+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DNS Cache no -Mikrotik - Script que limpa isto!

    Pessoal, bom dia!

    to precisando de um script que limpe o cache do meu servidor de DNS uma vez ao mês, alguem saberia me dizer como posso fazer este script, Tem outra coisa, queria colocar mais espaço nele, tenho um hd de 80 GB porem somente 64MB de memoria ram, e consigo coloca em cache size 10240 que é o maximo queria pelomenos dobrar a capacidade, este cache fica na memoria ou no HD? Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Tá ae meu caro:
    /system script add name=rm_dns_cache source="/ip dns cache flush"

    Só fazer o scheduler e já era.

  3. #3

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por denin Ver Post
    rsrsrsrs mano no hd
    cara mas será que teria como eu aumentar isto? ou a versão mais recente do MK deixa mais que 10 MB, pois tenho a versão 3.7!

    Falows...

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por denin Ver Post
    explica melhor o que voce quer fazer
    sabe onde vc colocara o tamanho do cache, entao nao consigo colocar mais que 10 mb de espaço, gostaria de saber se em outras versões do MK(porque uso a 2.9.6) pode aumentar mais este tamanho. outra observação, possuo somente 64MB de memoria ram, mas como disseram a cima, ele faz o cache no HD que tenho 80GB! Obrigado Denin!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img.JPG
Visualizações:	791
Tamanho: 	50,9 KB
ID:      	3283  

  8. #8

    Padrão

    amigo acho que essa video aula vai tirar suas duvidas se mesmo assim voce nao conseguir avise-nos para qu possamos te ajudar
    https://under-linux.org/blogs/50-vid...ll-no-mikrotik
    abraços e felicidades...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por denin Ver Post
    amigo acho que essa video aula vai tirar suas duvidas se mesmo assim voce nao conseguir avise-nos para qu possamos te ajudar
    https://under-linux.org/blogs/50-vid...ll-no-mikrotik
    abraços e felicidades...
    amigo, ai é proxy com cache full,m ja fiz isto aqui no provedor e funcionou, mas acho que ja achei a resposta que eu queria, a versão do meu MK nao deixa eu utilizar mais de 10MB de espaço para fazer cache de DNS. O meu caso é que tenho um mk em um pc so para fazer DNS-CACHE dos meus clientes, nele eu configuro o ip do meu provedor de link e utilizo o ip setado na interface para fazer DNS para meus clientes, tipo assim!


    LINK---------<SERVIDOR MK GW>------<HUB>----<SERVIDOR MK>

    dns da minha operadora
    200.200.200.20

    ip que utilizo na interface ether01
    192.168.254.1 192.168.254.3/192.168.254.4

    dai nos meus clientes utilizo

    ip 192.168.254.10
    mask 255.255.255.0
    gateway: 192.168.254.1

    DNS1: ao inves de usar da minha operadora uso a do MK que faz cache 192.168.254.3
    DNS2: 192.168.254.4

    so isto!

    dai o que ta acontecendo é que o Cache DNS da versão 2.9.6 deixa somente colocar no cache size 10240 kiB e eu precisava aumentar este valo, pois estou com mais de 600 clientes fazendo requisição de dns nele, e todo dia tem que limpar o cache pois tem hora que da uma lentidãozinha na net. OK

    Mas obrigado ai pela postagem!