Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão

Na minha Torre principal tenho o seguinte

2 - Rb 433
    1 - Rb 433AH

5 - Cartão R52
    1 - Engenius, este Engenius esta na torre a um ano sem dar problema

no então ja ti problema com 2 Engenius e agora este R52

As Rbs estão hipers aterradas e as antenas hipers isoladas com isolante liquido e por sima da isolação liquida coloquei fita de fusão.

Padrão causas de baixo sinal

amigo, os proble de baixa sinal podem ser deferentes motivos, tenta ser pratico e ver o mas facil de constatar.
    Pode no vento da tormenta ter deslinhado antenas, agua no cabo coaxial seria o mais probavel.
    Na praticidade ve tem um cartao sobresalente?
    ta facil de fazer um teste?
    Tem um local com boa antena (e bom sinal) para testar o cartao suspeito?
    Sempre na comparaçao no mesmo local (sem trocar antenas) ve cada cartao quanto rende, se um da -57 e outro -80 e problema de cartao que queimo a saida.
    o cabo pode ser testado com um transmissor e uma carga, tira a duvida da humidade, ruim que tem de levar o equipamento no local ou levar o cabo a oficina.

Espero ter ajudado

Ernesto (e feliz 2009!!!)

xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Posts de Blog
    9

Padrão

O R52H (reparem, é R52H não R52), também apresenta este problema de perda de potência. Já li no forum internacional da Mikrotikls e vi alguns de um amigo que usava aos montes, desse modelo, e realmente ocorreu a perda de potência, do nada. Somente usando em default. Creio que se baixar a potência eles aguentem, pois não usarão o amplificador (não sei isso, estou especulando). Tenho um cliente que está usando desse modelo (R52H) há uns seis meses e até agora não tem problema, mas configurei em todos 18 dbm, desde a instalação dos POPs (talvez seja por esse motivo que não apresentaram problemas).

Eu penso que os fabricantes estão fazendo o CI de amplificação, que são enxertados nestes miniPCI, mal dimensionados e com material de segunda... só isso que me vem à mente.

Veja que os miniPCI da Ubnt são os mesmos que todos (Engenius, Mikrotikls, Winstron) usam - Atheros; e não apresentam este problema. Ou seja, a mer%$# são esses CI dos outros fabricantes.

Padrão

Citação Postado originalmente por fernandogomes01 Ver Post
    salve galera,
    acho que cada caso é um caso. convivi mais de um ano com radio em torre e nao tive problema, mas depois de um certo tamanho na rede n tem como manter ap + omni e por isso mudei pra RB + cartao
    tenho o EMP a quase um ano funcionando e ainda nao tive o azar de perca de potencia (gracas a deus) as vezes o ping fica alto mais eh aquela velha questao de interferencia. depois que baixei a potencia dos meus cartoes melhorou 99% a estabilidade da rede e mais uma solução que encontrei a cada 15 dias eu dou um reboot nos meus servidores e aproveito e faço na minha RB agora o reboot eh fisico dou um shutdown desligo os no-breaks e aguardo 5 min e ligo novamente e isso melhora sensivelmente a rede pelomenos no meu caso ajuda bastante e com isso eu consigo pings com clientes de 800 a 900 metros entre 1 e 5ms e de 3 a 10 clientes mais de 1km

feliz ano novo pra galera e espero que 2009 seja melhor para nós de provedores

Concordo que omini não é bom negocio. Setorial sim.

RB e mini-pci é teoricamente instalação profissional. APs não, teoricamente.

Quantos usuários vai por mini-pci? 30 ou um pouco mais?
    Aps vão 25 quando muito 30.
    Então se setorizar os APs ainda dá margem para muito crescimento. Pelo menos até esta polêmica dos cartões ser resolvida.
    No mini-pci vai ter que setorizar mesmo. Afinal ninguém vai querer instalar um equipamento destes e colocar ominizinha.
    E veja a preocupação de voce está tendo para driblar um futuro problema. Ainda bem que não acontece, bem como a muitos outros que disseram que vão bem. E tomara mesmo que não aconteça.

O problema é o outro lado, o dos que não vão bem.

Acho que o Sérgio tem razão. É problema de fabricação ou projeto mesmo.

Padrão

Concordo com vc Sergio,

FELIZ 2009 A TODOS !!! MUITA PAZ , AMOR E DEUS NO CORAÇÃO.

Padrão

Acho que localizei o problema Aqui troquei um pigtail e sinal deu uma melhorada vamos ver se estabilaza!