Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB600A + 4 cartões R52H + fonte de Note 19v 4.7 AMP + Setoriais Hyperlink

    Pessoal, antes usava um PC - AP com placa ASUS 5 pci Greantek, deu problema com energia e tive de trocar tudo por:

    01 RB600A
    04 Cartões R52H
    01 Fonte de Notebook de 19 voltes e 4,7 amperes

    Montei tudo com muito cuidado em uma caixa de PVC com ventilação forçada mas não tá funcionando legal.

    Já testei com 15dbi até 25 dbi de TX;
    Já testei com apenas 1 cartão ativo;
    Já testei com ACK dynamic e fixo (de 30 a 90us);
    Já testei em B only e B/G;
    Já testei ativando a opção de imunidade a ruído que esse cartão tem;
    Já atualizei a RB600 para o mk 3.17 (era 3.10 antes)
    Já testei até colocar todos os cartões no mesmo canal (até acho que ficou melhor assim)
    Já testei colocar em canais diferentes;
    Já testei repetindo canais em antenas de costas uma para outra;
    Já testei várias combinações das várias opções que esse cartão tem e nada.

    Sempre perde pacote e quanto não perde os pings são demorados.

    Agora a pouco vi um post do heopeleteiro onde ele perguntava como aterrar o cartão R52H, agora pensei aqui: a RB fica isolada dentro da caixa de plástico só entra um cabo de energia com neutro, fase e terra que vai para o provedor e também um cabo de rede que sai do provedor de equipamentos que estão aterrados, a fonte de notebook é aterrada (tem conector de 3 pinos) e se liga a placa.

    Dessa forma o sistema todo não fica aterrado?
    Última edição por Portela; 17-12-2008 às 11:53.

  2. #2
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Primeiro, só para tirar uma dúvida, essa placa tem dois conectores de antena, verifica se ligou em main ou auxiliar e se a configuração no MK está para a entrada de antena correta. (A ou B)
    Última edição por Magal; 17-12-2008 às 11:34.

  3. #3

    Padrão

    Liguei em main e tá configurado para antena A, uma coisa que não entendi foi o seguinte, quando liguei o ap na torre com apenas uma setorial conectadas no cartão 1 os cartões 2, 3 e 4 começaram a receber conexão de clientes mesmo sem a antena ligada, e devido os cartões serem muito sensíveis ou tem alguma coisa errada?

  4. #4

    Padrão

    Portela, mesmo que a fonte do note tenha 3 pinos e voce aterre ela, dentro as fonte são isoladas de um lado a outro... o aterramento no pino central so vale pro setor de alta tensão, o de baixa nao tem aterramento algum pois o transformador de isolamento não permito misturar alta com baixa.

    Colocar cartoes no mesmo canal so vai gerar ruido e ondas estacionárias.... a que distancia seus paineis estão um do outro? os conectores estão isolados?

  5. #5

    Padrão

    Pedro0278, obrigado pela explicação, vou testar aqui fazendo o aterramento da RourterBoar e depois posto aqui o resultado.

  6. #6

    Padrão

    Para maior proteção é recomendado usar caixa de lata, funciona como " Gaiola de Faraday", obvio que deve estar aterrada no mesmo circuito.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Para maior proteção é recomendado usar caixa de lata, funciona como " Gaiola de Faraday", obvio que deve estar aterrada no mesmo circuito.
    De que forma se efetua o aterramento da Routerboard ou cartões?? Aqui eu não tenho nada aterrado, e irei trocar os equipamentos pelos mesmo do amigo, 1 rb600 e 4 r52h. Atualmente uso PC-AP com 4 G520...

