+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Preciso de sugestões

    Bom é o seguinte, tenho 35 clientes no total, Duas linhas ADSL uma de 1MB e outra de 2MB, Dois APS com Duas OMNIs (sei que é errado) mas está funcionado a contento. Mesmo assim em certos horários e alguns clientes reclamam de lentidão. Meu MK é um Athlon XP 1600, HD de 40GB (DMA5) e 1GB de RAM. tenho hotspot com web-proxy em apenas uma Ether. Uso meu MK + APs. Para tentar melhorar meu sinal (apenas melhorar, não chegar mais longe) Estou pensando em fazer o seguinte:

    Colocar 4 Direcionais de 17DB e 4 APs, um para cada direcional e deixar a OMNI em cima, pois mesmo as direcionais sendo de 90º (na teoria isso fecharia 360º) sei que não vai fechar os 360º. Minhas dúvidas são:

    Faz alguma diferença eu colocar cada AP desses em uma ether (ou seja 5 placas de rede 4 paras as direcionais e uma para a OMNI) ou dá no mesmo eu jogar isso tudo numa ether só, botar um switch e depois nos APS, ou seja tudo numa ether só.

    Vou chegar melhor nos meus clientes com as direcionais? Minha OMNI é de 15DB as direcionais são de 17DB.

    obrigado a todos e aguardo comentários e sugestões.

  2. #2

    Padrão

    Cara, assim,,, vc sabe se o problema é a conexão com o cliente ou link??? seus clientes estão com sinal ruim,,, pq vc disse que em certas horas da tarde fica ruim, acredito que possa ser o link mesmo,,,, quantas pessoas estão conectadas essa certa hora??? e você fazendo teste de ping, perde pacotes até o cliente nessa mesma hora???

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhb Ver Post
    Cara, assim,,, vc sabe se o problema é a conexão com o cliente ou link??? seus clientes estão com sinal ruim,,, pq vc disse que em certas horas da tarde fica ruim, acredito que possa ser o link mesmo,,,, quantas pessoas estão conectadas essa certa hora??? e você fazendo teste de ping, perde pacotes até o cliente nessa mesma hora???
    Alguns perdem pacotes sim, mas apenas em horas de pico. Por isso acho q o Ap da OMNI está sobrecarregado.

  4. #4

    Padrão

    Tem mais alguns fatores para serem levados em consideração, quais velocidades vc vende a seus clientes

    E uma coisa é certa, se vc puder colocar seoriais ao invéns de omni, que faça isso, pois vc vai aumentar a capacidade da sua base e obter melhor desempenho.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    E uma coisa é certa, se vc puder colocar seoriais ao invéns de omni, que faça isso, pois vc vai aumentar a capacidade da sua base e obter melhor desempenho.
    Mas se eu colocar 4 setorias de 90º não fecha os 360º não é verdade?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Mas se eu colocar 4 setorias de 90º não fecha os 360º não é verdade?
    como q nao vai fechar?? claro q fecha 4*90 = 360

    se colocar antena de grade ela ate vaza por lados, pra traz, vira no bicho!

    quantos clientes nessa omni???

    qual velocidade de cada um???

    qual a distancia entre a omni e o cliente com problema?

    visada é perfeita???

    possue mais algum provedor na tua cidade q gere interferencia em 2.4??

    qual a marca e modelo do ap??

    verefique o grafico da tua irterface do link , veja se nao ta guelado

    com isso podemos te afirmar alguma coisinha

  7. #7

    Padrão

    Certo, teoricamente fecha... mas fecha direito? vai cobrir todo os 360º como uma OMNI cobre?
    Tenho no total 32 clientes, na OMNI tenho uns 22. O AP dela é um GTS Pro. Links cliente de 128k.
    A distancia máxima que tenho um cliente é de uns 1.5 km
    Aqui tem TROCENTOS MILHÕES DE PROVEDORES.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Certo, teoricamente fecha... mas fecha direito? vai cobrir todo os 360º como uma OMNI cobre?
    Tenho no total 32 clientes, na OMNI tenho uns 22. O AP dela é um GTS Pro. Links cliente de 128k.
    A distancia máxima que tenho um cliente é de uns 1.5 km
    Aqui tem TROCENTOS MILHÕES DE PROVEDORES.
    Amigo, por experiência propria, eu usava esse AP GTS como outros e ele ñ guenta muitos clientes, acontece isso, lentidão e perda de pacotes, faça como os amigos, utilize somente 4 setoriais de 90° q vc fecha os 360°, esqueça a omni, eu estou usando 3 e ñ tenho o q reclamar, e outra coisa, prefira uma RB, ou um PC-AP, mil vzs melhor q vc usar AP para mandar o sinal para os clientes, ahhh, outro detalhe, as setoriais são menos sensiveis a interferências do q as omnis, já q vc disse q tem trocentos outros provedores....

