Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Panelinha ou grade para PTP curto?

    Qual delas ficaria melhor? Nunca usei essa panelinha, andei lendo e vi que a abertura dela é maior do que a grade mas tem ganho menor.

    To entre essas duas:

    JC 12dbi painel ou Artsat 16dbi grade -> www.wrj.com.br é aqui que eu compro kit cliente.

    O PTP será de 500m com boa visada.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	145
Tamanho: 	6,9 KB
ID:      	3257  
    Imagens Anexas Imagens Anexas  

  2. #2
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    As duas servem, eu usaria a de grade.

  3. #3

    Padrão

    Eu iria de grade... até pra por num cliente perto com um ap junto a caixa ela é boa, essas panelas ai entram água.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Se essa grade for a que está na foto (artsat) também entra água... faz tempo que não uso, mas esse "bico de pato" abre ao meio (emenda) e infiltra água. Pode ser que tenham melhorado o projeto, mas as que usei (na época) eram problemáticas.

  5. #5

    Padrão

    Sergio, tambem comprei uma delas e entrou agua e substitui, recentemente um cliente comprou um kit e pediu preu instalar, tive a grata surpresa de ver que eles mudaram o projeto das abraçadeiras e do bico... agora o plastico é soldado, e a grade recebeu um banho anti-corrosivo.

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Sergio, tambem comprei uma delas e entrou agua e substitui, recentemente um cliente comprou um kit e pediu preu instalar, tive a grata surpresa de ver que eles mudaram o projeto das abraçadeiras e do bico... agora o plastico é soldado, e a grade recebeu um banho anti-corrosivo.
    Bom saber. Porque elas são homologadas... Ainda bem que preocuparam-se em rever o projeto e melhorá-lo. Quando precisar de uma dessas vou comprá-las.

  7. #7

    Padrão

    Eu sinceramente não iria com nenhuma das duas, recomendaria usar uma panelinha ou grade da aquario que inclusive são homologadas. Entre as duas prefiro a grade.

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  8. #8

    Padrão

    É isso mesmo que o Pedro falou, agora elas estáo muito boas, só uso dela prefiro até do que Aquario.

    A grade não deve enferrujar fácil, bom pra quem mora perto do mar.

  9. #9
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Porque o amigo não utiliza nanostation 5.8 que já vem com antena integrada, ja vi funcioonando muito bom, vou mudar meu pto a pto vou por 2 nanos 5.8 sem antena,, minha distancia é + - 1200 metros.. já vi com 3 km sem antena externa e tá muito bom.

    Almir

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Porque o amigo não utiliza nanostation 5.8 que já vem com antena integrada, ja vi funcioonando muito bom, vou mudar meu pto a pto vou por 2 nanos 5.8 sem antena,, minha distancia é + - 1200 metros.. já vi com 3 km sem antena externa e tá muito bom.

    Almir
    Não vai ser viavel, porque é só pra enviar o sinal pra repetidora e já tenho os 2 rádios mas tava em dúvida quanto a antena, quero que fique bem estável.

    Outra duvida: uso 1- AP+WDS e 2- WDS ou 1- AP e 2- Cliente nos 2 rádios? Quero que os MACs sejam repassados para o servidor que irá fazer todo o controle.

  11. #11
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Como já foi mencionado antes, utilize 2 antenas de grade 25 DBI da aquário,, pois o preço é muito acessível, (55,00 cada) é homologada e vai te resolver o problema tranquilamente.
    Melhor fazer teu Pto a Pto em WDS.

    Att.

    Almir

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Como já foi mencionado antes, utilize 2 antenas de grade 25 DBI da aquário,, pois o preço é muito acessível, (55,00 cada) é homologada e vai te resolver o problema tranquilamente.
    Melhor fazer teu Pto a Pto em WDS.

    Att.

