+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Porque o Mikrotik trava ?

    Olá pessoal.

    Pesquisando na internet sobre o problema de travamento sem explicação do Mikrotik, encontrei vários posts falando do mesmo problema, mas nenhum apresentando solução.

    Aqui na empresa o Mikrotik trava de tempos em tempos. Geralmente em finais de semana ou de madrugada.
    Volta no momento que rebooto o servidor no botão de reset, mas eu gostaria de identificar este problema para evitar que meus clientes fiquem insatisfeitos.

    Alguém já teve este mesmo problema ou tem algo a sugerir ?


    Obrigado !

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo,
    Para começar, diga-nos os seus equipamentos (fonte, processador, placa-mãe...).

  3. #3
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão meu caso

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Olá pessoal.

    Pesquisando na internet sobre o problema de travamento sem explicação do Mikrotik, encontrei vários posts falando do mesmo problema, mas nenhum apresentando solução.

    Aqui na empresa o Mikrotik trava de tempos em tempos. Geralmente em finais de semana ou de madrugada.
    Volta no momento que rebooto o servidor no botão de reset, mas eu gostaria de identificar este problema para evitar que meus clientes fiquem insatisfeitos.

    Alguém já teve este mesmo problema ou tem algo a sugerir ?


    Obrigado !
    esses dias passei por isso em um dos mks..
    quando fui ver era memoria..
    principalmente se estiver usando cache full
    ele travava do nada.. e só voltava reiniciando.

  4. #4

    Padrão

    Não é para defender - pense bem antes de implementar uma rede onde não pode haver parada. O Sistema Canopy (Motorola) - é robusto e não dá essas travadas que outros dão. Pense bem antes de implementar uma rede para atender usuários mais exigentes.
    Sucesso a todos.

    MWFE - 2008

  5. #5

    Padrão

    Bom dia,

    como o colega acima disse pode ser memória. Mas também pode ser instalação corrompida ou HD/CF com problema; ou ainda, algum outro equipamento com defeito, como placa, fonte e/ou processador.

    Quanto ao outro colega não é verdade que precisamos gastar com equipamentos muito caros, como o Motorola, pois a relação custo benefício não é das mais interessantes. Tenho Mikrotiks meus e de clientes rodando há meses, ou mesmo anos, sem problemas. De preferência ponha equipamentos novos. Afinal de contas Mikrotik rodando naquele HD de 1995 (1.2GB) é propenso a dar problemas. Compre placas, HD/CF, memórias e fontes novas. Fazendo isso dificilmente terá problemas.

  6. #6

    Padrão

    Uma das vantagens do Mikrotik é sua exigência baixa de hardware, usando inclusive peças antigas. Mas a confiabilidade vira uma incógnita.

    Por outro lado, mesmo equipamentos novos são sujeitos a falhas pois micros normais não foram projetados para funcionarem como servidores que não podem parar.

    O meio termo é um equipamento com boas marcas, bem testado e dimensionado.

    É uma equação difícil quando se quer manter um custo baixo, mas não impossível.

  7. #7

    Padrão

    Uma dica, que para mim funciona muito, é o fato de usar placas e processadores intel. Com isto eu tenho um melhor desempenho.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Uma dica, que para mim funciona muito, é o fato de usar placas e processadores intel. Com isto eu tenho um melhor desempenho.

    Eu acabei sendo genérico em minha resposta, mas nesses casos é mais uma questão de estabilidade, é recomendado checar se a fonte de alimentação está boa (fontes reais são mais recomendadas) e a memória, passando testes exaustivos antes de por em produção.

    Tem outras coisas: aquecimento, picos de energia, umidade, entre outros.

    Meu MK está uptime: 46d 03:21:01

    E é um AMD... :-)

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Eu acabei sendo genérico em minha resposta, mas nesses casos é mais uma questão de estabilidade, é recomendado checar se a fonte de alimentação está boa (fontes reais são mais recomendadas) e a memória, passando testes exaustivos antes de por em produção.

    Tem outras coisas: aquecimento, picos de energia, umidade, entre outros.

    Meu MK está uptime: 46d 03:21:01

    E é um AMD... :-)
    Foi exatamente o que eu pedi ele para citar.



    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Olá amigo,
    Para começar, diga-nos os seus equipamentos (fonte, processador, placa-mãe...).

