+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por alcimarbezerra Ver Post
    So para complementar tem como entregar o ip real para os clientes sem ser com roteamento ospf, so não to sabendo como

Tem.

No Mikrotik em ip routes basta adicionar em destination a rede que irá rotear, em gateway o host que irá receber esta rede.

Mas pela sua topologia você precisa fazer o roteamento é no cisco, pois você não tem nenhum roteador depois do Mikrotik.

O que eu faria no cisco é: configurá-lo para que o IP público final 2 (Mikrotik) fosse o "responsável" por essa rede /26.

2. Para dividir sua faixa de ips publicos em várias sub-redes, existe um exelente artigo no blog do alexandecorreia, mas vou dar uma pincelada aqui seguindo algumas mudanças que estou fazendo na minha estrutura, pois tbm estou fazendo algo parecido onde tive a nescessidade de tornar o MK responsável pelas outras sub-redes na divisao ao receber uma faixa /24 (essa falxa /24 ainda nao recebi da embratel)

Tenho hoje uma faixa de ips publicos /28 = 16 ips(vergonha, tenho 6MB de link e vivo com essa faixa ENORME de ips publicos) Para colocar em prática o que aprendi sobre roteamento com o sergio e alexandre resolvi dividir minha rede em 2 sub-redes /29 = 6 ips, note que na divisao vc perde alguns ips, entao no meu roteador cisco configurei da seguinte maneira:

Divisao
    200.200.200.80/28 = 16 ips

200.200.200.81/29 = 6 ips
    200.200.200.88/29 = 6 ips

Sendo que no cisco esta configurado com 200.200.200.1/29 e o meu MK com 200.200.200.2/29

#configure terminal
    #interface FastEthernet0/0
    #ip address 200.200.200.1 255.255.255.252
    control Z
    #configure terminal
    #ip route address 200.200.200.88 255.255.255.252 200.200.200.2 <<-- Nota

Nota-->> após a divisão é aqui que submeto uma faixa a alguem, ou seja submeti a faixa 200.200.200.88/29 a 200.200.200.2 ip do MK

Ainda sou cría de mama na questão, mas ja estou aprendendo alguma coisa, conforme for me interando mais vou postar resutados no topico que abrir aqui no under (principalmente depois de receber a maldita faixa /24 da emb)

abraços
    Última edição por rrinfor; 16-03-2009 às 22:07.

3. realmente.. subnetar /28 é fod* ... mas ipv4 tambem nao esta "a rodo" tambem heehe

desviando um pouco do foco deste topico.. se as operadores fossem mais organizadas.. aqui no brasil sobrariam bastante ips.. por ex..

um link meu da telemar de 1999/2000 que nao tenho mais.. faz muito tempo.. ainda o bloco esta no meu nome na fapesp.. e esta sem uso...

o mesmo acontece com embratel, notifiquei-os que nao iria usar os ips deles (tenho meu proprio bloco) .. mesmo assim, os ips estao apontando para meu link (mesmo eu dizendo que nao uso mais e eles confirmando) ... sao 2 /24 .. e 2 /27

falta eh controle :P

4. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    realmente.. subnetar /28 é fod* ... mas ipv4 tambem nao esta "a rodo" tambem heehe

desviando um pouco do foco deste topico.. se as operadores fossem mais organizadas.. aqui no brasil sobrariam bastante ips.. por ex..

um link meu da telemar de 1999/2000 que nao tenho mais.. faz muito tempo.. ainda o bloco esta no meu nome na fapesp.. e esta sem uso...

o mesmo acontece com embratel, notifiquei-os que nao iria usar os ips deles (tenho meu proprio bloco) .. mesmo assim, os ips estao apontando para meu link (mesmo eu dizendo que nao uso mais e eles confirmando) ... sao 2 /24 .. e 2 /27

falta eh controle :P
    concordo quanto a falta de organização das tele operadoras, e sei tbm que ipv4 não tá na feira, mas ja estou a quase 4 mêses brigando, sendo que à 1 mês atrás eles disseram que a minha solicitação foi atendia , enquanto isso minha rede cresce e o bicho pega, pois ja estou com 170 usuários onde 90% sao empresas, ou seja estou entupindo o MK de dstnat para o acesso remoto dos clientes kkkkkkkk

abraços

5. Citação Postado originalmente por rrinfor Ver Post
    concordo quanto a falta de organização das tele operadoras, e sei tbm que ipv4 não tá na feira, mas ja estou a quase 4 mêses brigando, sendo que à 1 mês atrás eles disseram que a minha solicitação foi atendia , enquanto isso minha rede cresce e o bicho pega, pois ja estou com 170 usuários onde 90% sao empresas, ou seja estou entupindo o MK de dstnat para o acesso remoto dos clientes kkkkkkkk

abraços
    O ideal é fazer feito o alexandre fez ter o seu proprio bloco, o probleminha é para redes pequenas comprovar que vai usar 50% desses ips.

Tópicos Similares

1. Respostas: 4
    Último Post: 24-10-2013, 10:42
  2. COMO FAZER PARA NÃO MOSTRA IP PUBLICO DO LINK NO CLIENTE
    Por danielolainewireless no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 24-06-2011, 18:29
  3. passando ip real para os clientes
    Por viamar no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 08-06-2010, 11:07
  4. repassar o ip dos DNS para os clientes