+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quero entender o Burst

    Óla amigos sou novo por aqui e quero me aprimorar em Mikrotik e o que eu to querendo saber no momento é entender como funciona o sistema Burst.

    Por Favor me ajudem


    Grato


    Thiago Lopes

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagodobarao Ver Post
    Óla amigos sou novo por aqui e quero me aprimorar em Mikrotik e o que eu to querendo saber no momento é entender como funciona o sistema Burst.

    Por Favor me ajudem


    Grato


    Thiago Lopes

    Olá amigo, tem alguns post no forum falando sobre, e por sinal, muito bons e detalhados, mas te adiantando é como dá uma turbinada na conexão de seus clientes por um determinado tempo, aqui mesmo na minha rede a velocidade dos clientes está a 160k, e fiz o burst de 300k em 10 seg, ou seja, qdo o cliente clica para a brir uma página por ex ele vai navegar a 300k durante os 10 segundos iniciais, se a requizição dos pacotes ultrapassar os 10 seg a conexão dele cai para 160k, ideal para downloads, pois o cliente vai navegar a 300 k e baixar a 160k, pois raramente uma página vai ultrapassar 10 segundos para carregar completamente, como vendo banda de 160k, tenho cliente feliz por ter uma navegação acima da contratada....

  3. #3

    Padrão Burst

    Breve comentario sobre Burst:

    Bursts são usados para permitir altas taxas de dados por um curto periodo de tempo.
    Os parametros que controlam o burst são:
    burst-limit: limite maximo q alcançara
    burst-time: tempo que durara o burst
    burst-threshold: patamar onde começa a limitar
    max-limit: MIR

    Exemplo:

    Max-Limit: 256k
    burst-limit: 512k
    burst-time: 8s
    burst-threshold: 192k

    - é dado ao cliente inicialmente a banda burst-limit 512k. O algoritimo a taxa media de consumo de banda durante o burst-time de 8 segundos

    - com 1 segundo a taxa media é (0+0+0+0+0+0+0+512)/8 = 64k (abaixo do threshold)
    - com 2 segundos é de (0+0+0+0+0+0+512+512)/8 = 128k (abaixo do threshold)
    - com 3 segundos (0+0+0+0+0+512+512+512)/8 = 192k (é o ponto de inflexão - onde acaba o burst)

    A partir do momento que foi atingido o ponto de inflexão, o Burst é desabilitado e a taxa maxima do cliente passa a ser o max-limit.

    FELIZ ANO NOSSO A TODA A COMUNIDADE DO FORUM.

  4. #4

    Padrão

    magnusrk8, Excelente explicação, porém temho um dúvida:

    "A partir do momento que foi atingido o ponto de inflexão, o Burst é desabilitado e a taxa maxima do cliente passa a ser o max-limit."

    Quanto tempo depois o cliente voltar a ter burst-limit: 512k?

  5. #5

    Padrão

    de forma + objetiva como faço funciona mo mk 2.97

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Agnaldo Ver Post
    de forma + objetiva como faço funciona mo mk 2.97
    Voce quer saber como criar???

    Va em Queues -> na aba Simple Queues -> clique no botão de mais (add) e siga o que esta la, leia o meu comentario sobre o Burst neste topico que voce ira conseguir cria um controle com burst.

  7. #7

    Padrão

    Bom dia amigos do forum, eu preciso de uma ajuda na configuracao d burst, estou realizando a config de acordo com o modelo mas nao estou percebendo nenhum aumento de carregamento ou velocidade. Alguem pode dar um alô?

  8. #8
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Agnaldo Ver Post
    de forma + objetiva como faço funciona mo mk 2.97
    Olá Agnaldo, acessa um dos meus servidores,Baixe o winbox, no campo login coloque "acesseailton.4dq.com" no user, coloca "remoto" e no password coloca "acesse" sem as respectivas aspas, depois de acessar o servidor Mk, vai em Ip=> Hotspot => User => Profiles, verifique como ficou colocado em Rate Limit onde
    100k/500k = Velocidade contratada
    150k/600k = Ganho
    100k/500k = Retorno a velocidade
    20/20= Tempo que será aplicado o burst
    8= Prioridade ( vai de 1 à 8 )

    Ricardo Sobrinho.