  10. #10

    Padrão

    Existem mesmo muitos fatores para o bom funcionamento do MK - pena - na verdade em todos os casos tantos para os equipamentos com PEDIGREE (ou os mais caros - como queiram) dependem mesmo de uma boa instalação elétrica (vide aterramento do projeto), cabeamento bem feito, No breaks, Rede Wired e demais itens para a implementação. Não adianta de nada SER MOTOROLA, MK ou qualquer outra marca sem esses itens não estarem em bom funcionamento. Agora se você quiser ter problemas, use equipamentos antigos, desde a placa até o AP - agora se não quiser ter problemas - faça um check list completo em cada item do projeto as vezes uma simples atualização do firmware do AP pode melhorar muita coisa. Já vi casos de a versão 3.4.xx travar em um tipo de AP e a versão 3.4.xx3 funcionar perfeitamente - 6 meses sem reboot. CHECK LIST neles (no sistema).

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Olá pessoal.

    Pesquisando na internet sobre o problema de travamento sem explicação do Mikrotik, encontrei vários posts falando do mesmo problema, mas nenhum apresentando solução.

    Aqui na empresa o Mikrotik trava de tempos em tempos. Geralmente em finais de semana ou de madrugada.
    Volta no momento que rebooto o servidor no botão de reset, mas eu gostaria de identificar este problema para evitar que meus clientes fiquem insatisfeitos.

    Alguém já teve este mesmo problema ou tem algo a sugerir ?


    Obrigado !
    É amigo, todos problemas q passei por travamentos ñ era o mikrotik e sim hardware...

  12. #12

    Padrão

    MEUS MKS NÃO TRAVAM!!


    engraçado, todos reclamam!!! porque os meus não travam?


    4 cartões atheros 6th em uma placa mae intel com antenas hyperlink de 15 e só para quando falta energia por mais de 2 horas (meu no-break não aguenta mais que isso)

    Mikrotik não trava o que trava é hardware ruim, principalmente cartões e plaquinhas de péssima qualidade junto com fontes mal filtradas ou de baixa amperagem!

  13. #13

    Padrão

    Como um dos colegas acima citou :

    " O Mikrotik não trava, quem trava é o hardware "

  14. #14

    Padrão

    Pois bem, desabilitei o web-proxy e o Mikrotik nunca mais travou.
    Está funcionando com o mesmo hardware de antes.

    Como não podia esperar para configurar o proxy de maneira correta, resolvi desabilitar mesmo para evitar de perder clientes.

    Futuramente pretendo montar um servidor linux para trabalhar como proxy e no mesmo servidor usar autenticação com FreeRadius e mySQL.

  15. #15
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Pois bem, desabilitei o web-proxy e o Mikrotik nunca mais travou.
    Está funcionando com o mesmo hardware de antes.

    Como não podia esperar para configurar o proxy de maneira correta, resolvi desabilitar mesmo para evitar de perder clientes.

    Futuramente pretendo montar um servidor linux para trabalhar como proxy e no mesmo servidor usar autenticação com FreeRadius e mySQL.
    quanto vc tinha deixado de memoria para o cache??

  16. #16

  17. #17

    Padrão

    bem sou niw usuario do mikrotik estou adorando este sistema. bem verdade que a galera folou, passei por algun poblemas, mas aos poucos fuo sanados.
    mas um fator determinante que observei foi poblema de elevadas tenperatura isso fas o mikrotik travar literalmente, mas percebi isto a tempo como tenho intalado em gabinete foi facil de resolver comprando umas ventuinhas.

  18. #18

    Lightbulb

    Não adianta, Hardware tem que estar em condições, Evitar ESD,umidade,Poeiras entre outros efeitos do tempo e localidade.

    Mas eu sou a pessoa mais errada pra falar algo

    Usei uma maquina com MK (Na epoca eu estava no veneno e sem grana), Montei um MK com o 2.9.27 vindo diretamente de um ferro-velho, quando eu comentava com alguem, as pessoas não acreditavam, e assim foram 6 meses e o unico problema que deu era que o cooler do Processador tinha agarrado.Hoje em dia graças a deus sai do sufoco, mas ainda tenho ela lá como lembrança.

    Config da Maquina:
    Processador: P2 400mhz (Slot)
    Memoria: Dimm 128Mb 100mhz
    placa mãe: Desconhecida
    Nic: Rtl8139d e uma sis900

    Felicidades a todos e Sucesso