+ Responder ao Tópico

Padrão

Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    para entregar ip real para o cliente voce precisa adicionar algumas rotas estaticas (dinamicas se voce ativar ospf por exemplo) ...
    apontando um bloco ou ips para o gateway..

ja postei aqui no forum umas 10 vezes passo-a-passo de como fazer !! faz uma busca pelos meus posts que voce acha facil
    Então alexandre na verdade eu ja li realmente varios post seus para passa ip real para os clientes, porem não estou conseguindo fazer o que estou querendo, alem de ip real os clientes receber dinamicamente, eu expliquei direitinho no primeiro post o que quero fazer, sergio ele mim ajudou ja bastante juntamente com outro entendendo Bruno, porem não obteve exito.

Obrigado pela ajuda, concerteza estou fazendo alguma coisa errada e isso não vai passar de um click.

Padrão

Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    para entregar ip real para o cliente voce precisa adicionar algumas rotas estaticas (dinamicas se voce ativar ospf por exemplo) ...
    So para complementar tem como entregar o ip real para os clientes sem ser com roteamento ospf, so não to sabendo como

xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Posts de Blog
    9

Padrão

Citação Postado originalmente por alcimarbezerra Ver Post
    Então Sérgio como no diagrama que mostrei na imagem tem um roteador cisco na frente do mikrotik, e creio eu que a operadora rotear sim os ips, no cisco eu sei que esta td Ok, nesse mesmo cisco tenho dois range de ips funcionando fmz, creio eu que seja eu mesmo que não esteja fazendo o roteamento correto dentro do mikrotik.
    Nada disso Alcimar. Revendo novamente sua infra, a operadora disponibiliza os IPs públicos apenas no roteador. Esse é o problema. O Mikrotik não pode ser o gateway para os clientes, a não ser que você "quebre" esta faixa (no roteador) em sub-redes e faça o roteamento para o Mikrotik.

como falei no outro topico so consigo passar o ip real alterando o arp da interface de saida para proxy arp e fazendo um regra de srcnat, porém sei que é possivel passar o ip real sem que se faça isso apenas com roteamento.
    Conforme o que expus acima, você só conseguirá com o proxy-arp mesmo.

Agradeceria mais uma vez se você posta-se como se faz para ter ip real na interface lan do mikrotik com roteamento, apenas rotemanto sem regra no firewall, assim eu consegueria fazer o restante.
    Eu pediria à operadora para fazer a configuração no roteador para você, se o mesmo for responsabilidade dela, caso seja de sua responsabilidade: mãos à obra.

Fico no aguardo, e a proposito sérgio la no seu perfil vc respondeu a um membro do under que agora inicio desse ano iria ter curso de mk no recife, vc sabe mim informar qd vai ser e qual curso (basico ou avançado) ?

Este treinamento está em agenda, mas ainda não tenho a data exata. O treinamento é um médio/avançado, nos mesmos moldes do que você já conhece, mas apenas com versão 3.x.

xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Posts de Blog
    9

Padrão

So para complementar tem como entregar o ip real para os clientes sem ser com roteamento ospf, so não to sabendo como

Tem.

No Mikrotik em ip routes basta adicionar em destination a rede que irá rotear, em gateway o host que irá receber esta rede.

Mas pela sua topologia você precisa fazer o roteamento é no cisco, pois você não tem nenhum roteador depois do Mikrotik.

O que eu faria no cisco é: configurá-lo para que o IP público final 2 (Mikrotik) fosse o "responsável" por essa rede /26.

Padrão

Para dividir sua faixa de ips publicos em várias sub-redes, existe um exelente artigo no blog do alexandecorreia, mas vou dar uma pincelada aqui seguindo algumas mudanças que estou fazendo na minha estrutura, pois tbm estou fazendo algo parecido onde tive a nescessidade de tornar o MK responsável pelas outras sub-redes na divisao ao receber uma faixa /24 (essa falxa /24 ainda nao recebi da embratel)

Tenho hoje uma faixa de ips publicos /28 = 16 ips(vergonha, tenho 6MB de link e vivo com essa faixa ENORME de ips publicos) Para colocar em prática o que aprendi sobre roteamento com o sergio e alexandre resolvi dividir minha rede em 2 sub-redes /29 = 6 ips, note que na divisao vc perde alguns ips, entao no meu roteador cisco configurei da seguinte maneira:

Divisao
    200.200.200.80/28 = 16 ips

200.200.200.81/29 = 6 ips
    200.200.200.88/29 = 6 ips

Sendo que no cisco esta configurado com 200.200.200.1/29 e o meu MK com 200.200.200.2/29

#configure terminal
    #interface FastEthernet0/0
    #ip address 200.200.200.1 255.255.255.252
    control Z
    #configure terminal
    #ip route address 200.200.200.88 255.255.255.252 200.200.200.2 <<-- Nota

Nota-->> após a divisão é aqui que submeto uma faixa a alguem, ou seja submeti a faixa 200.200.200.88/29 a 200.200.200.2 ip do MK

Ainda sou cría de mama na questão, mas ja estou aprendendo alguma coisa, conforme for me interando mais vou postar resutados no topico que abrir aqui no under (principalmente depois de receber a maldita faixa /24 da emb)

abraços
    Última edição por rrinfor; 16-03-2009 às 22:07.

Padrão

realmente.. subnetar /28 é fod* ... mas ipv4 tambem nao esta "a rodo" tambem heehe

desviando um pouco do foco deste topico.. se as operadores fossem mais organizadas.. aqui no brasil sobrariam bastante ips.. por ex..

um link meu da telemar de 1999/2000 que nao tenho mais.. faz muito tempo.. ainda o bloco esta no meu nome na fapesp.. e esta sem uso...

o mesmo acontece com embratel, notifiquei-os que nao iria usar os ips deles (tenho meu proprio bloco) .. mesmo assim, os ips estao apontando para meu link (mesmo eu dizendo que nao uso mais e eles confirmando) ... sao 2 /24 .. e 2 /27

falta eh controle :P