  8. #8

    Padrão

    Pedro0278, os conectores estão isolados e as antenas estão a uma distância de 3 metros uma da outra, vou testar agora fazendo o aterramento dos conectores (parta da malha), pois quando usava um AP PC com caixa de ferro que pesava 1 tonelada não tinha esse problema que tenho hoje de perda de pacote e ping alto, e estou usando as mesmas antenas nos mesmo canais que usava antes

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    De que forma se efetua o aterramento da Routerboard ou cartões?? Aqui eu não tenho nada aterrado, e irei trocar os equipamentos pelos mesmo do amigo, 1 rb600 e 4 r52h. Atualmente uso PC-AP com 4 G520...
    Aqui é feito assim:

    4 hastes de aterramento, interligadas por cordoalha de cobre, as astes e a fenda para passar as cordoalhas foram cavadas 80 cm, desta maneira a propria cordoalha ficou bem funda melhorando ainda mais.

    Solo gramado para manter umidade.

    Sobe dois cabos para a torre, uma cordoalha para o para-raios, com captor de Franklin, e um cabo flexível de 50 mm (Esquema feito pela Embratel), cabo de 50 mm liga na torre, com cabos mais finos com terminais ligando em cada antena, e no radio Alcatel deles. Peguei uma carona e liguei minhas antenas é claro!

    Os terminias em cada antena é importante pois a pintura da torre pode impedir um perfeito contato.

    Tambem tem terminais de terra na caixa hermética e router boards.

    Sai um outro cabo de 50 mm do aterramento direto para as tomadas dos servidores.

    Se o aterramento tiver sido feito nas antenas, e na routerboard, o cartão já vai estar aterrado. Porém eu acredito que se fosse soldado um cabo na blindagem do cartão e ligado ao mesmo circuito deve ficar melhor, problema é que isso deve causar a perda de garantia do cartão.

    Para aterrar a Router Board basta colocar um pequeno terminal no parafuso de fixação da Router Board. Importante cada Router board ter um cabo indo direto ao ponto de terra da torre (onde chega o cabo grosso de terra). Cuidado com o terminal, para não esbarrar em nenhum outro componente da RB, use uma extremidade com poucos componentes.

    Vou fotografar e postar para todos terem uma idéia.

  10. #10

    Padrão

    Amigo,primeiro troque a fonte por uma de 48V ,se conseguir alguma com 7A é melhor tomando por base os cartões Ubiquiti,os R52H consomem menos mas é melhor sobrar do que faltar.Depois teste os cartões R52H,eles são sensíveis as descargas estáticas.Veja como testar abaixo.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JCAquino Ver Post
    Amigo,primeiro troque a fonte por uma de 48V ,se conseguir alguma com 7A é melhor tomando por base os cartões Ubiquiti,os R52H consomem menos mas é melhor sobrar do que faltar.Depois teste os cartões R52H,eles são sensíveis as descargas estáticas.Veja como testar abaixo.
    48v a 7A dá 336W você está louco? não precisa isso tudo não leia o manual da routerboard que você usa essa fonte dele já dá e sobra se não estiver com defeito.

  12. #12

    Padrão

    Estou comentando a respeito de cartões Ubiquiti.Cada cartão consome 1.3A x 4 = 5.2A , mais a RB 600A que consome 10W sem cartões ( 35W total,25W para os cartões)mais as perdas normais com distância de cabos,PoE,etc.,segundo informações da própria Ubiquiti os cartões deles só funcionam 100% em RB's de 48V ou seja,na RB600A já que não temos outra que aceite essa voltagem.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JCAquino Ver Post
    Estou comentando a respeito de cartões Ubiquiti.Cada cartão consome 1.3A x 4 = 5.2A , mais a RB 600A que consome 10W sem cartões ( 35W total,25W para os cartões)mais as perdas normais com distância de cabos,PoE,etc.,segundo informações da própria Ubiquiti os cartões deles só funcionam 100% em RB's de 48V ou seja,na RB600A já que não temos outra que aceite essa voltagem.

    Até onde eu sei os cartões mini-pci usam 3,3 volts, os Ubiquit são diferentes? Acho que não. Então não justifica 48 volts, em RB menores. As RB 600 funcionam com tensões de 10 a 56 volts, no jack, para POE o mínimo é 38 volts, ai neste caso concordo com você 48 volts por 7 amp, uma baita fonte, mais é necessário.

