+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Como posicionar corretamente as antenas na torre

    Peço desculpa se já exite tal explicação,, mas procurei em todo o forum e não encontrei uma resposta adequada.
    Minhas dúvidas são as seguintes:

    Atualmente utilizo em minha torre 2 antenas setorias e uma omini (omini não está ativa),
    Meu ponto a ponto utiliza uma antena de grade aquario 25 DBI, que está abaixo das setorias quase jutnas.
    Pergunto ao experientes: Isso é correto
    Minhas duas setorias estão praticamente coladas uma na outra, apenas apontando para direções diferentes
    Pergunto aos experientes: Isso é correto

    Vou colocar uma terceira setorial, então pergunto aos amigos, como devo distribuir essas antenas, (distancia uma das outras) sendo duas setorias de 12 DBI e a outra que vou instalar vou pegar uma de 15 DBI, ou devo pegar outra de 12 DBI da mesma marca.

    Na torre eu uso rádios ap router wr254 em cada antena fazendo controle de mac e de banda, tenho um servido em FREBSD fazendo cache e balanceando carga e redirecionamento de sites.
    Estou pensando em tirar o controle de bando dos rádios e deixar no sevidor,, isso melhoraria o desempenho??

    Outra dúvida, vou tirar meu ponto a ponto com antenas de grada da aquário em 2.4 e colocar dois nanos 5.8 fazendo o ponto aponto, como devo posicionar os nanos 5.8 em ralação as setoriais,, devem ficar acima, ou abaixo.
    Os nanos 5.8 podem interferir nas setoriais 2.4 que estão distribuindo o sinal.
    Pretendo deixar o ponto a ponto antigo 2.4 juntamente com as antenas de grade instaladas, apenas com os rádios desligados para que um dia um nano possa dar pau então só troco o ponto a ponto,, isso pode me causar problemas....

    Peço desculpas aos amigos,, por tantas perguntas juntas,, mas como sou novo e quero fazer tudo o mais corretamente possível..
    Aguardo as respostas..

    Att..
    Almir

  2. #2

  3. #3
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Agradeço o link amigo,, me tirou minhas dúvidas,, também entrei em contato com o suporte técnico da TSM, assim que tiver um tempinho vou postar as respostas para assim sanar as dúvidas de outras pessoas..

    Att.

    Almir

  4. #4

    Padrão

    Amigo Almirgas, essas suas duvidas sao muito simples, mas tem q se ter um certo cuidado quando colocados em uma torre. Pela experiencia q tenho e que no qual ja apanhei bastante com isso, o ideal mesmo é colocar as 4 setoriais da mesma marca e modelo em angulos de 90º, assim uma estaria de costas para outra eliminando ja quase a metade das interferencias da outra costa. Assim basta apontar cada setoria de acordo com a topografia ao redor das antenas, assim vc pode direcionar elas individualmente para cada posicao.
    Dica: procure mirar o meio de cada setorial para o ponto de 80% da distancia maxima que deseja que o painel mande sinal. Assim vc nao sacrificaria os clientes mais pertos e automaticamente atingiria os mais distantes tbm.

    Espero ter ajudado em alguma coisa. Abraços e Boas Festas.