+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question O que é OSPF?

    O que é OSPF?
    pra que serve?

    quem responder certinho , sem aquela grocerias como as daque certo
    moderador ganha um AGRADECIMENTO!

  2. #2
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Tem nestes links:
    https://under-linux.org/forums/mikrotik/110837-ospf-topico-para-quem-sabe.html
    OSPF - WanWiki
    http://www.rederio.br/downloads/pdf/nt01100.pdf

    OSPF

    O OSPF (Open Shortest Path First) é projetado para trocar informações de roteamento em um conjunto de redes.
    A maior vantagem do OSPF é que ele é eficiente: requer pouquíssima sobrecarga de rede mesmo em conjuntos de redes muito grandes. Sua maior desvantagem é a complexidade: requer planejamento adequado e é mais difícil de configurar e administrar.
    O OSPF usa um algoritmo primeiro caminho mais curto (SPF) para calcular as rotas na tabela de roteamento. O algoritmo SPF calcula o caminho mais curto (menor custo) entre o roteador e todas as redes do conjunto de redes. As rotas calculadas pelo SPF são sempre livres de loops.
    Em vez de trocar as entradas de tabela de roteamento como os roteadores RIP, os roteadores OSPF mantêm um mapa do conjunto de redes que é atualizado após qualquer alteração feita à topologia da rede. Esse mapa, denominado banco de dados do estado de vínculo, é sincronizado entre todos os roteadores OSPF e é usado para calcular as rotas na tabela de roteamento. Os roteadores OSPF vizinhos formam uma adjacência, que é um relacionamento lógico entre roteadores para sincronizar o banco de dados do estado de vínculo.
    As alterações feitas à topologia do conjunto de redes são eficientemente distribuídas por todo o conjunto de redes para garantir que o banco de dados do estado de vínculo em cada roteador esteja sincronizado e preciso o tempo todo. Ao receber as alterações feitas no banco de dados do estado de vínculo, a tabela de roteamento é recalculada.
    À medida que o tamanho do banco de dados do estado de vínculo aumenta, os requisitos de memória e o tempo de cálculo do roteamento também aumentam. Para resolver esse problema de escala, o OSPF divide o conjunto de redes em áreas (conjuntos de redes contíguas) que são conectadas umas às outras através de uma área de backbone. Cada roteador mantém um banco de dados do estado de vínculo apenas para aquelas áreas que estão conectadas a ele. Os roteadores de borda de área (ABRs) conectam a área de backbone a outras áreas.
    Para reduzir ainda mais o volume de informações de roteamento distribuídas nas áreas, o OSPF possibilita o uso de áreas do stub. Uma área do stub pode conter um único ponto de entrada e saída (um único ABR) ou vários ABRs quando for possível usar qualquer um deles para alcançar destinos de rota externa.
    A figura a seguir mostra um diagrama de uma ligação de redes OSPF.



    http://i.technet.microsoft.com/cc778...28pt-br%29.gif

    O OSPF tem as seguintes vantagens sobre o RIP:
    • As rotas calculadas pelo OSPF são sempre livres de loops.
    • O OSPF pode ser dimensionado para conjuntos de redes grandes ou muito grandes.
    • A reconfiguração para as alterações da topologia de rede é muito rápida.

    A implementação de OSPF no Roteamento e acesso remoto tem os seguintes recursos:
    • Filtros de roteamento para controlar a interação com outros protocolos de roteamento.
    • Reconfiguração dinâmica de todas as configurações OSPF.
    • Coexistência com o RIP.
    • Adição e exclusão dinâmica de interfaces.

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    O que é OSPF?
    pra que serve?

    quem responder certinho , sem aquela grocerias como as daque certo
    moderador ganha um AGRADECIMENTO!
    Última edição por Magal; 01-04-2011 às 19:49.

  3. #3

    Padrão

    ja ouvi falar que tem como usar o ospf para, quase juntar 2 links, tipo, o protocolo forma um pacote de dados usando os 2 links,
    isso eh uma pergunta galeraa! heheheh
    vlw

  4. #4

    Padrão

    bem.. se bem configurado o que você pode fazer é balancear links. não só dois... mas vários.
    tanto links pra internet, como dentro do seu backbone.

    Markey

  5. #5

    Padrão Re: O que é OSPF?

    Bom dia,

    Caros colegas,uso OSPF em minha rede já faz uns 2 anos,a rede foi crescendo bastante e agora estou com muitas rotas declaradas em cada ponto (5.000) queria ver uma configuração que diminuísse essas rotas entregues .Fico no aguardo no que poderem me ajudar.

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que é OSPF?

    Citação Postado originalmente por Rinaldo011015 Ver Post
    Bom dia,

    Caros colegas,uso OSPF em minha rede já faz uns 2 anos,a rede foi crescendo bastante e agora estou com muitas rotas declaradas em cada ponto (5.000) queria ver uma configuração que diminuísse essas rotas entregues .Fico no aguardo no que poderem me ajudar.
    faz filtros descartas as que não interessa ou que tem o mesmo destino do default

  7. #7

    Padrão Re: O que é OSPF?

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    O que é OSPF?
    pra que serve?

    quem responder certinho , sem aquela grocerias como as daque certo
    moderador ganha um AGRADECIMENTO!
    A vontade de todo mundo é ganhar uma estrelinha desse cara, então pessoal, vamos nos esforçar. Hahahaha

    Sei que faz tempo, mas não suporto isso, hahaha.

  8. #8

    Padrão Re: O que é OSPF?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    A vontade de todo mundo é ganhar uma estrelinha desse cara, então pessoal, vamos nos esforçar. Hahahaha

    Sei que faz tempo, mas não suporto isso, hahaha.
    Eita tutu, contenha-se, ou melhor não, vamo arrebenta tudo!

  9. #9
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: O que é OSPF?

    Citação Postado originalmente por Rinaldo011015 Ver Post
    Bom dia,

    Caros colegas,uso OSPF em minha rede já faz uns 2 anos,a rede foi crescendo bastante e agora estou com muitas rotas declaradas em cada ponto (5.000) queria ver uma configuração que diminuísse essas rotas entregues .Fico no aguardo no que poderem me ajudar.
    Sumarizacão pode resolver seu problema