    Almir
    Configuro um para AP+WDS e outro para WDS? Nunca usei esse esquema antes.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Configuro um para AP+WDS e outro para WDS? Nunca usei esse esquema antes.
    É facil. Se for só para repetir o sinal usa WDS. Mas se no mesmo ponto tiver que distribuir usa AP+WDS . Mas aí fica complicado usar grade pois o angulo é muito fechado.
    Na verdade o ideal seria usar um rádio em cada ponta só para o ponto a ponto com as grades e outros dois para distribuir.
    E deixa tudo em bridge. O mac passa redondinho.
    Última edição por 1929; 26-12-2008 às 17:57.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É facil. Se for só para repetir o sinal usa WDS. Mas se no mesmo ponto tiver que distribuir usa AP+WDS . Mas aí fica complicado usar grade pois o angulo é muito fechado.
    Na verdade o ideal seria usar um rádio em cada ponta só para o ponto a ponto com as grades e outros dois para distribuir.
    E deixa tudo em bridge. O mac passa redondinho.
    É isso que vou fazer, usar 4 aps, 1 para distribuir no ponto A (omni), 1 para mandar o sinal para a repetidora, 1 para receber o sinal e outro para distribuir no ponto B (omni).

    Mas nesses 2 aps eu uso 1 como AP e outro como cliente? Vai repassar os MACs direitinho?

  15. #15

    Padrão

    O problema em repassar o MAC pra o servidor é que qualquer um radio ou placa vai conseguir se conectar ao seu AP. Se o radio aceitar um numero X de clientes e uma quantidade maior se conectar pode ocasionar travamento.

    Prefiro o controle de MAC no proprio AP que emite o sinal porque so os cadastrados nele se conectarão.

    Senhores, o autor do topico quer fazer um ponto a ponto, na minha opinião um radio de 63mW ligado a uma antena de grade pequena resolveria tudo ja que a distancia é pequena. (500 mts)

    Com NS ele ira gastar o dobro doque faria com 2 radios e antenas.

    Abraço!

  16. #16

    Padrão

    Pedro, eu achava que só iam se conectar aos APs, os MACs que estiverem cadastrados no servidor, então qualquer um pode se conectar a vontade mas sem navegar?

    O que eu posso fazer pra resolver isso? Usar criptografia, Hotspot?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Pedro, eu achava que só iam se conectar aos APs, os MACs que estiverem cadastrados no servidor, então qualquer um pode se conectar a vontade mas sem navegar?

    O que eu posso fazer pra resolver isso? Usar criptografia, Hotspot?
    O que o Pedro quer dizer é que qualquer um que estiver no cadastro do servidor. Logicamente tomadas todas as medidas de segurança relativa.
    Assim, um rádio pode receber mais usuários do que ele suportaria.
    Com o controle no próprio ap ele vai dosando. Se precisar mais, aí coloca mais outro Ap.

    Só uma coisa que eu não sei, Pedro é se estiver em bridge, o AP vai fazer o controle de mac x ip?
    Eu li em algum manual que em bridge todos os controles ficariam inativos.

  18. #18

    Padrão

    É isso mesmo, AP em bridge não da pra fazer controle de MAC, ufa! Pensei que já ia ter mais um trabalho.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    É isso mesmo, AP em bridge não da pra fazer controle de MAC, ufa! Pensei que já ia ter mais um trabalho.
    Mas sempre se acha uma solução. É só setorizar, e ainda assim se saturar de novo, é o caso de usar antenas com angulo mais fechado... e usar uma antena de angulo bem fechado no cliente, caprichando no apontamento.

  20. #20

    Padrão

    Se um extrapolar é so colocar mais um AP e pimba...

    Vou dizer de novo, vou exemplificar... se voce numa regiao tem um AP com 20 clientes cadastrados e faz controle no servidor que está atras do AP, entao significa que ele esta aberto a conexoes, entao qualquer um pode se conectar a ele mesmo que nao navegue, ai o AP tem que ficar gerenciando aquele usuario inutil. Por isso que prefiro fazer controle de MAC no AP e o de banda no servidor.

    Pra contornar isso chave WEP.