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Amigo, por experiência propria, eu usava esse AP GTS como outros e ele ñ guenta muitos clientes, acontece isso, lentidão e perda de pacotes, faça como os amigos, utilize somente 4 setoriais de 90° q vc fecha os 360°, esqueça a omni, eu estou usando 3 e ñ tenho o q reclamar, e outra coisa, prefira uma RB, ou um PC-AP, mil vzs melhor q vc usar AP para mandar o sinal para os clientes, ahhh, outro detalhe, as setoriais são menos sensiveis a interferências do q as omnis, já q vc disse q tem trocentos outros provedores....
    Amigo, obrigado pelas sugestões, eu ia botar as 4 setorias e deixar a OMNI pra cobrir área onde as setorias não cobririam, pq pensei q não fechava os 360º, Sobre o PC-AP, eu tenho como comprar placas wireless G520, serve? Eu tenho uma no MK recebendo sinal, mas ela serve pra transmitir? Daria os 250mw do AP? As setorias que eu quero botar (por questão de espaço) são de 17DB (SETORIAS DE 17 PROELETRONIC) pq na minha cabeça eu chegaria melhor nos mus clientes do q a OMNI, não quero chegar longe 2km ta bom demais, quero é chegar com sinal forte, de qualidade entende? Eu não tenho muita grna pra fazer mudenças radicais na minha rede, se eu fosse fazer o PC-AP eu iria vender meus APs e compls as plaquinhas, mas tenho medo desse angú criar caroço :-)
    Última edição por SgtoMarlthon; 19-12-2008 às 17:53.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Amigo, obrigado pelas sugestões, eu ia botar as 4 setorias e deixar a OMNI pra cobrir área onde as setorias não cobririam, pq pensei q não fechava os 360º, Sobre o PC-AP, eu tenho como comprar placas wireless G520, serve? Eu tenho uma no MK recebendo sinal, mas ela serve pra transmitir? Daria os 250mw do AP? As setorias que eu quero botar (por questão de espaço) são de 17DB Proeletronic - Antenas Proeletronic, tudo para TV Digital, VHF, UHF, MMDS, CATV, WLAN e sistemas coletivos pq na minha cabeça eu chegaria melhor nos mus clientes do q a OMNI, não quero chegar longe 2km ta bom demais, quero é chegar com sinal forte, de qualidade entende? Eu não tenho muita grna pra fazer mudenças radicais na minha rede, se eu fosse fazer o PC-AP eu iria vender meus APs e compls as plaquinhas, mas tenho medo desse angú criar caroço :-)

    Essa antena q vc passou o link ela é de grade e ñ setorial, sobre a G520 ela é perfeita sim para vc enviar o sinal, essas placas chegam a 200mw, mas isso é muita coisa, aqui mesmo meus clientes com visada limpa com 2 km pega a 80 a 90% eu usando setoriais de 14 dbi, sobre os PC-AP eu ñ gastei muito, usei placas de P3 com 128mb de memória e tenho 5 placas misturadas, G510, samsung, TPlink, todas muito boa, uso 3 nas minhas setoriais e outras duas enviando sinal para dois pontos repetidores em bridge+wds

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Essa antena q vc passou o link ela é de grade e ñ setorial,
    Isso, antena de grade... no manual fala em abertura de 90º 4 delas fechartiam 360º ou não?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Isso, antena de grade... no manual fala em abertura de 90º 4 delas fechartiam 360º ou não?

    Ela ñ tem 90°, a abertura dela é 18°, estou vendo a especificação dela, essa antena é apropriada para cliente receber o sinal....

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Ela ñ tem 90°, a abertura dela é 18°, estou vendo a especificação dela, essa antena é apropriada para cliente receber o sinal....
    Então tenho q viver de OMNI? Pq setorial é muito caro... Alguém tem alguma sugestão?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Então tenho q viver de OMNI? Pq setorial é muito caro... Alguém tem alguma sugestão?

    Amigo, ou vc usa OMNI ou vai pra setorial, ñ tem outra opção, já vi o pessoal usarem aquela setorial da aquario, a redonda q parece uma marmita de 12 dbi, tem 60° de abertura, mas ñ foi feita especifica para este fim de enviar sinal para os clientes....

  15. #15

    Padrão

    é vc nao me responde se o link da sobrando ou nao!

    mas acho mesmo q é interferencia

    vc tem duas opcoes, colocar setoriais pra reduzir a interferencia, ou teu servico será ruim, e concerteza perderá clientes

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    é vc nao me responde se o link da sobrando ou nao!
    Amigo tenho 3 megas adsl para 32 clientes.