  14. #14

    Padrão

    1.3A a 3.3V da 4.29w x4 cartões da 17.6w digamos 20w para os cartões dando uns 40w para a RB fica 60W total com sobra para a RB600A + 4minipci os 48 volts recomendado e so para evitar perdas no cabo mas ele vai usar oq 1km, de cabo? eu ja usei 100metros de cabo e nao deu quase nenhuma perda numa fonte de 12v tava marcando 11,88v !!!!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por numlock Ver Post
    1.3A a 3.3V da 4.29w x4 cartões da 17.6w digamos 20w para os cartões dando uns 40w para a RB fica 60W total com sobra para a RB600A + 4minipci os 48 volts recomendado e so para evitar perdas no cabo mas ele vai usar oq 1km, de cabo? eu ja usei 100metros de cabo e nao deu quase nenhuma perda numa fonte de 12v tava marcando 11,88v !!!!
    No caso do POE recomendo uma tensão maior também, concordo com você. A RB 600 no POE pede tensões maiores mesmo.

  16. #16
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    https://under-linux.org/forums/wireless/113789-testando-o-cartao-r52-r52h.html

    Citação Postado originalmente por JCAquino Ver Post
    Amigo,primeiro troque a fonte por uma de 48V ,se conseguir alguma com 7A é melhor tomando por base os cartões Ubiquiti,os R52H consomem menos mas é melhor sobrar do que faltar.Depois teste os cartões R52H,eles são sensíveis as descargas estáticas.Veja como testar abaixo.
    Última edição por Magal; 20-12-2008 às 12:28.

  17. #17

    Padrão

    bom cara seria legal mostrar um aterramento da torre da RB e dos cartoes com foto,,, aii sim seria uma referencia bem legall.. ate pra post futuros aii vlw

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Portela Ver Post
    Pessoal, antes usava um PC - AP com placa ASUS 5 pci Greantek, deu problema com energia e tive de trocar tudo por:

    01 RB600A
    04 Cartões R52H
    01 Fonte de Notebook de 19 voltes e 4,7 amperes

    Montei tudo com muito cuidado em uma caixa de PVC com ventilação forçada mas não tá funcionando legal.

    Já testei com 15dbi até 25 dbi de TX;
    Já testei com apenas 1 cartão ativo;
    Já testei com ACK dynamic e fixo (de 30 a 90us);
    Já testei em B only e B/G;
    Já testei ativando a opção de imunidade a ruído que esse cartão tem;
    Já atualizei a RB600 para o mk 3.17 (era 3.10 antes)
    Já testei até colocar todos os cartões no mesmo canal (até acho que ficou melhor assim)
    Já testei colocar em canais diferentes;
    Já testei repetindo canais em antenas de costas uma para outra;
    Já testei várias combinações das várias opções que esse cartão tem e nada.

    Sempre perde pacote e quanto não perde os pings são demorados.

    Agora a pouco vi um post do heopeleteiro onde ele perguntava como aterrar o cartão R52H, agora pensei aqui: a RB fica isolada dentro da caixa de plástico só entra um cabo de energia com neutro, fase e terra que vai para o provedor e também um cabo de rede que sai do provedor de equipamentos que estão aterrados, a fonte de notebook é aterrada (tem conector de 3 pinos) e se liga a placa.

    Dessa forma o sistema todo não fica aterrado?

    Amigo, vai por mim, usa uma fonte de pelo menos 24V e 10 Amp para esta RB com 4 cartões Isso vai resolver seu problema. E lembre-se de não usar o POE pra isso, use a entrada de energia DC da RB.
    Última edição por IPCorpore; 16-01-2009 às 01:37. Razão: Esquecí uma citação

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por IPCorpore Ver Post
    Amigo, vai por mim, usa uma fonte de pelo menos 24V e 10 Amp para esta RB com 4 cartões Isso vai resolver seu problema. E lembre-se de não usar o POE pra isso, use a entrada de energia DC da RB.
    Mesma opnião!!!!!

    Abraços..

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    Mesma opnião!!!!!

    Abraços..
    Alguem tem essa poha (fonte) pra vender?