+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Perdendo pacote com controle de banda.

    Estou montando um concentrador PPPoE com Mikrotik ele tambem tem ranges de ip's, por q nem todos os clientes foram migrados ainda para pppoe.

    O problema q esta acontecendo em bancada é o seguinte, estou perdendo pacote quando uso mais q 50% da banda do cliente, tiro o controle para de perder. Isso acontece tanto para as autenticações como para os ip's.

    já fiz inumeros testes, tirei todos ip's deixei só um controle, só autentiquei sem ip algum conf. e nada, com controle de banda perde pacote.

    tenho conf. 290 regras de controle em duas placas, em media 2 ip's por range. Este server não esta em uso, estou com ele na bancada testando com o notbook.

    Valeu.

  2. #2

    Padrão

    Amigo,
    como assim 290 regras?? Pode explicar ou colar sua regras para analisarmos??

    []'s

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Amigo,
    como assim 290 regras?? Pode explicar ou colar sua regras para analisarmos??

    []'s
    São regras simples de controle de banda:

    name="Fulano de Tal" target-addresses=193.xxx.xx.xx/32
    dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both
    priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0
    max-limit=150000/256000 total-queue=default-small

  4. #4

    Padrão pppoe...

    controla a banda pelo proprio pppoe...

  5. #5

    Padrão

    Neste caso é simples, é só colocar nos serviços prioritarios do controle de banda, o icmp, que vc não perdera os pacotes.

    Mas outros problemas poderão vir, como o shape nos pacotes de sessão do PPPoE pelo controle de banda, que podem ocasionar inclusive a queda de conexão.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    controla a banda pelo proprio pppoe...
    O controle dos clientes PPPoE é feito pelo server radius.

  7. #7

    Padrão

    Acho que você não entendeu, ou eu não me expressei bem.

    Os pacotes de controle do tunelamento PPPoE entram no controle de banda.

    Podendo haver quedas na conexão devido ao controle de banda efetuar o shape sobre este pacotes.

    Isto não se caracteriza por nenhum problema de configuração de seu PPPoE ou de seu radius e sim uma decorrencia do controle de banda que se aplica aos pacotes da sessão do tunelamento tambem.

    P.S : Desculpe não tinha visto que você estava efetuando uma resposta ao terencerocha
    Última edição por herlon2008; 19-12-2008 às 09:26.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por herlon2008 Ver Post
    Acho que você não entendeu, ou eu não me expressei bem.

    Os pacotes de controle do tunelamento PPPoE entram no controle de banda.

    Podendo haver quedas na conexão devido ao controle de banda efetuar o shape sobre este pacotes.

    Isto não se caracteriza por nenhum problema de configuração de seu PPPoE ou de seu radius e sim uma decorrencia do controle de banda que se aplica aos pacotes da sessão do tunelamento tambem.

    P.S : Desculpe não tinha visto que você estava efetuando uma resposta ao terencerocha
    blz, o estranho é o seguinte, qando gero trafego em algum controle começa a perder pacotes, mas o desempenho é normal, não fica mais lento.
    O meu medo é o seguinte, este server não esta em funcionamento ainda, esta em bancada, quando colocar a funcionar se ele pode me geral problemas.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    blz, o estranho é o seguinte, qando gero trafego em algum controle começa a perder pacotes, mas o desempenho é normal, não fica mais lento.
    O meu medo é o seguinte, este server não esta em funcionamento ainda, esta em bancada, quando colocar a funcionar se ele pode me geral problemas.

    então.. como o amigo disse acima.. acho que c engrada como foi mencionado antes, colocar o ICMP tambem no controle de banda, ae teoricamente não perderia pacotes

  10. #10

    Padrão

    O unico problema ao meu ver, é que limitando o icmp, vc podera mascarar alguns testes.

    E o proprio cliente pode ficar reclamando dizendo que esta perdendo pacotes de comunicação.

    Eu priorizaria pacotes icmp com tamanho até 64 bytes.

    Vc disse que tem mais de 290 regras de controle, isto pode estar sendo ocasionado tambem um estouro de memoria.

    Em uma maquina sem alterar o kernel com 1 GB de RAM eu consigo levantar em média umas 350-400 regras de htb + mark iptables, apos isto começa a se ter falhas de memory leak.

    Existe como setar no kernel para que utilize 100% da memoria RAM, não sei se o mikrotik trabalha destar forma, pois utilizo o mikrotik somente como ap bridge.

    Isto não é uma limitação do PPPoE Server, ele conectara todos os clientes, fechando o tunel perfeitamente o que podera ocorrer é não subir as regras de controle de banda e firewall corretamente.