+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com web-proxy Mikrotik 3.16

    Pessoal, to com um problema qua não quer me deixar, ja tentei de tudo que é forma que tem pelo forum e não desaparece. Tenho instalado um mk 3.16 em um pendrive e quero fazer cache em um HD de 40Gb que esta em slave. O porêm é que no cache drive não aparece a opção de mudar o local do cache. Pergunto, é algum problema dessa versão? Tem algum outro local para fazer essa alteração?

    Vlw galera, esse forum é show.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         web-proxy hiperlink.jpg
Visualizações:	435
Tamanho: 	99,3 KB
ID:      	3237  

  2. #2

    Padrão

    vou chutar o mais longe que possa <G>

    considerando-se que o mk é um Linux modificado, o cache deve ter um "mount point" qualquer; nesse caso vamos supor, por exemplo, que o tal mp seja em /var/squid/cache, então:
    crie um filesystem no seu hd
    crie uma entrada no /etc/fstab:
    /dev/hdXY (hd particionado/formatado) /var/squid/cache (mount point) user,rw 0 0

    não esqueça de recriar no novo mp o cache (squid -z)

    examine o /etc/fstab para inferir as reais instruções.

    divirta-se.
    (se isso aí não for linux, esqueça)

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeopoldoMeireles Ver Post
    Pessoal, to com um problema qua não quer me deixar, ja tentei de tudo que é forma que tem pelo forum e não desaparece. Tenho instalado um mk 3.16 em um pendrive e quero fazer cache em um HD de 40Gb que esta em slave. O porêm é que no cache drive não aparece a opção de mudar o local do cache. Pergunto, é algum problema dessa versão? Tem algum outro local para fazer essa alteração?

    Vlw galera, esse forum é show.

    vai ali naquele menuzinho chamado STORE e seja feliz.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por irado Ver Post
    vou chutar o mais longe que possa <G>

    considerando-se que o mk é um Linux modificado, o cache deve ter um "mount point" qualquer; nesse caso vamos supor, por exemplo, que o tal mp seja em /var/squid/cache, então:
    crie um filesystem no seu hd
    crie uma entrada no /etc/fstab:
    /dev/hdXY (hd particionado/formatado) /var/squid/cache (mount point) user,rw 0 0

    não esqueça de recriar no novo mp o cache (squid -z)

    examine o /etc/fstab para inferir as reais instruções.

    divirta-se.
    (se isso aí não for linux, esqueça)

    Irado, eles modificaram bem mesmo (para dar a impressão que não é Linux... hehehehehe). Não existe acesso ao console, não dá para alterar os pontos de montagem e várias conf do Linux e/ou aplicativos sem "ferrar" a interface Mikrotik.

    Na série 3.X do Mikrotik, o web-proxy não é mais o Squid (bem ruinzinho diga-se de passagem).

  5. #5

    Padrão

    Pessoal obrigado pela ajuda, mas pelo que entendi não tem como usar um cache secundario(hd) no meu caso nessa versão? Vocês podem me indicar outra versão 3.X que possa fazer isso? E onde encontra-la pq no site da Mikrotik só a 3.17 e a 3.13?

    Vlw

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeopoldoMeireles Ver Post
    Pessoal obrigado pela ajuda, mas pelo que entendi não tem como usar um cache secundario(hd) no meu caso nessa versão? Vocês podem me indicar outra versão 3.X que possa fazer isso? E onde encontra-la pq no site da Mikrotik só a 3.17 e a 3.13?

    Vlw
    Mas lógico que tem como usar um HD secundário. No menu store você configura o HD.

  7. #7

    Padrão

    OK. Sergio fiz do jeito que tu falou, fui em store reconheci o hd(figura) ai fui em web proxy e não apareceu o hd como opção(figura). Pergunto é normal nessa versão?

    Obrigado

    Vlw pela força.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.jpg
Visualizações:	320
Tamanho: 	75,8 KB
ID:      	3240   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem 2.jpg
Visualizações:	344
Tamanho: 	101,5 KB
ID:      	3241  


  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Está configurado como Primary-master... Deveria ser secondary.

    Quais as opções existentes no stores?

  9. #9

    Padrão

    Obrigado sergio com um certo tempo o mk reconheceu o hd no web-proxy.

    Vlw.

  10. #10

    Padrão

    Amigo hoje eu to usando aqui um linux com squid, mais precisamente o linux derivado do debian ubuntu server 8.10 facil de instalar facil de configurar apenas colocando um apt-get install squid ja tera instalado o seu squid na versão 2.7 com zph (apos configurar) tudo vai funcionar até o tão falado cache full, qualquer coisa eu lhe ajudo a configurar um tranquilamente...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dyllong Ver Post
    Amigo hoje eu to usando aqui um linux com squid, mais precisamente o linux derivado do debian ubuntu server 8.10 facil de instalar facil de configurar apenas colocando um apt-get install squid ja tera instalado o seu squid na versão 2.7 com zph (apos configurar) tudo vai funcionar até o tão falado cache full, qualquer coisa eu lhe ajudo a configurar um tranquilamente...
    Amigo, onde consigo essa versão?
    Pois sou new em linux e seria ótimo uma distro de fácil instalação já com squid e zph!

    Agradeço demais.

  12. #12

    Padrão

    Pessoal resolvi assim meu problema, tirei o pc-ap da torre e coloquei uma 433ah no lugar com os cartões porque ela não aguentou fechar o enlace, não me perguntem pq. E pra resolver meu problema de cache pq não tem como fazer com a rb comprei o programa MK-AUTH do pedro filho que baratinho e bom funcional pra que uso hotspot como eu. Pra mim foi a solução ideal um ubuntu 8 modificado com squid e zph que atende as necessidades de quem esta começando como eu.

    Meu obrigado a todos que me ajudaram no meu problema.

    Feliz ano novo.

    Vlw

  13. #13

    Padrão ta ai.

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    Amigo, onde consigo essa versão?
    Pois sou new em linux e seria ótimo uma distro de fácil instalação já com squid e zph!

    Agradeço demais.

    Olá, você pode baixar o ubuntu server 8.10 neste link http://mirror.globo.com/ubuntu/relea...erver-i386.iso

    ou neste abaixo que tem todas as outras opsões ou versões de 64bits por exemplo.
    Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex)

    sugiro que ja instale na maquina pronta pro uso, ou seja, com as placas de rede ja no devido lugar e as mesmas devidamente testadas antes de serem colocadas no pc, apos ja a instalação coloque os ips necessarios para a navegação, apos instalar execute o apt-get update assim que terminar execute o apt-get upgrade logo apos para instalar o squid basta digitar apt-get install squid será instalado facilmente o squid 2.7 esta versão ja tem o zph
    feito isso tudo, basta agora editar o squid.conf e estara funcionando se tiver problemas to por aqui.

    até...