Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ap+wds->Ap+wds repetidor caindo

    bom dia..estou com dois rádios dentro de uma chácara:

    1)Ovislink com ap router 6.1 em 150mW
    -Ip: 192.168.2.1
    -modo de operação: gateway com rage(dhcp) 192.168.100-192.168.2.254
    -canal 11
    -11mbps
    -está como AP+wds

    2)Gi-link com ap router 6.1 em 150mW
    -Ip: 192.168.2.2
    -modo de operação: bridge com o dchcp desabilitado
    -canal 11
    -11mbps
    -está como AP+wds


    o ovislink recebe a internet e o modem está com o dhcp desabilitado or medida de segurança pois já vem de uma rede sem fio com dois mikrotiks 5.8Ghz então o ovislink passa a ser o gateway da rede interna pois o pessoal quer entrar automaticamente.

    Pois bem está tudo conectado e o gi-link está repetindo o sinal mas acho que tem algo errado com a configuração pois umas tres vezes no dia o gi-link tem sinal forte mas o cliente ou não consegue conectar ou conecta e a conexão fica como nula ou limitada o que pode ser?


    pois preciso que a range funcione usando o dhcp do AP principal para não ter duas ranges e quando um cliente com o notebook pegar o sinal do segunda AP não caia pois quando estou perto do principal e vou distante mais perto do repetidor o sinal fica fornte mas depois não consigo mais ficar conectado isso estando quase do lado do AP repetidor.


    quem souber o que fazer no gi-link agradeço a ajuda.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    bom dia..estou com dois rádios dentro de uma chácara:

    1)Ovislink com ap router 6.1 em 150mW
    -Ip: 192.168.2.1
    -modo de operação: gateway com rage(dhcp) 192.168.100-192.168.2.254
    -canal 11
    -11mbps
    -está como AP+wds

    2)Gi-link com ap router 6.1 em 150mW
    -Ip: 192.168.2.2
    -modo de operação: bridge com o dchcp desabilitado
    -canal 11
    -11mbps
    -está como AP+wds


    o ovislink recebe a internet e o modem está com o dhcp desabilitado or medida de segurança pois já vem de uma rede sem fio com dois mikrotiks 5.8Ghz então o ovislink passa a ser o gateway da rede interna pois o pessoal quer entrar automaticamente.

    Pois bem está tudo conectado e o gi-link está repetindo o sinal mas acho que tem algo errado com a configuração pois umas tres vezes no dia o gi-link tem sinal forte mas o cliente ou não consegue conectar ou conecta e a conexão fica como nula ou limitada o que pode ser?


    pois preciso que a range funcione usando o dhcp do AP principal para não ter duas ranges e quando um cliente com o notebook pegar o sinal do segunda AP não caia pois quando estou perto do principal e vou distante mais perto do repetidor o sinal fica fornte mas depois não consigo mais ficar conectado isso estando quase do lado do AP repetidor.


    quem souber o que fazer no gi-link agradeço a ajuda.

    o problema é que vc está usando o mesmo ap para transmitir pro segundo ponto e tambem para os clientes


    colocoque um ap para transmitir individualmente para o segundo ponto e lá outro para receber, utilizando é claro wds, faça uma bridge em tudo e vc terá um sistema estável da forma que precisa, mas o melhor mesmo é substituir esses aps por Mikrotik e utiliizar routerboar e cartões mini pci.

  3. #3

    Padrão

    amigo não entendi muito bem o que é para fazer...no firmware ap router 6.1 o AP para transmitir para o segundo tem que ser AP+wds e o repetidor pode ser só WDS(só recebe o sinal e repassa) ou AP+WDS que trabalha como AP pois os clientes podem se conectar nele ou receber um cabo e repetidor..no caso eu teria que colocar o repetidor só como WDS?

    outra coisa não vale a pena investir erm mikrotiks na rede interna pois são só 5 notebooks que se conectam nesses APs e só nos finais de semana e feriados então o ovislink+gi-link é para dar conta do recado.


    EDITADO: esqueci de falar..não posso deixar os dois como bridge pois os clientes querem se conectar automaticamente logo como falei acima o modem está a 24km de distância e por isso deixamos ele como dhcp desabilitado por medida de segurança então a unica forma que vejo para os clientes internamente se conectarem sem precisar colocar um IP fixo é colocando um dos Aps como gateway..deixei o outro como bridge pois se colocar ele com gteway teria duas ranges de IP.
    desde já agradeço a resposta.
    Última edição por lfernandosg; 01-01-2009 às 10:49.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    amigo não entendi muito bem o que é para fazer...no firmware ap router 6.1 o AP para transmitir para o segundo tem que ser AP+wds e o repetidor pode ser só WDS(só recebe o sinal e repassa) ou AP+WDS que trabalha como AP pois os clientes podem se conectar nele ou receber um cabo e repetidor..no caso eu teria que colocar o repetidor só como WDS?

    outra coisa não vale a pena investir erm mikrotiks na rede interna pois são só 5 notebooks que se conectam nesses APs e só nos finais de semana e feriados então o ovislink+gi-link é para dar conta do recado.


