Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Transporte de Link Via Fibra

    Boa Tarde Galera

    Estou pensando em pegar um link da Unotel de 20 Mbps em umas dessas cidades: Ipatinga, Governador Valadares ou Itabira, MG. Ambas ficam a uma distância aproximada daqui de 95 Km. Alguém sabe de alguma empresa que poderia fazer o transporte do link via fibra até aqui que naum seja a OI? Tenho um link de 2 Mbps da OI, já pedi upgrade p/ 16 Mbps a uns 3 meses, ligo, reclamo, xingo, e o consultor fala que na segunda vai passar a proposta (sempre esquece de falar qual segunda e de qual ano). Pensei em fazer o enlace em 5.8, mas, pela distância, fico com medo de excesso de manutenção, por causa dos acessos as torres serem ruins e em estrada de chão. O que devo fazer?


    Obrigado

    Fábio.
    Última edição por FabimdiTereza; 13-02-2009 às 14:11.

  2. #2

    Padrão

    ligue na unotel, pessoal vai te informar uma empresa para fazer o enlace com radio profissional.. voce nao tera problemas !!

  3. #3

    Padrão

    É meu amigo, você está em uma sinuca de bico, se você quiser mesmo fazer um enlace, porém profissional, eu te indico rádios mais profissionais, como esses:

    Gigacom Broadband Wireless

    Mas o preço é salgado.

  4. #4

    Padrão

    Entrei e contato com a Unotel, eles indicaram-me a empresa SIAE. Entrei em contato com a SIAE, mas ainda não obtive resposta. Sobre a Gigacom, mes reponderam rápido e me atendem, mas o preço é ultra salgado. Uma empresa de BH, me garantiu que fecha os 95 km com Mikrotik no modo nstreme dual + amplificadores 5.8ghz HA5801-500. O que acham? Dá pra fechar com MK? E Interferência e Temporal? Vai Funcionar Bem?

    Obrigado

    Fábio

  5. #5

    Padrão

    ta ficando louco fechar com MK+Amplificador ? anatel te fecha em pouco tempo.. ainda mais porque a UNOTEL vai ver isso...

    os radios da SIAE sao mto bons tambem !!

  6. #6

    Padrão

    Obrigado Alexandre, mas o pessoal da empresa falou quem em 5.8, usando amplificador de 500mW, naum teriam problema com a ANATEL. Isso procede? PQ XR5 + ampli. 500mW daria 1,1W. Teria Algum outro rádio para fechar esse enlace.Segue anexo com a imagem do perfil da visada.
    http://www.supertechbr.net/imagens/visada.gif

    Obrigado

    Fábio

  7. #7

    Padrão

    so de ter o amplificador.. eh ilegal, porque NENHUM eh homologado ...

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    so de ter o amplificador.. eh ilegal, porque NENHUM eh homologado ...

    Para 5.8 GHz, existe amplificador homologado Alexandre... só se não renovaram, há algum tempo atrás consultei o SGCH e lembro de ter visto uns 2 ou 3 homologados. Como disse, faz tempo que consultei... tem que consultar de novo.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

  10. #10

    Padrão

    É, naum encontrei amplificador homologado 5.8, somente acima dessa faixa. Seria Motorola Canopy o melhor custoXbenefício para o meu caso?

    Obrigado

  11. #11

    Padrão

    Cotei hoje os Canopy, para esse enlace, fica R$ 37.000,00 o par + antenas de 33dbi. O motorola Canopy vai me atender legal, tipo, tempo de chuva, ou seria melhor outro equipamento mais profissional. Compensaria Alugar?

    Obrigado

    Fábio

  12. #12

    Padrão

    Meu caro,

    você encontra solução mais em conta. Eu mesmo tenho em 5.8GHz.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Meu caro,

    você encontra solução mais em conta. Eu mesmo tenho em 5.8GHz.
    Qual?

  14. #14

    Padrão

    Outro equipamento profissional que atende até 120 Km é o Airmux-400, custa em torno de US$ 11000. Não sei se já esta homologado.

    Não confundir o Airmux-200 com o Airmux-400, pois o Airmux-200 na melhor situação conseguiria transportar 18 MB de troughput e não nesta distancia.

    O MK+RB é excelente, mas para isto eu utilizaria um radio profissional como motorola,rad,digitel,gigacom,alvarion, redline entre outros existentes.

