+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace Complicado 5.8 v2

    como venho dito em outros tópicos, estou enfrentando sérios problemas para fechar um enlace de 26km em 5.8, em 2,4 fecho este tranquilo, mais em 5.8 num consigo nem a pau!!!

    Equipamentos: Antenas pluton ptx26-58, Cartões XR5 e Router 433.

    Coordenadas dos pontos: Ponto A Elevação de 671m, Latitude Sul 07º 37. 366', Longitude Oeste 35º 33. 794'
    Ponto B. Elevação de 395m, Latitude Sul 07º 34. 987' e Longitude Oeste 07º 47.704', sendo que ambos os pontos estão em torres de 20metros.

    Uma coisa esquisita que vem ocorrendo no ponto B, é que instalei um cartão XR5 pra fazer o enlace, certo, porém ja tinha nessa router um 8602 que ta fechando o enlace em 2,4, porém quando coloco este outro em 5.8, mesmo eles estando na mesma router, eles não se enxergam, não scaneio o sinal do X pelo engenius e vice-versa. usei o utilitário de alinhamento do mikrotik só pra testar, e nada. porem no ponto A tenho esses mesmos cartões na router, e eles se enxergam tranquilamente, fiquei sem entender nada, pq na teoria, se fechei em 2.4 com antenas de grade, com esses cartões e antenas, era pra fechar em 5.8 tambem.

    e mais estranho ainda, deixo dois cartões na torre na frequencia de 5ghz, e uso o utilitário do mikrotik de verificação de canal poluído, apresenta que todos os canais estão livres!!!

    Tenho quase certeza que não é isso, mais na dúvida pergunto, o meu ponto B fica a uns 5 metros de uma torre da telemar. pode os equipamentos da telemar derrubar meu sinal?

    aguardo respostas!!!

  2. #2

    Padrão Antena

    Dá uma olhada nos cabos e pigtail. É pra fechar esse enlace.

    Uma coisa que pode ser é a antena. Essa antena que você está utilizando é muito "chata" de acertar o alinhamento. Se tiver como, troca por uma de Hyperlink (ou Oiw), acredito que consiga fechar o enlace.

    Boa sorte e Feliz 2009.

  3. #3

    Padrão

    verificou q a polaridade das antenas e a mesma, caso diferente perde 20dB.

    e direcionamento as antenas de alto ganho tem un angulo pequeno de media potencia.

    Espero ser util, e feliz 2009.

  4. #4

    Padrão

    É, mas não se esqueçam que ele disse que os cartões que estão na mesma torre não se enxergam. Mesmo com polaridade invertida teriam que se enxergar.
    Será que este cartão está realmente transmitindo? Já testou ele em bancada?

  5. #5

    Padrão

    Fez algum teste em bancada com esse XR5, parece que este cartao XR5 esta com defeito...

    Um Abraço,
    Marcelo Piaz Vianna

  6. #6
    cleivon
    Visitante

    Padrão 5.8

    Amigo o 5.8 e chato mesmo para começar, mais não desista! tente testar antes os equipamentos, verifique a posisão do elemento da antena, que deverá ser um inverso do outro, tente colocar no ponto A Antena mode A e no ponto B antena mode B, pq com ceteza vc pode ter um probleminha de cartão ou pig tbm.. abraço e boa sorte..