+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Cluster com Mikrotik

    Opa... estamos ae de novo... Pessoal vim aki a perguntar se o Mikrotik trabalha com a tecnologia de cluster ? ... Queria montar um ambiente contra falhas... 1 Mikrotik master e outro slave como backup... quando um cair o outro assume... Pessoal eu sei que essa dúvida e de muitos usuários de mikrotik... estou aki dando o ponta-pé inicial para todos conversarmos sobre o assunto... obrigado mais uma vez pela atenção de vc´s...

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Não é bem cluster, mas...

    VRRP


    Virtual Router Redundancy Protocol (VRRP) implementation in the MikroTik RouterOS is RFC2338 compliant. VRRP protocol is used to ensure constant access to some resources. Two or more routers (referred as VRRP Routers in this context) create a highly available cluster (also referred as Virtual routers) with dynamic fail over. Each router can participate in not more than 255 virtual routers per interface. Many modern routers support this protocol.
    Network setups with VRRP clusters provide high availability for routers without using clumsy ping-based scripts.


    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/2.9/ip/vrrp.php

  3. #3

    Padrão

    Importante esta matéria Sérgio.
    Já separei aqui para ler mais sobre este assunto.

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não é bem cluster, mas...

    VRRP


    Virtual Router Redundancy Protocol (VRRP) implementation in the MikroTik RouterOS is RFC2338 compliant. VRRP protocol is used to ensure constant access to some resources. Two or more routers (referred as VRRP Routers in this context) create a highly available cluster (also referred as Virtual routers) with dynamic fail over. Each router can participate in not more than 255 virtual routers per interface. Many modern routers support this protocol.
    Network setups with VRRP clusters provide high availability for routers without using clumsy ping-based scripts.


    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/2.9/ip/vrrp.php

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não é bem cluster, mas...

    VRRP


    Virtual Router Redundancy Protocol (VRRP) implementation in the MikroTik RouterOS is RFC2338 compliant. VRRP protocol is used to ensure constant access to some resources. Two or more routers (referred as VRRP Routers in this context) create a highly available cluster (also referred as Virtual routers) with dynamic fail over. Each router can participate in not more than 255 virtual routers per interface. Many modern routers support this protocol.
    Network setups with VRRP clusters provide high availability for routers without using clumsy ping-based scripts.


    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/2.9/ip/vrrp.php
    Interessate também, vou procurar mais coisas na net sobre ese assunto!

  5. #5

    Padrão

    Boa noite... esse serviço VRRP funciona na versão 2.9.27 do Mikrotik ?

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelsantosroot Ver Post
    Boa noite... esse serviço VRRP funciona na versão 2.9.27 do Mikrotik ?

    Não sei... mas venhamos e convenhamos, 100 pila uma licença e ainda insistem nesta versão 2.9.27??? Será que esse valor terrivelmente alto impossibilita a aquisição de uma licença?

    Creio que por isso o pessoal da Mikrotikls anda "tão lerdo" com as atualizações e melhorias do sistema... não compensa, com uma lei de gérson dessas.

  7. #7

    Padrão

    O primeiro contato que tive com o MK foi com a 2.9.27. Foi bom porque tive a certeza que era o que eu precisava.
    Mas logo parti para a licença e não me arrependo.
    Se levarmos em conta o preço, realmente não tem nada por este preço e ainda por cima com a qualidade que o sistema oferece.
    Toda a credibilidade que o Gerson obteve com o esporte, acabou botando fora com o famoso comercial do "leve vantagem voce também".


    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não sei... mas venhamos e convenhamos, 100 pila uma licença e ainda insistem nesta versão 2.9.27??? Será que esse valor terrivelmente alto impossibilita a aquisição de uma licença?

    Creio que por isso o pessoal da Mikrotikls anda "tão lerdo" com as atualizações e melhorias do sistema... não compensa, com uma lei de gérson dessas.

  8. #8

    Padrão

    Essa solução seria ótima....vou procurar saber mais também...