+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alto consumo de CPU

    Pessoal, um servidor que administro que possuí 8 processadores e 8 GB de ram, apresenta alto consumo de CPU.

    O servidor esta com Red Hat Enterprise 5, e apenas pela ferramenta de gerencia de desempenho é que identifico o alto consumo de CPU, pois utilizando o TOP, todos os processos aparecem normalmente, mas não me diz qual processo esta consumindo tanta CPU.

    Então é esta minha dificuldade, como identificar o processo que esta consumindo tanto! Parece simples, mas realmente, o TOP esta pisando na bola comigo, ou então a necessidade é outra.

    Abraço,

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    Digite #ps -aux
    Vai listar todos os processos incluindo a quantidade de memória e processador alocados para cada um deles.

    Qualquer coisa, posta aí.

  3. #3

    Padrão

    Eu tambem ando sofrendo com este problema, inclusive o meu servidor anda travando a uma media de aproximadamente 1 vez a cada 3 ou 4 semanas. Andei fazendo algumas pesquisas para ver se é normal isto acontecer, e como retorno pude perceber que sim. Alguem concorda com isto?

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Não concordo não.
    Tenho servidores ligados a vários meses sem interrupção, as eventuais reinicializações do sistema são devidas a manutenções, atualizações e etc.
    Imagine ter que reiniciar seu servidor web a cada poucas semanas no meio do dia, com milhares de acessos por hora. Não dá..

    São vários servidores que apresentam este problema ou uma máquina isolada?
    Ela simplesmente congela ou vai ficando cada vez mais lenta até travar?
    Já verificou os logs, os discos, as memórias.. ?

  5. #5

    Padrão

    Olá Cavernoso,

    É somente em uma máquina, na maioria das vezes ele congela, mas tambem ocorre casos de ele travar lentamente.
    Já verifiquei tudo e não encontrei o problema. E isto é constrangedor pq se o servidor para, os usuários tambem param.
    Você tem idéia do que pode ser?

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    Você já verificou os logs dessa máquina? Logs do sistema, das aplicações..
    Tem espaço suficiente na partição de swap?
    Como funciona sua aplicação, ela não pode estar ocasionando isto devido a consumo excessivo de I/O de disco ou algo do gênero?
    Existem inúmeras explicações para este problema.

    Que máquina você utiliza? É um HP, Dell? Já verificou a integridade dos Arrays de disco, dos módulos de memória..
    Digo isto, porque não sendo nada no sistema operacional nem na sua aplicação pode ser problema na própria máquina.

    Bem, vamos começar do inicio. O que você já verificou para tentar resolver este problema?
    Algo do que eu citei já foi visto? Verificou alguma outra coisa?