  15. #15

    Padrão

    É, estou na dúvida qual melhor equipamento usar. Os únicos que consegui contação foram os canopy (R$ 37K), Gigacom (R$ 250K), e uma solução que um engenheiro deu de usar mk+xr5+amplificador de 500mw+antena 33dbi (R$ 9K). Mas os amplificadores naum são homologados e permitidos. O que faço? Será que posso o mk turbinado até consegui uma outra solução? No recorde de 304km, o que fizeram com o XR5 que chegou nessa distância. Algo além de uma antena de 35dbi? ô dúvida cruel. Não consigo cotação de outros equipamentos.

    Obrigado

    Fábio

  16. #16

    Padrão faz um repetição

    ola amigo se vc tiver o dinheiro para gastar com o seu projeto e melhor vc ir de radios proficional um exemplo acima ja te deram ea siae ja que a propria unotel te indicou e por que e um radio de boa qualidade e com radios dela vc tambem sairia da frequencia de 5.8 sertamante ela iria usar com vc o de 7ghz ou de 8ghz vc teria uma qualidade melhor com menos interferencia em relação a o sinal de 5.8ghz.. vc tambem não pode esquecer os gastos de abrigo cabos celflex energia eletrica etc ...

    mais se vc não tiver todo o dinheiro para gastar vc pode ir de Rbs mesmos se vc tiver achando muito distante vc pode fazer uma repeditora vi no grafico que vc postou que tem um ponto alto masi o menos no meio vc pode colocar uma repedidora la se tiver como ter acesso nesse local mais sugiro a vc que monte seu abrigo todo com energia solar pois vc taria protegido de descarga eletrica usaria Rbs 600 ou Rbs 433Ah 2 XR5 tem antenas da ideal que são de boas qualidade com diamentros de 1,20 metros
    trabalho numa empressa que tem um link montado com essas antenas mais rbs 600 e xr5 nima distancia de 71KM e passa um link de 30megas half com dias de tempestades passa 23 a 25 sem repetidora pois o local para repetidora não tem acesso ja funciona ha 4 meses sem problemas
    estamos ela esta montando mais um de 78 km para fazer um redundancia com esse link para poder passar mais banda. creio que mais um mes tambem j atenha montado

  17. #17

    Padrão

    Pela falta do $, tô pensando em fechar os 95km direto, sem repetidora,pois, pesquisei o "meio"do enlace, e para montar repetidora é complicado. Pretendo usar 433ah+ xr5, antenas emctest de 37dbi, e o amplificador somente para ajudar no alinhamento e depois tirá-lo. Será que consigo?

    Obrigado

    Fábio

  18. #18
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabimdiTereza Ver Post
    Pela falta do $, tô pensando em fechar os 95km direto, sem repetidora,pois, pesquisei o "meio"do enlace, e para montar repetidora é complicado. Pretendo usar 433ah+ xr5, antenas emctest de 37dbi, e o amplificador somente para ajudar no alinhamento e depois tirá-lo. Será que consigo?

    Obrigado

    Fábio
    Estou montando 3 enlaces pra buscar unotel a 80 kms daqui. Um de 23 kms, com rb600, xr5 nstreme dual e antenas kathrein de 29 dbi dualpol 0,6m. Outro de 52 kms com rb600, xr5 nstreme dual e antenas kayhrein de 34 dbi 1,2m. Por ultimo, 5 kms com rb600, xr5 nstreme dual e antenas pluton ptx26 dual, de 0,6m. Preciso de uns 20 mb full, por isso estou fazendo nstreme dual, mas ainda estou em duvida entre ele e bonding. Vai uns 60dd ainda pra estar pronto, pois tem um ponto q falta energia elétrica e não quero fazer com solar. Abaixo tem um link com foto do meu projetinho...

    link unotel

  19. #19

    Padrão antenas de 40dbi ou mais

    fabim se eu fosse voce eu iria com antenas de 40 ou 42 dbi não seria para poder passar mais banda mais sim para vc poder ter uma estabilidade no seu link principalmente em dias de temporal pela grande distancia do seu enlance acho que vc consequi sim com rbs433ah e xr5 e acho se vc fizer uma boa estrutura vc vc não tera dor de cabeça com seu projeto como ti falei paga mais caro mais usa cabos celflex de 7/8 se vc usar mais de metros e o 1/2 se vc usar menos

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por espiculo Ver Post
    ola .. qual site da UNOTEL ??? alquem sabe se tem link para campinas ??? ...
    Amigo,
    Se você tiver as coordenadas do seu pop é so consultar no site. www.unotel.com.br em: sites unotel
    que ele vai te dar a localização do pop mais perto.

    Dá ultima vez que conversei com o pessoal da Unotel eles estavam vendendo no minimo 2 megas, ouvi boatos de que ia aumentar para 10.

    Dá uma olhada lá.


    Abraço