    EDITADO: esqueci de falar..não posso deixar os dois como bridge pois os clientes querem se conectar automaticamente logo como falei acima o modem está a 24km de distância e por isso deixamos ele como dhcp desabilitado por medida de segurança então a unica forma que vejo para os clientes internamente se conectarem sem precisar colocar um IP fixo é colocando um dos Aps como gateway..deixei o outro como bridge pois se colocar ele com gteway teria duas ranges de IP.
    desde já agradeço a resposta.
    bem amigo, a quantidade de equipamentos que está usando é pouca, para ser te estabilidade é preciso separa o ponto a ponto da transmissão;

  5. #5

    Padrão

    pouco? acho que não para um rede praticamente residencial deixa eu explicar essa rede até chegar nos aps internos:

    -A 24km daqui temos um modem d-link com dhcp desativado+velox 1mb;
    -nesse mesmo local temos uma torre de 18m com um mikrotik e um cartão ubiquiti+zirok mandandi o sinal para a chácara;
    -Na chácara temos outra torre de 26m com o mesmo mikrotik de onde está o modem e desce um cabo outdoor de rede para um switch 3com;
    -Desse switch sai um cabo para o AP ovislink que citei acima que está como AP+wds+modo gateway com dhcp habilitado e funcinnando perfeitamente;
    -E coloquei ontem apena para ampliar a cobertura um gi-link com o mesmo firmware do ovislink


    acho que para uma rede residencial é mais do suficiente não??

    O problema está como deixar o gi-link estável e ampliando o sinal do ovislink.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    pouco? acho que não para um rede praticamente residencial deixa eu explicar essa rede até chegar nos aps internos:

    -A 24km daqui temos um modem d-link com dhcp desativado+velox 1mb;
    -nesse mesmo local temos uma torre de 18m com um mikrotik e um cartão ubiquiti+zirok mandandi o sinal para a chácara;
    -Na chácara temos outra torre de 26m com o mesmo mikrotik de onde está o modem e desce um cabo outdoor de rede para um switch 3com;
    -Desse switch sai um cabo para o AP ovislink que citei acima que está como AP+wds+modo gateway com dhcp habilitado e funcinnando perfeitamente;
    -E coloquei ontem apena para ampliar a cobertura um gi-link com o mesmo firmware do ovislink


    acho que para uma rede residencial é mais do suficiente não??

    O problema está como deixar o gi-link estável e ampliando o sinal do ovislink.
    como disse:


    rede estável não copartilha o ponto a ponto com com transmissão, pense nisso!!

  7. #7

    Padrão

    Amigo,

    Qual o SSID de cada um ?

  8. #8

    Padrão

    certo amigo então o que fazer com o o gi-link pois o problema está nele pois quando deixo só o ovislink tudo funciona perfeitamente e isso já tem 1 ano.

    Os dois rádios estão assim:

    ovislink:

    192.168.2.1
    SSID: lannet
    canal 11
    11Mbps
    AP+WDS
    modo gateway + dhcp


    Gi-link:
    192.168.2.2
    SSID: lannet
    canal 11
    11Mbps
    AP+WDS (tentei colocar só como WDS mas não repetiu o sinal)
    está em bridge e dhcp desativado.

  9. #9

    Padrão

    AMIGOS, SERÁ QUE SE EU ATUALIZAR O FIRME DO MEU GI LINK 6.1 APROUTER P/ 7.3 ELE IRÁ MELHORAR? POIS O MESMO VIVE CAINDO SINAL E SINAL FRACO.
    AGRADEÇO A AJUDA DOS MEUS AMIGOS DA COMUNIDADE.

  10. #10

    Padrão

    acho 7.3 não funciona no gi-link só o 6.1

  11. #11

    Padrão

    Cara sinceramente, troca esse Gi-link por um Abocom WR254 ou Zinwell G220.

  12. #12

    Padrão

    mas tenho ele sobrando e ele não pode ser ruim pois uso um em casa e um no escritório da empresa como AP então acho que deva ser algo na configuração e se oovislink funciona 100% com o mesmo firmware então não acho que seja o AP.

