuario que logar com akele login vai receber uma queue simple da velocidade setada no profile !

    Amigo se vc usar ap na casa dos clientes,é só vc colocar o ap para gerar ip,assim eles conectam e divide a banda,pq a mk só reconhecerá o mac do ap e não dos pcs.
    Fiz assim aqui e resolveu,espero ter ajudado.

  7. #7
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Question testes

    andei fazendo uns teste pra tentar controlar a banda por mac..
    nesse caso a pessoa teria o ap na casa dele e o controle nao estaria pelo ip e sim
    pelo mac do aparelho.

    meu raciocinio seria o seguinte :
    se tentarmos controlar pelo ip do aparelho nao adianta porque para cada micro ele gera um ip
    diferente, entao se o cara colocar 3 micros no ap, teria 4 ips saindo de la.. 1 do ap e 3 dos micros.
    mas se fizer o controle por mac, e deixar o ap como repetidor (ap como repetidor repassa o mac do ap, e nao dos micros), teriamos 4 mac´s iguais.
    sendo assim liberando 600k para o mac 00:00:00:00:00:00, e tiver 4 iguais sera dividido essa banda entre os 4..
    seria isso???

    nos testes feitos abaixo, nao sei o motivo.. mas consigo controlar o upload, mas o download
    nao, e para o upload funcionar tenho que desabilitar as regras para conexao simultanea que
    deixei em mangle (regras para liberar portas do controle).

    usei assim:

    mangle:
    chain=prerouting src-mac-address=00:1D:7D:E0:FA:07
    action=mark-connection new-connection-mark=controle passthrough=yes

    chain=prerouting src-mac-address=00:1D:7D:E0:FA:07
    connection-mark=controle action=mark-packet new-packet-mark=contro
    passthrough=yes

    queue tree :
    name="queue1" parent=global-in packet-mark=contro limit-at=0 queue=default priority=8 max-limit=200000 burst-limit=0
    burst-threshold=0 burst-time=0s
    5 name="queue2" parent=global-out packet-mark=contro limit-at=0 queue=default priority=8 max-limit=60000 burst-limit=0
    burst-threshold=0 burst-time=0s

    http://img49.imageshack.us/img49/4205/imagemys9.jpg

    se alguem tiver alguma ideia.. ou o pessoal mais experiente pode dizer se tem fundamento ou nao
    ficarei grato..

  8. #8

    Padrão

    Faço aqui da maneira que te falei acima, crio a rede, tipo 192.168.0.1/29, e no queue simple eu a controlo. No hotspot eu cadastro os ips desta rede ae ele compartilham a mesma velocidade. Não uso o controle pelo profile do hotspot.

  9. #9
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão resolvido!!

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Faço aqui da maneira que te falei acima, crio a rede, tipo 192.168.0.1/29, e no queue simple eu a controlo. No hotspot eu cadastro os ips desta rede ae ele compartilham a mesma velocidade. Não uso o controle pelo profile do hotspot.
    obrigado amigo!!
    realmente funcionou, vc tinha citado a cima.. mas testei e nao deu certo.. agora vc
    especificou melhor.. deixo aqui detalhado o que fiz para facilitar para os amigos...

    lembrando a todos que o merito é do nosso amigo Mr. RG.

    IP --> ADDRESSES
    click em (+)
    coloque um endereço (192.169.10.1/29) nesse caso sera liberado 7 IPs.(por causa do 29)
    escolha a interface (no meu caso : bridge1)

    agora va para : QUEUES --> SIMPLE QUEUES
    click em (+)
    de um nome qualquer
    em TARGET ADDRESS, coloque: 192.168.10.0/29
    e expecifique o download e upload abaixo.

    agora va para: IP --> HOTSPOT
    obs.(no meu caso só funcionou fazendo desse modo)

    cadastre um usuario e senha em USERS (sem controle de banda)
    va para : IP BINDINGS
    click em (+)
    coloque o mac, em TYPE coloque como: "Regular" (como regular ele pede senha para
    autenticar).

    espero que ajude alguem..