+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RSSI muito baixo, link muito perto

    Oi Amigos, alguem já usou a omni 12 dbi 5.8 da hyperlink com antena zirok?
    Estou fechando um link muito pequeno 1,7 km que está com o RSSI muito baixo, vou explicar o cenario

    BASE:
    rb433ah + xr5 + fonte 12v 3,5a + antena 12 dbi hyperlink + 5 mts rg213 + centelhador + 63 mts acima do solo

    PONTO 1:
    nano ns5 + pigtail rg58 5 mts + zirok wll455 24 dbi + 12 mts acima do solo

    visada perfeita, vista a olho nú, to quase colocando os dados num envelope e jogando na mao, de tao perto.

    O problema é que o RSSI tá -81, isso pq eu coloquei a banda em 5ghz - 10 mhz, pq quando eu coloco em 20 mhz cai pra -87
    só consigo tb fechar em 6 mbps, o tx do cartao tá em 28, já deixei no default tb, mas o resultado foi o mesmo.

    nao precisaria nem de antena na nano, mas o sinal tá muito ruim (queria saber pq), acredito que o problema esteja na base, pq testei com 3 nanos, e os resultados foram os mesmo, a unica coisa que ajuda é mexer nos canais, canais muito altos somem, o melhor canal é 5280.

    sera que alguem pode me ajudar?

  2. #2

    Padrão

    polarização ... ja tentou ver isso ?

    qual potencia de tx vc esta usando ?

  3. #3

    Padrão

    já vi a polarizaçao sim, tá na vertical, pois a antena da hyper é vertical, a nano ta pra antena externa e a zirok já mudei a polarizaçao, pois ela vem original na horizontal, com a polarizaçao errada nem pega a rede.

    o tx to usando 28 agora, mas com menos nao mudou nada, entao deixei alto pois vou mandar este link para outros lugares (por isso a omni na base).

    a base é um predio de 20 andares com uma haste de 3 metros, a visada é perfeita, tem alguns predios na frente, mais baixo, mas eu tava pensando agora se eles nao poderiam obstruir o fresnel

  4. #4

    Padrão

    poe a potencia em default (19dbm) .. potencia mto alta nao resolve o problema..

  5. #5

    Padrão

    obrigado Alexandre, eu ja tentei isso tb, aumentar foi uma medida desesperada.... se tiver mais alguma dica agradeço.

  6. #6
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Sua base com antena omni de 12 db e 63 mts de altura, já é um problema em relação ao seu ponto1, com 12 mts de altura.

    Você deve analizar o lóbulo de irradiação da omni e essa diferença de altura.

    Grandes alturas assim como altas potências nem sempre são a solução.

    Obs:E ainda tem um centelhador (não sei o modelo) e 5 mts de RGC213.
    Última edição por Magal; 02-01-2009 às 00:54.

  7. #7

    Padrão

    63 mts é pq tá em cima de um predio de 20 andares, a base só tem 3 mts em cima do predio, o centelhador é para proteger o equipamento, afinal está bem alto e estou tentando evitar problemas com raios, tem um para raio a poucos metros da antena.

    O Base está a 778 mts + 63 da torre e o ponto 1 está a 741 + 12 do predio, mas tem outros pontos que não comecei ainda que vao precisar dos 63 mts da base para dar a visada.

    A omni que to usando é da hyperlink, vou procurar informações sobre o lobulo de abertura dela, sem algum tiver facil pode postar.

    Novamente obrigado

  8. #8

    Padrão

    para complementar segue coordenadas:
    Base
    23º39'33,7"S
    046º32'08,7"O

    ponto 1
    23º39'03,2"S
    046º31'19,0"O

    Os equipamentos que estou usando tá postado no inicio

  9. #9

    Padrão

    Amigo, vc já conferiu se tem água no alemento da Zirok ou está oxidado? Já conteceu com igo umas três vezes do elemento estar com uma crosta verde oxidada e aterrando o sinal.

    Outra coisa também, desculpe o termo mas omni para 5.8 é porcaria, nunca fica bom! Tenta fazer igual eu fiz também, inverga a aste onde a omni está até que ela fique inclinada na reta da zirok, com isso vc ganha uns 15db.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Amigo, vc já conferiu se tem água no alemento da Zirok ou está oxidado? Já conteceu com igo umas três vezes do elemento estar com uma crosta verde oxidada e aterrando o sinal.

    Outra coisa também, desculpe o termo mas omni para 5.8 é porcaria, nunca fica bom! Tenta fazer igual eu fiz também, inverga a aste onde a omni está até que ela fique inclinada na reta da zirok, com isso vc ganha uns 15db.
    entao amigao, vc falou o que eu tava desconfiado, mas nao queria acreditar, eu to desconfiado da omni tb, até pq a base ta muito mais alta.
    a antena ta zerada, tirei da caixa ( eu vendo elas...)
    já fechei links bem maiores e pra ser sincero tava até com vergonha de postar que nao to conseguindo fechar esse link...

    vou tentar isso nos proximos dias, esta rede é de um cliente e nao vou la nos proximos dias, se alguem tiver mais sugestoes podem mandar, assim eu vou tentando quando for lá, obrigado a todos.