+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Samba+Ad win 2003 permissões-compartilhamentos

    Estou testando o smaba 3.0 no debian 4.0 para ver se migro..no momento o samba está integrado ao AD do windows 2003 e já devidamente autenticando os usuários..pois bem o que preciso agora é mexer nas permissões e compartilhamento de pastas como faço no windows.


    NO WINDOWS:

    no windows tenho um servidor chamado application e dentro dele tem uma pasta chamada dados que é a pasta mapeada da rede e dentro dessa pasta tenho as seguintes:

    dp
    comercial
    financeiro
    contabilidade
    exportacao
    producao manga (dentro dela tenho pack manha e campo manga)
    e etc...

    para dar um exemplo como funciona hoje vou dar um exmplo da pasta producao manga:

    o grupo pack manha só tem acesso a pasta: \\application\dados\producao manga\pack manga

    e dentro dessa pasta faço as permissões no caso do grupo pack manha tem permissão total dentro dela só não pode apaga-la.dentro dessa mesma pasta o grupo SGI tem permisão de execução+leitura.


    deu para enteder ne? vamos lá para a segunda pasta que tenho dentro de producao manga:
    \\application\dados\producao manga\pack manga

    dentro dessa pasta o grupo campo manga tem acesso total mas só um usuário do pack manga
    pode acessa-la, executar os arquivos e altera-los.

    bom é mais ou menos isso...se alguém me der a dia de como fazer isso no samba com os usuários do Ad fico muito grato.


    OBS.:
    1)Um problema que estou tendo é com maquinas fora do dominio...para acessar as pastas do servidor windows com uma maquina fora do dominio digito no executar:

    \\application ele pede usuario novaf\xxx e a senha e entro normal mas para acessar o servidor samba+AD ele aparece a tela para colocar usuário e senha mas não aceita como se a senha ou o usuário estivesse errado mas estou digitando normal: novaf\usuario e a senha embaixo.

    comandos:
    #wbinfo -u

    NOVAF+lauriane.silva
    NOVAF+chicoroque
    NOVAF+preta
    NOVAF+georgy

    no smb.conf coloco do mesmo jeito varios usuários separados por virgulas.

    2)No samba fiz assim:



    criei a pasta dado em /home/dados

    cololoquei o usuário administrator do dominio como dono dela:

    chwon -R NOVAF+administrator /home/dados
    dei permissão total para testes: chmod 777 /home/dados

    mas não sei como fazer as permissões separadas como faço no windows.primeiro preciso colocar acesso a todos a esse compartilhamento então vou ter que colocar todos os grupos(@NOVAF+XXX1),(@NOVAF+xxx2) e etc..ou tem outra opção para ficar mais pratico?

    Aguardo quem puder me ajudar.

  2. #2

    Padrão

    habilitei a ACL para poder fazer as permissões no windows mas não consigo mudar o dono da pasta de unix para o usuário do windows nem pelo windows e nem via console no linux..como faço??só falta isso para deixar redondo.