  13. #13

    Padrão

    Amigo, não entendi direito o seu escopo de DHCP...
    De qualquer forma, verifica se você excluiu o 192.168.2.2 do dhcp para evitar conflito com alguma estação que vir a conectar.
    Retire a funcção AP+WDS e e deixe apenas 2º rádio como ap e outro como estação pois a função AP ou WDS exige que ambos os rádios irradiem no mesmo canal e se estiverem próximos um do outro pode gerar problemas....

    Qualquer dúvida, postaí!

  14. #14

    Padrão

    De qualquer forma, verifica se você excluiu o 192.168.2.2 do dhcp para evitar conflito com alguma estação que vir a conectar.

    R-já está fora o dhcp começa do 192.168.2.100


    Retire a funcção AP+WDS e e deixe apenas 2º rádio como ap e outro como estação pois a função AP ou WDS exige que ambos os rádios irradiem no mesmo canal e se estiverem próximos um do outro pode gerar problemas....

    R-não entendi,

    quero irradiar o mesmo ssid e mesmo sinal por isso coloquei os dois como Ap+wds
    pois se colocar o segundo como AP vão ser duas redes com ssid diferentes e quero que seja uma rede só entendeu?

    eles não estão muito próximo tanto que coloquei o segundo AP onde o sinal do primeiro é baixo.

    entao até onde vejo o AP principal tem que estar como AP+wds e o segundo da mesma forma pois tentei colocar o segundo só como WDS para repetir o sinal mas não ampliou o mesmo pois quando coloco ele como AP+WDS o sinal aumenta em 70% lembrando que ele joga o sinal do primeiro AP.

  15. #15

    Padrão

    Amigo, então aí está a falha...

    Se você usar 2 SSID iguais e ainda por cima no mesmo canal vai dar pau mesmo, pois para as estações o SSID tem prioridade sobre o mac e sendo assim as estações irão fazer o broadcast e os dois rádios respondem mas a estação só registra 1(um) MAC e quando o pacote é retornado a estação faz o broadcast novamente e recomeça todo o processo novamente pois o mac registradonão bate com o SSID, o que chamamos de loop.
    Se você está querendo ter uma rede "redundante" infelizmente você terá que usar rádios no padrão 802.11f, e não é barato!

    Dá uma olhada neste link aqui amigo, acho que vai te ajudar... Padrão 802.11f » VIVASEMFIO.com

    Até amigo!

  16. #16

    Padrão

    acho que o amigo não entendeu o que estou querendo..não estou querendo redundância sim ampliar meu sinal wireless e para tal até onde sei os dois APs tem que ter o mesmo canal, ssid e um trabalhar como AP e outro como repetidor pelo menos vi assim no curso do site instituto on-line tanto que faço normal dentro da empresa onde trabalho com dois APs tp-links...


    então agora mesmo estou usando o sinal do segundo AP gi-link enquanto posto aqui e até agora está normal mas nestante cai ai tenho que reiniciar..não sei o que pode estar errado na configuração desses Aps pois nunca fiz Ap+repetidos com firmware AP router que me aparece as opção Ap, Ap+wds(estou usando esse no ap principal), WDS, cliente...na teoria o segundo AP era para estar só como WDS repetindo o sinal...ele conecta mas não repete o sinal...só quando coloco os dois como AP+WDS mas ai por exemplo configurações como criptografia que faço em um tenho que fazer no outro pois o segundo não pega por estar tb repetindo o sinal e sendo um outro AP

  17. #17

    Padrão

    Amigo, o problema não é que você está utilizando canais iguais porque WDS exige isso para funcionar, mas sim o fato de que você esteja utilizando dois SSID iguais. Ter canais iguais com SSID iguais é só um agravante, se o instituto universal está ensinando isso, paciência...
    Tente pelo menos fazer um teste, troque o SSID do 2º rádio e verá que o problema vai desaparcer.

    Até!

  18. #18

    Padrão

    certo...coloquei os dois rádios para segurar o tráfego em 5.5Mbps desde domingo e até agora não caiu...se eu colocar dois ssid quando pegar o sinal do mais forte minha conexão não vai cair até conectar no novo ssid?


    outra coisa qeu acho estranho tenho uma rede com dois APs tp-link dentro da empresa para 17 clientes e funciona perfeitamente como uma rede só..pois só para para todos um SSID que é o mesmo nos dois APs.

  19. #19

    Padrão

    Pode ser que funcione sim, cada rádio possui um hardware diferente e com taxas de tolerâncias maiores ou menores. Na teoria não era para funcionar...

  20. #20

    Padrão

    certo..até agora não caiu ainda...mas na questão de mudar o SSID se voltar a cair...quando pegar o sinal da mais forte a conexão não vai cair para se conectar no novo SSID?