+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ponto a ponto 23 km Mare 400 e Hyper 27 visada boa.

    Amigos, meu provedor atende uma cidade vizinha a minha q dista 23km da minha torre, estou fechando esse enlace atualmente com um Mare400 com mini pci Senao chip Atheros AR5212, e antenas de grade Hyperlink 27dbi... o MK da Base esta configurado como AP Bridge como podem ver nas figuras em anexo, e o ponto remoto esta como Station WDS pois preciso dos MACs... o nivel de sinal nao esta lah essas coisas, e o throughput nao passa de 2mb... a zona de fresnel esta pegando apenas um pouquinho em uma das elevações segundo o Radio Mobile... Oq posso fazer para melhorar esse enlance e consequentemente aumentar meu throughput??? 2mb ta ficando pouco e os clientes ja tem reclamado de lentidao nos horarios de pico... Sei q tenho opções como o XR5 e Antenas de maior ganho, mas queria a opiniao de vcs para uma solução pratica e nao muito cara... Obrigado

    https://under-linux.org/fotos/braw/b...dio-mobile.jpg


    https://under-linux.org/fotos/braw/b...ao-mk-base.jpg

    https://under-linux.org/fotos/braw/b...-mk-remoto.jpg

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Vc pode ativar o NSTREME e mudar de 5 Ghz-10 Mhz para 5 Ghz só, que daí ele irá utilizar 20 mhz de largura de canal, dessa forma aumentando seu troughput. Não sei o quanto isso irá render, mas com certeza já irá melhorar um pouco. Mas prepare-se, que mexendo nas confs talvez vc perca a conexão e tinha q refazer ou desfazer as configurações no lado remoto. Mexa sempre no lado remoto primeiro, depois mexa no local...

  3. #3

    Padrão

    entao vc acha q de equipamentos ta tranquilo para essa distancia???

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    entao vc acha q de equipamentos ta tranquilo para essa distancia???
    Tranquilo eu não diria, melhor seria vc usar antenas de disco da Hyperlink de 29 dbi. Eu tenho um enlace igual ao seu, 23 kms, com essas antenas de 19, com xr5 setado pra 20 db, passo 6 mb full sem o NSTREME.

  5. #5

    Padrão

    se eu fizer a configuração do equipamento remoto daqui mesmo, apos isso com ctz perdera a conexao... mas logo em seguida faço as configs no radio da base, teoricamente eles deverâo se conectar logo apos o radio da base reiniciar nao eh??? ou sera q teria q resetar o remoto tb???

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    se eu fizer a configuração do equipamento remoto daqui mesmo, apos isso com ctz perdera a conexao... mas logo em seguida faço as configs no radio da base, teoricamente eles deverâo se conectar logo apos o radio da base reiniciar nao eh??? ou sera q teria q resetar o remoto tb???
    Não precisa resetar nem um nem outra, as configurações q vc modificar só valerão após vc clicar em apply ou OK, então mude tudo q precisar mudar, depois dê o OK... Faça o mesmo do outro lado e bingo!

  7. #7

    Padrão

    fiz as configs q vc recomendou e realment melhorou o throughput, agora quando vc diz q passa 6mb full no seu vc ta se referindo a 3mb de TX e 3mb de RX??? pq o meu agora ficou assim tb depois das configs novas...

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    fiz as configs q vc recomendou e realment melhorou o throughput, agora quando vc diz q passa 6mb full no seu vc ta se referindo a 3mb de TX e 3mb de RX??? pq o meu agora ficou assim tb depois das configs novas...
    Não, aqui eu passo 6 de TX e 6 de RX... Sem Nstreme, canais a 20 mhz...

  9. #9

    Padrão

    ah ta, bom de qualquer forma muito obrigado pelas dicas, ja ajudou muito pois agora tenho um throughput bem melhor doq estava... caso eu precise mais farei como vc citou, usarei outra antena... grande abraco!!!