+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Asterisk não conecta ramais fora da rede local

    Pessoal,

    Tudo bem?

    É a primeira vez que postopor aqui.

    Tenho um servidor Asterisk com Trixbox e IP dedicado. Consegui fazer todas as configurações para fazer e receber chamdas utilizando o Vono. Está tudo funcionando muito bem na rede interna. Só que, consigo conectar ramais remotos (em redes externas), porém, quando ligo para um número qualquer ou para um outro ramal, tenho só ´áudio do número chamado, ou seja, ouço a pesso para onde liguei mas a pessoa não me ouve.

    Será que alguém teria uma solução.. Já pesquisei e não encontrei nada por aqui.

    Desde já agradeço.

    Obrigado

    Otto

  2. #2

    Padrão

    Isso é um problema de NAT.

    No entrada do usuário (ramal) no sip.conf voce adicionou a opcao nat=yes ?
    Colocando a opcao qualify=Algum_Valor também ajuda, pois deixa a comunicação aberta entre o Asterisk e o UA por causa de alguns tipos de firewalls.

    Se isso não resolver, tente uma revisada da configuração do telefone em relação ao NAT ...

  3. #3

    Padrão

    Marcelo,

    Obrigado por sua resposta..

    Eu estava tentando fazer a conexão remota utilizando o X-Lite.. Quando usei um ATA, funcionou perfeitamente, logo descartei problemas no servidor e na configuração do ramal...

    Agora estou verificando por que não consigo me conectar remotamente com o X-Lite. Acredito que seja configuração do Firewall do Win XP.. Apesar de já ter aberto as portas, continuo com o mesmo problema de não ter o áudio do X-lite para o número chamado, escutando somento o áudio do número chamado.

    Se tiver alguma sugestão eu mais uma vez agradeço...

    vou conseguir fazer funcionar, sou teimoso.

    Abração

    Otto

  4. #4

    Padrão

    Vc esta configurando o X-Lite com o mesmo username que colocou no ATA ? So para ter certeza que realmente nao pode ser uma falta de diretiva nat na configuracao do sip.conf. Se foi, entao podemos olhar nos codecs, mas acho dificil pois vc consegue ouvir a pessoa, certo ? Geralmente se vc um problema de codec, creio que nao passaria audio de nenhum lado ...

    Sei que algum tempo atrás os codecs Speex e iLBC não funcionavam direito com o Asterisk, tinhamos que fazer um hack no registro do Windows (que infelizmente nao me lembro onde coloquei essa anotacao) mas vc pode tentar deixar somente o codec G.711 habilitado (o G.729 acho que so com a versao Pro do X-Lite funciona) e testar ... (Vale lembrar que o codec G.711 tem que estar habilitado na conf sip.conf)

    Vc tambem pode tentar ligar o debug do Asterisk para o Ip ou peer problematico e verificar algumas informacoes (se prepare que aparece muita coisa). Dai da pra ver se o ip : porta que esta chegando no pacote SDP vai permitir a comunicacao ...

  5. #5

    Padrão

    No ATA estou usando o 711u. Co om 729 quando completa a ligação fica um barulho com se fosse um helicóptero ligado.

    Vou tentar sua suygestão.. Valeu pela dica

    Tenho uma outra dúvida..

    Consegui os arquivos de som do Asterisk em português.. mas estão todos em .wav, tenho que convertê-los para .gsm para funcionar com o TrisBox ou é só configuração de algum .conf???

    Mas uma vez agradeço.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ottoverg Ver Post
    Consegui os arquivos de som do Asterisk em português.. mas estão todos em .wav, tenho que convertê-los para .gsm para funcionar com o TrisBox ou é só configuração de algum .conf???

    Mas uma vez agradeço.
    Ok,

    Espero que tenha conseguido resolver ...
    Cara, Sei que o Trixbox é um fork do Asterisk, mas não sei até que ponto os dois ainda estão parecidos ... Mas com relação ao Asterisk, é só vc colocar os arquivos nas respectivas pastas com pt_BR, ou seja de digitos, etc ...
    E, no extensions.conf configura a variavel do canal language para pt_BR. No Asterisk vc dá um Set(LANGUAGE=pt_BR), mas ou menos assim, dependendo da versão que está utilizando ....

    Falow